Gast
Olá,
Como — e com quais materiais — posso fazer eu mesmo um teste negativo de cor?
Atenciosamente e obrigado,
canned
Gast
Suponho que você tenha se esforçado para determinar os valores dos filtros.
Para criar um negativo de teste de cor, você precisa de um modelo adequado e de uma iluminação com a temperatura de cor correta. Um modelo adequado é, por exemplo, um cartão cinza ou, melhor ainda, uma escala de cinza. (
http://www.fotowand.de ) . Ilumine o modelo de maneira uniforme e fotografe-o no filme CN de sua escolha. Uma iluminação adequada é, por exemplo, uma luz de reprodução com temperatura de cor de 5000 K ou um flash. Se você estiver trabalhando apenas com uma fonte de luz, deve tomar cuidado para que o modelo seja iluminado uniformemente.
Atenciosamente,
Hans-Jürgen
Gast
Obrigado pela sua resposta, Hans-Jürgen.
Então, vou fazer um teste de negativo com uma escala de cinza ou um cartão de cinza e realizar uma primeira filtragem de zero -> o que vou ver, ou melhor, em que a escala de cinza difere do cartão de branco no manuseio? Por que uma escala de cinza é mais barata do que um cartão de cinza?
Até agora, tentei calibrar o Color Analyser em uma mancha branca no negativo: um cartão cinza ou uma escala cinza seria mais útil nesse caso? Em que sentido?
Qual deve ser, no caso ideal, o tamanho da área projetada na placa de base sobre a qual a cabeça de medição do Color Analyser é alinhada:
- para a calibração do analisador (de preferência em uma área sombreada)
- para a determinação do valor do filtro do negativo (local o mais claro possível)
Quais locais são desfavoráveis ou podem distorcer os resultados da medição?
Atenciosamente e obrigado pelas dicas,
canned
Gast
No branco, você não conseguirá perceber nenhuma tonalidade de cor (o mesmo vale para o preto); no cinza, isso é bem mais fácil para o olho humano.
Com uma escala de cinza, você tem a vantagem de dispor de diferentes densidades, podendo assim observar a tonalidade de cor em densidades distintas. Nem todos os corantes apresentam a mesma densidade com diferentes filtragens; por isso, uma mudança de filtro geralmente implica também uma mudança de densidade. Uma filtragem “manual”, ou seja, sem análise positiva, exige bastante esforço e paciência e, às vezes, pode levar à desesperança.
Na revista Foto Hobby Labor, todo o procedimento foi descrito de forma muito detalhada. Não encontrei isso assim em nenhum livro.
No entanto, você fica bem servido com um analisador de cores que se calibra por meio da análise do positivo, como, por exemplo, o FEM Kunze 4012. Ele realmente poupa muito trabalho. Não quero, de jeito nenhum, abrir mão do meu FEM Kunze 4012.
Um sistema como, por exemplo, o Pentalux da Hauck também é bastante útil. Ele também oferece a possibilidade de medir um positivo e, assim, calibrar a combinação filme/papel/cabeça de filtro.
A área cinza a ser medida deve preencher, no mínimo, a cabeça de medição.
Uma foto que ocupe todo o formato de um cartão cinza ou de uma escala cinza é muito prática para a calibração.
Atenciosamente,
Hans-Jürgen
Gast
Hans-Jürgen,
Sua resposta detalhada realmente me ajudou muito, muito obrigado. Vou procurar um “acessório” adequado e me informar melhor. Na verdade, estou começando a ficar desesperado em relação a identificar os tons de cor — até agora, meu antigo analisador de cores também não tem sido uma ajuda confiável.
Tem que dar certo,
canned
:angry:
Gast
Existem vários tipos de apresentação, formatos e modelos de amostras de cinza (algumas com campos coloridos) — qual é a mais adequada? Eu trabalho com kb.
Tamanho,
canned
Gast
Bem, não importa se é KB, formato médio ou GF. Em primeiro lugar, o que importa é se você faz a calibração com um analisador de positivos ou a olho nu. Com uma escala de cinza, você não vai errar em nenhum dos dois métodos, e ela é suficiente.
Se você depende de uma calibração puramente visual, também pode se dar bem com isso, desde que invista a persistência e a perseverança necessárias para obter um resultado satisfatório.
O cartão cinza com os campos de cor dá uma indicação da direção em que a tonalidade de cor a ser filtrada se dirige. Pessoalmente, porém, não acho isso tão útil. Para a avaliação humana de uma tonalidade de cor, é muito melhor um sistema de comparação como, por exemplo, o sistema cinza RG (de um redator do jornal Foto Labor). Nele, em papel fotográfico A4, a partir do cinza neutro, é exposta toda uma série de diferentes matizes de cor com as respectivas filtragens, de modo que você pode comparar sua amostra de cinza com esses padrões e, então, determinar “mais ou menos” a próxima filtragem. No entanto, isso (como muitas outras ferramentas úteis) não está mais disponível.
Certifique-se de fazer a avaliação de uma tonalidade de cor sob uma iluminação de referência adequada.
Não sei quanto você pretende investir no laboratório de cores, mas um analisador de positivos de boa qualidade poupa muitas tentativas e muita frustração. No eBay, aparecem de vez em quando aparelhos desse tipo à venda.
Hans-Jürgen
Gast
Você se refere a algo assim quando fala do sistema de grayscale da RG:
http://www.fem-kunze.com/deutschv/coeintest.htm?
Muito obrigado, de verdade; até agora eu procurava em vão por informações como as que você me dá — na verdade, também em livros de fotografia que eu folheava. A orientação nas lojas especializadas foi, em grande parte, igualmente desorientada; ou, quando havia informações, nunca tão concentradas. — Vou ter que procurar a revista Foto Labor... sem falta.
Muito obrigado!
Gast
O RG System a que me refiro é muito mais detalhado do que aquele para o qual o link aponta.
Nas edições de 1988 a 1991 da revista Foto Hobby Labor (posteriormente Foto Labor), você encontrará alguns artigos e séries muito bons sobre o tema da ampliação a cores.
Hans-Jürgen