Gast
Mais abaixo no fórum, o Meister Mirko sugeriu que também seria possível colocar algo à venda:
Apo Rodagon 4,0/80 mm
A lente não apresenta sinais de uso e foi pouco utilizada por mim. (O estado é excelente e sempre foi limpa com cuidado, usando apenas um pincel macio. Apenas a embalagem de plástico está um pouco arranhada.)
Como trabalho há algum tempo com uma Leitz Focomat IIc, ela é um investimento ocioso para mim.
Preço: 200 €
A entrega pode ser feita por correio ou em Hamburgo.
Caso não goste, eu também aceito a devolução.
trommelspecht@freenet.de
A propósito, gostaria de iniciar uma troca de experiências sobre a Focomat IIc (mesmo que estejamos aqui na terra da Meopta).
Bem, então, feliz Natal, também para a dedicada equipe da FOTOIMPEX!
Dierk
MirkoBoeddecker
Claro, sem problema: vocês podem fazer ofertas à vontade, desde que seja algo relacionado à fotografia analógica.
No entanto, seria bom se vocês também postassem quando o item for vendido, para que eu possa mover ou fechar a publicação.
Mirko
Gast
Olá, Dierk,
bem, eu gosto de trabalhar com meu Focomat, mesmo que seja só o modelo Ic, caso fosse isso que você queria saber... :D
Atenciosamente, Sven.
Gast
Bem, na verdade eu me referia a toda essa aura de lenda que se criou em torno do Focomat.
Vejamos um exemplo:
O ampliador vem equipado com a Focotar 5,6/60 mm e a Vario-Elmar 4,5/100 mm, sendo que o desempenho ótico da Elmar, pelos padrões atuais, é simplesmente uma catástrofe.
Agora me pergunto se os preços no mercado de usados para esse aparelho ainda têm realmente um valor adequado. Acho que não, provavelmente o que se paga ali são mais os sonhos de infância. Mas talvez haja opiniões contrárias a respeito.
Atenciosamente
Dierk
Urnes
Olá, Dierk,
então basta colocar a Rodagon na Focomat. Eu também tinha a 4,5 50 mm na minha e passei um tempão testando novas combinações de revelador e filme porque a qualidade da imagem não me satisfazia. Acabei conseguindo uma S-Componon por um preço bom e agora estou simplesmente encantado. É claro que, com a outra lente, tenho uma diferença de foco, o que, ao mudar o formato de 18x24 para 30x40, talvez represente uma rotação de 3/4 da rosca sem-fim. Mas, depois de ter decidido o formato, você quase não precisa mais fazer ajustes, especialmente se tiver fechado a abertura para f/8.
No entanto, o que me liga ao Focomat não é tanto um sonho de infância; ganhei meus dois de presente. O que me entusiasma é simplesmente o fato de que o recorte pode ser determinado de forma muito rápida e precisa e que a mesa de negativos é um pouquinho maior do que meus negativos, de modo que posso revelar com borda preta.
No entanto, tenho que concordar com você que os preços no mercado de usados são, na verdade, injustificáveis. Pelo mesmo preço, comprei um ampliador 13x18 em bom estado com cabeça colorida. Além disso, existem outras alternativas nessa categoria, como o Variosskop da Agfa ou os ampliadores da Kienzle, que chegam até 4x5", e acho que a Teufel também já teve um aparelho semelhante.
Atenciosamente, Sven.
Gast
Trocar a lente no IIc não é tão fácil, pois ele utiliza roscas helicoidais especiais nas quais só cabem as lentes Leitz, que são particularmente estreitas.
Na maioria dos outros ampliadores com foco automático, esse problema não existe. Lá, o único incômodo é a tolerância da distância focal. Porque, como no seu caso, por exemplo, nem sempre há 50 mm quando está indicado 50 mm.
Mas você também poderia ligar para a Schneider. Eles certamente venderiam a você uma lente selecionada para o seu ampliador, na qual a distância focal real corresponda à distância focal nominal. A questão é apenas se vale a pena.
No momento, estou trocando a lente de 100 mm, o que também exige que a rosca da lente seja fresada. Porém, não consigo explicar racionalmente por que decidi fazer isso. Provavelmente é aquela sensação de quando minhas mãos deslizam sobre o corpo de metal maciço e meus olhos contemplam os contornos sempre de nitidez elevada do negativo...
Mas, além dos momentos eróticos na câmara escura, também acho que se dá tão bem com uma Kienzle, Varioskop ou Focomat IIa usada, se se quiser autofoco para o formato médio. Mas as lentes são, na minha opinião, sempre o ponto delicado. Porque, afinal, o desenvolvimento técnico na construção de lentes avançou um pouco mais nos últimos 30 anos.
Atenciosamente,
Dierk
Gast