MirkoBoeddecker
Boas notícias: o administrador da falência aprovou a retomada provisória da produção.
Todas as encomendas e pedidos antigos serão atendidos.
O lado negativo: a partir de agora, a produção deve cobrir os custos :( . Portanto, receberemos uma confirmação de pedido com preços mais altos.
Pessoal, isso faz todo o sentido!
Para quem não estiver disposto a pagar 10-15% a mais, oferecemos o Vario Classic pelo preço antigo.
Quem quiser Polywarmton PE, Baryt ou Classicpan e estiver disposto a pagar até 15% a mais, por favor, reserve agora mesmo para que possamos planejar da melhor forma possível. Por favor, informem-nos sua necessidade prevista para os próximos 6 meses.
Mirko
Gast
Olá, Mirko,
isso significa que agora temos que estocar? Ou haverá produção para atender às encomendas já existentes?
Atenciosamente, Sven.
Gast
>>>>>>>>> O lado negativo: a partir de agora, a produção precisa ser rentável.
Viram só, agora estão colhendo o que plantaram.
zensusa
Olá, Mirko,
Tenho uma dúvida sobre a tua frase “agendar agora para o pedido?”:
Quanto mais precisas forem as informações dos clientes, melhor será o planejamento; — eu entendo isso e sei por experiência própria no meu trabalho e no meu planejamento. Mas o que isso significa concretamente para você, se eu, por exemplo, lhe informar e, assim, também fizer o pedido, que nos próximos seis meses vou precisar do Polywarmtone Baryt 24 x 30 cm, fosco chamois, no mínimo 300 folhas (6 pacotes de 50 folhas)? Se esse tipo já estivesse produzido pela Forte no final de janeiro de 2005 e estivesse pronto, isso significa que eu receberia e teria que pagar minha quantidade total imediatamente no final de janeiro/início de fevereiro, ou essa quantidade fica disponível para mim como encomenda sob demanda e, portanto, só precisa ser paga na respectiva entrega?
Aliás, por mais positiva que seja sua mensagem, infelizmente tive que mudar, por exemplo, meu consumo de rolos e filmes planos de material Classicpan, já que não estava mais disponível, para o material Rollei R3, pois ele também é superpan-cromático e até mais versátil do que o material Forte. Infelizmente, há uma enorme diferença de preço entre os dois materiais — mas, para ser justo, é preciso dizer que isso se justifica. O mesmo vale para alguns tamanhos maiores de papel Classic Art matt/chamois, que tive que substituir, por necessidade, pelo Oriental Baryt Warmton, matt.
Esses fatos, infelizmente, vão comprometer seu planejamento de longo prazo no que diz respeito à demanda real por papel ou filmes. Pois, assim como eu, provavelmente todos que tiveram que adquirir substitutos agora também só poderão prever pedidos correspondentemente menores de papel ou filme para os próximos meses. Consequentemente, as pré-encomendas recebidas provavelmente refletirão apenas de forma limitada a demanda possível; — um dilema e tanto em que você se encontra.
Espero, no entanto, que o Forte/Classic volte a estar disponível sem restrições no futuro.
Mais uma pergunta, que não tem nada a ver com o Forte, mas sim com a cooperação com a “Retro photographic ltd.”
Como essa empresa também comercializa papéis Kentmere, seria possível que, no futuro, vocês incluíssem também papéis Kentmere em seu catálogo? Estou pensando especialmente no “Kentmere Art Classic”, um papel único.
Atenciosamente,
Lo van de Renne
MirkoBoeddecker
Olá, Lothar, Sven,
A produção atual deve ser suficiente para seis meses, já que a fábrica precisará passar por uma reforma depois disso.
Existe um consórcio de investidores formado por antigos clientes da Forte, com o qual também estamos em negociações — para garantir que a transformação (redução das operações) ocorra da forma mais tranquila possível — e que está disposto a investir e financiar a reforma.
Conclusão: após a transformação, continuaremos com um novo nome e novos proprietários — se nada acontecer. Esse é o estado atual do planejamento.
Vocês não precisam aceitar tudo em janeiro. Queremos principalmente saber quais materiais ainda são desejados e quais, por exemplo, já foram adaptados (como no caso do Lothar — aliás, o Lothar R3 e o Oriental vocês podem, naturalmente, adquirir conosco em condições profissionais), para que possamos investir nosso escasso dinheiro no material certo. Afinal, toda a produção precisa ser pré-financiada por nós.
Portanto, vocês podem fazer um pedido firme (por exemplo, com uma data de entrega fixa; assim, a mercadoria estará garantida para vocês) ou enviar um planejamento de necessidades aproximado (assim, pelo menos, garantimos que levaremos esse material em consideração corretamente, incluindo a margem de segurança).
