Gast
Pergunta: Existem câmeras do tipo Fotoman (ver catálogo da FOTOIMPEX) também no formato 6x6?
MirkoBoeddecker
Martin,
o que exatamente você gosta na Fotomann que gostaria de ver em uma câmera 6x6?
Existem muitas câmeras com visor óptico de boa qualidade, como a Mamyia 6, a Plaubel etc.
Mas elas possuem um telêmetro acoplado, um exposímetro integrado, avanço automático do filme etc.
As Fotomann são câmeras exóticas para formatos de imagem extremos e são fabricadas à mão em pequenas séries.
Por isso, não podem oferecer todas essas sutilezas técnicas.
Em outras palavras: transferir o princípio de construção para o formato 6x6 seria, sem dúvida, uma abordagem honesta e purista, mas há alternativas melhores :D
Mirko
Gast
... Exatamente esse estilo purista. Eu fotografo exclusivamente com uma Pentax K1000. Na minha opinião, uma das câmeras mais puristas que existem.
A Fotoman se destaca nessa área no formato médio/grande. Mas!, meu ampliador só vai até 6x6 :-) (Opemus).
MirkoBoeddecker
Hmm, entendo, mas você estaria disposto a pagar 1.300 € por uma câmera dessas?
Seja 6x12, 6x17 ou 6x6, o trabalho de fabricação é — tirando um pouquinho menos de alumínio — o mesmo...
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Sim, essa é uma pergunta séria... Não sei. Só sei que as Alpas e companhia são muito caras.
Talvez mais para frente a 4x5 da Fotoman seja uma boa opção. Como impressão direta, sem ampliação, o formato 4x5" também não é nada desprezível... Vamos esperar para ver... e continuar fotografando com muita alegria com a K1000 :-)
Obrigado pelas suas considerações.
Saudações e um feliz Natal
Martin
Gast
Olá, Mirko,
só queria dizer que acho ótimo que vocês tenham se interessado por essa câmera. Só vi algo semelhante na Technorama da Linhof — mas ela é um pouco mais cara.
Eu, pessoalmente, teria que reunir uma boa dose de energia criminosa para conseguir desviar essas quantias do orçamento doméstico.
E essa compra só se pagaria em cerca de 30 anos. Talvez a FOTOIMPEX ofereça uma garantia de fornecimento de filmes em rolo preto e branco até o ano de 2035 na compra. ;-)
Eu provavelmente usaria uma câmera dessas com frequência como câmera de deslocamento para fotos de arquitetura no formato vertical, por exemplo, em combinação com uma lente de 58 mm. Ou seja, a câmera é alinhada verticalmente com o nível de bolha e, ao ampliar, a parte inferior do negativo é simplesmente omitida. No formato 6x9, isso resultaria em um deslocamento de pelo menos 40 mm.
... pelo menos é assim que eu imagino — ou será que estou com algum erro de raciocínio? Talvez alguém já tenha experiência com fotos de arquitetura com deslocamento. Com o visor, isso seria problemático, pelo menos com a lente de 58 mm nesta câmera.
Também gostaria de saber como fica o alinhamento do filme em rolo em uma peça tão longa.
Atenciosamente,
Dierk
MirkoBoeddecker
Olá, Dierk,
Em breve também estará disponível uma placa de deslocamento para a Fotoman. Nela, a lente fica posicionada de forma deslocada.
Como o uso desse tipo de construção se destina mais à área de arquitetura, eu não recomendaria usar o visor, mas sim o ecrã fosco fornecido para focar e definir o enquadramento.
Portanto, coloque a Fotoman no tripé, insira o visor de tela fosca, faça o foco e alinhe, retire o visor, coloque o filme e pronto.
O alinhamento é perfeito graças às guias e à alta precisão da fabricação.
Mas também entendi o que você quis dizer.
Atenciosamente,
Mirko
MirkoBoeddecker
Garantia de entrega de filmes em rolo:
Sim, você pode conseguir :-)
Atenciosamente,
Mirko