No PW17, por exemplo, nem tínhamos pensado nisso. Ainda bem que você mencionou isso, Lothar.
Atenciosamente,
Mirko
zensusa
Muito obrigado pela resposta rápida, Mirko.
Vou verificar agora quais são exatamente as quantidades e os tamanhos de papel de que preciso e, em seguida, farei o pedido. Quanto aos rolos, como já mencionei, estou abastecido para os próximos meses.
Ah, sim, e quanto à Kentmere, especialmente a “Art Classic”?
Atenciosamente, Lo
MirkoBoeddecker
Lothar,
Estamos em contato com a Kentmere há muitos anos.
O problema atual é que a Kentmere fez um pacto com o diabo e vendeu toda a sua produção nos EUA exclusivamente para a Free-Dump-Style.
A mesma empresa que levou a Ilford e a Forte à falência.
Portanto, não podemos vender o papel mundialmente — nem mesmo como ADOX.
Seria, portanto, um produto exclusivo para a Alemanha e a Inglaterra, e a JandC ficaria de fora.
Por isso, estamos com alguma dificuldade em tomar a decisão de divulgar o nome deles...
Mas a decisão final ainda não foi tomada.
Atenciosamente,
Mirko
CarstenM
Olá, Mirko,
Você escreveu:
“O problema atual é que a Kentmere fez um pacto com o diabo e vendeu toda a sua produção nos EUA exclusivamente para a Free-Dump-Style.
Aquela que levou a Ilford e a Forte à falência.
Portanto, não podemos vender o papel em todo o mundo — nem mesmo como ADOX.”
Como devemos entender isso? Em particular, o que se passa com essa empresa “Free-Dump-Style”? Quem é ela, afinal?
Eu pensava que as falências das respectivas empresas fossem causadas por fatores internos? Como é que, então, uma empresa norte-americana que comercializa uma marca específica de papel à sua vontade (é assim que entendo a tua afirmação) pode levar outras empresas à falência? A marca Kentmere é assim tão dominante no mercado dos papéis fotográficos?
Desculpa as muitas perguntas, mas gostaria de ter um pouco mais de contexto.
Cumprimentos
Carsten
Gast
O problema atual é que a Kentnere fez um pacto com o diabo e vendeu toda a sua produção nos EUA exclusivamente para a Free-Dump-Style.
[...... e assim por diante ....]
Olá, Mirko,
Tentei entender o que você quis dizer. Não achei sua postagem muito clara...
Atenciosamente,
Joost (que está feliz por saber que em breve haverá novamente papel Forte!)
Gast
Olá,
Não sei se o Mirko vai responder a isso, então vou responder eu: a Freestyle é uma grande loja online americana de produtos fotográficos que comercializa, sob a marca própria Arista, produtos das marcas Ilford, Forte e provavelmente outras, a preços de dumping.
http://www.freestylephoto.biz/e_main.php
Roman
MKL
Olá, Roman,
é melhor ter um pouco de cuidado com o termo “dumping”. A Freestyle existe desde 1946 e “dumping” significa vender abaixo do preço de custo — de alguma forma, isso não bate certo!
O que a Freestyle faz com a Arista não é nada diferente do que qualquer rede de lojas de descontos faz com suas marcas próprias, ou seja, embalar, confeccionar e comercializar produtos de marca. A Tura, a Tetenal e a Orwo (antigamente) também fazem isso. No fim das contas, a Ilford, a Forte e outras são as únicas culpadas se o mesmo produto chega ao mercado como “NoName”, pois são os próprios fabricantes que vendem o material para os confeccionadores.
O Mirko também não faz nada diferente com os produtos da Classic Arts.
Atenciosamente,
Michael
CarstenM
Olá, pessoal do fórum,
Não posso deixar de concordar com a opinião do Michael. Vender produtos de “qualidade” sob outra marca não é algo exclusivo da indústria fotográfica.
Além disso, considero os preços da Freestyle justos, mas não baratos no sentido de preços de dumping.
Agora só me falta entender a relação com as falências da Forte e da Ilford. Talvez o Mirko ainda se pronuncie sobre isso?
Atenciosamente
Carsten
MirkoBoeddecker
Essa frase não foi pensada tanto como uma crítica à empresa “FreiStil” (eles são os número 1 do mundo — tiramos o chapéu, o conceito parece funcionar, mesmo que desagrade a muitos), mas sim como uma lágrima que derramei pela Kentmere.
A “FreiStil” é o que é e não vai mudar mais. Esses senhores já estão velhos demais para isso.
É assim mesmo e temos que nos adaptar de alguma forma.
Contexto:
A “FreiStil” é, de longe, a maior compradora de produtos fotográficos em preto e branco do mundo.
A “FreiStil” usa esse poder de mercado para eliminar toda a concorrência no mercado norte-americano.
Essa é a estratégia declarada da empresa.
Ou eles obrigam os fabricantes a vender exclusivamente para a “FreiStil” (como, neste caso, a Kentmere), ou fazem com que os produtores vendam para eles a “preços especiais”.
Em troca, são encomendadas quantidades realmente grandes. Quantidades que deixariam qualquer gestor de custos de uma empresa industrial com 60% de custos fixos nas nuvens.
Ele então calcula: os custos fixos são cobertos pelos nossos outros clientes; custos marginais = 50%; preço da “FreiStil” 30% abaixo do de tabela; portanto, ainda assim, ganhamos 20%; “vamos nessa!”
Você então usa esses preços para vender ao consumidor final a um custo inferior ao de aquisição dos outros clientes dessa fábrica (vamos chamá-lo de “dumping relativo”) até que eles sejam forçados a se retirar completamente do negócio.
Então, você é o único canal de mercado que resta, e o fabricante é “forçado”, em uma segunda etapa, a assinar um contrato de exclusividade e, além disso, precisa continuar garantindo os preços de dumping.
Caso contrário, ele perderia completamente o mercado dos EUA e teria que declarar falência imediatamente.
Mas então as vendas dos outros clientes caem — a margem de contribuição para os custos fixos de repente precisa ser incluída nas vendas da “FreiStil” e, na prática, o fabricante passa a ter prejuízo.
A “FreiStil” dá de ombros e diz: “é pegar ou largar”.
Isso durou 9 anos e agora os dois principais fornecedores da “FreiStil” (Forte e Ilford) estão falidos.
Não quero afirmar que eles não sejam, em grande parte, os próprios culpados. Só que, infelizmente, essas empresas também não tiveram outra escolha.
Elas realmente forneceram a preços cerca de 30% mais baratos do que a todos os outros compradores.
Isso foi, então, um verdadeiro dumping.
Nos EUA, isso levou a uma relativa monotonia no varejo.
Quase não há revendedores, além da Adorama e da B&H, que ainda vendam produtos em preto e branco. Por causa da “FreiStil”.
Nos casos em que há sobreposição, esses produtos simplesmente não existem.
Mais uma vez, para esclarecer: entendo o "pacto com o diabo" como uma metáfora para: "Hoje vivo bem e, em troca, minha alma vai se queimar no inferno mais tarde".
Não quero sugerir que os métodos da "FreiStil" sejam ilegais ou mesmo (especialmente no caso de empresas americanas) incomuns.
E o resultado final também é claro. É claro que essa não foi a única razão. Sempre há uma combinação de vários fatores.
Entendo perfeitamente que, do ponto de vista do cliente, a situação pareça diferente.
O cliente, naturalmente, fica muito satisfeito com esses preços e se alegra com a existência da “FreiStil”.
Minha perspectiva é, compreensivelmente, a do produtor e do revendedor.
Mirko
P.S.:
Quanto à referência à Classic: nunca vendemos abaixo do preço — nunca deixamos a diferença em relação ao original ficar muito grande e sempre oferecemos à Forte um preço justo por seus produtos. Todo o conceito da nossa empresa é de longo prazo e voltado para o crescimento futuro. Não para o lucro imediato.
É claro que nós (também) gostaríamos de nos tornar o maior comprador mundial de produtos S/W (o que é totalmente irrealista — eu mesmo sei disso ;-).
Ao contrário da “FreiStil”, que apenas compra e vende para ganhar dinheiro rápido, nós, por exemplo, garantiríamos a segurança do abastecimento, desenvolveríamos novos produtos, apoiaríamos e asseguraríamos as fábricas dos fabricantes, etc.
Mas nossa expansão nunca deve ocorrer às custas de um dos elos da cadeia. Todos devem ter a oportunidade de ganhar algo. Caso contrário, isso não vai dar certo por muito tempo.
A FOTOIMPEX reinveste cerca de 95% de seus lucros em novos produtos e na expansão da empresa.
CarstenM
Olá, Mirko,
muito obrigado pela sua resposta detalhada. Era mais ou menos isso que eu imaginava. Parece muito com o estilo que, por exemplo, a Aldi adota por aqui.
Atenciosamente
Carsten
Gast
... e, com isso, acaba arruinando o comércio varejista e pressionando os fabricantes; eles são obrigados a produzir mais barato — e, consequentemente, transferir empregos para regiões com custos mais baixos (é claro que a margem de lucro não pode diminuir, os acionistas estão de olho nisso...). A economia de mercado livre não é maravilhosa? :angry:
Roman
Gast
Hmm, parece ótimo que a Forte vá continuar. Pelo menos por enquanto. Aqui em Budapeste, onde estou agora, porém, nenhum dos diversos revendedores da Forte Depot sabe de nada disso. Então, talvez seja só um boato...
Atenciosamente, Joern
MirkoBoeddecker
Joern,
o que é um "Fortedepoth?dler"?
É preciso fazer um pedido para seis meses e pagar antecipadamente.
É claro que isso não é tão simples assim com uma empresa falida, então, no momento, trata-se de garantias de pagamento, cartas de crédito, contratos de obra, cessões de garantia etc. É claro que tudo isso só vale a pena para pedidos a partir de um determinado volume. Pequenos revendedores de fotografia de Budapeste certamente não estão envolvidos nisso.
Acredito que a Forte esteja negociando atualmente exclusivamente com seus 10 maiores clientes.
Isso certamente não é um “boato”. Ainda podem dar errado algumas coisas, por exemplo, pode ser que um cano estoure quando o sistema de aquecimento e ar-condicionado, projetado para funcionamento contínuo, voltar a ser ligado à rede após seis meses, ou algo do tipo aconteça — mas o administrador da insolvência definitivamente prometeu a retomada provisória da produção sob parâmetros que cubram os custos. Se tudo correr bem e houver lucro, passaremos para a próxima fase.
Acredita em mim, eu sei disso melhor do que ninguém.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Olá, Mirko,
Por “revendedores autorizados”, refiro-me a lojas especializadas que oferecem toda a linha de produtos Forte. Conheço três delas em Budapeste, mas certamente há mais. No entanto, em todas elas, o estoque está bastante reduzido devido à falência da Forte e aos problemas decorrentes disso para obter novos produtos da marca. Os filmes Forte-Pan SW ainda estão disponíveis em grandes quantidades em todos os lugares; no caso do papel baritado, porém, a disponibilidade está bastante limitada em alguns formatos.
Nenhum desses revendedores de Budapeste sabe de nada sobre uma retomada da produção na Forte. Mas o seu argumento de que, por enquanto, a produção deve ser destinada prioritária ou exclusivamente a grandes compradores mediante pagamento por carta de crédito ou adiantamento é, naturalmente, plausível. Os varejistas comuns simplesmente não fazem parte desse grupo.
No entanto. Eu ficaria feliz, de qualquer forma, se a Forte conseguisse se reerguer de alguma forma e eu pudesse continuar comprando o papel baritado da Forte, que tanto aprecio, sem precisar primeiro procurar por muito tempo por fontes de abastecimento. Se o nome for Forte ou Classic Arts, não importa.
Atenciosamente,
Jü
MirkoBoeddecker
Forte: Recebemos a confirmação da nossa encomenda com a assinatura do administrador da falência e agora nossa conta está vazia... :D
Esperamos que, no início de fevereiro, o estoque esteja cheio novamente.
Nosso sortimento de produtos será organizado da seguinte forma:
O Polykaltton Baryt e RC será substituído pelo novo ADOX Vario Classic New.
O Vario Classic se destaca por um maior teor de prata, melhor preto máximo, uma gradação mais alta (até 5) e um suporte mais resistente (280 g).
>> Clique aqui para acessar a página da ADOX na web.
No que diz respeito ao Polywarmton Baryt e RC, tentaremos, dadas as circunstâncias, manter no mercado uma linha completa com estoque para 6 meses, até que a situação na Forte se estabilize.
Museum: será substituído em estoque pelo novo ADOX Classic Arts. Mas ainda pode ser encomendado sob pedido — só que não podemos pré-financiar um estoque de 3 gradações e 2 superfícies......
(Por favor, não se esqueçam de que o Forte também não pode mais ser fabricado em suporte de 320 g — portanto, ambos os papéis serão produzidos no mesmo suporte de 280 g no futuro).
Classic Pan: o 400 permanece na linha; o 200 provavelmente será substituído a longo prazo pelo ADOX CHM 100 ou CHM 125; por enquanto, porém, mantemos uma linha completa — depende de vocês o que comprarão.
Nessas decisões, foram sobretudo as questões de disponibilidade e pré-financiamento que nos obrigaram a concentrar-nos em determinados segmentos que eram particularmente importantes.
Por outro lado, também o aumento de preço. Se um Classic 200 é mais caro do que um efke/ADOX 100, mas o efke é o melhor filme e tem efetivamente a mesma sensibilidade, por que então manter o 200 no mercado?
No entanto, nada foi decidido definitivamente até o momento; tentamos fazer o melhor de acordo com as circunstâncias. Fico à disposição para receber suas sugestões.
Atenciosamente,
Mirko