undine
Olá
Eu
herdei duas caixas de revelação Jobo. Devido ao uso muito frequente, formou-se uma camada escurecida nas espirais de plástico. Alguém sabe se existe algum produto de limpeza específico para isso?
Eu
Atenciosamente, Undine
Renate
São depósitos de prata. Isso não causa nenhum problema. O que não sai com água não causa problemas durante o revelamento.
€
€
Atenciosamente
€
Renate
undine
São depósitos de prata. Isso não causa nenhum problema. O que não sai com água não causa problemas durante o revelamento.
€
€
Atenciosamente
€
Renate
undine
São depósitos de prata. Não causam nenhum problema. O que não sai com água não causa problemas durante o revelamento.
€
€
Atenciosamente
€
Renate
Obrigada, Renate,
era isso que eu temia.
€
Atenciosamente, Undine
jochen53
Olá,
seria possível mergulhá-las no banho de branqueamento-fixação do processo C-41, o que deveria dissolver a prata. Prefiro não divulgar a receita antiga e comprovada do limpador de bandejas.
Bonderer
A Spürsinn tem um limpador para esses casos. Não é nem tão caro, mas para dois carretéis, acho que não vale a pena. Eu resolvi dar essa chance aos meus carretéis, com a ajuda incondicional da melhor esposa do mundo; é preciso usar uma escova também, mas o resultado ficou ótimo. Depois disso, os carretéis ficaram bem mais claros; eu tenho apenas os carretéis brancos 1501. Também tive a impressão de que os filmes ficaram mais fáceis de enrolar depois disso, foi simplesmente mais fácil.
Kukident e dicas semelhantes, inclusive detergentes para lava-louças, não deram em nada na limpeza, e a tentativa de reproduzir uma receita de um limpador especial fracassou por causa da dificuldade em conseguir os ingredientes.
O produto da Spürsinn foi, até agora, o melhor que já usei para isso.
Wolf_XL
...já me acostumei com o revestimento... Acima de tudo, é preciso evitar ao máximo esfregar com força contra o revestimento. Quanto mais se esfrega, mais riscos microfinos se criam, que acabam se enchendo de resíduos do revestimento ainda mais rápido... É só ignorar...
Peckham
Olá,
Consigo deixar minhas bandejas de revelação bem limpas usando um limpador de prata comprado na farmácia. Deve funcionar também para os carretéis.
Mas também dá para ignorar.
Atenciosamente,
Peter
jochen53
Olá, Peter,
Você já notou algum defeito nos negativos, como manchas dicróicas ou algo parecido, depois de usar o limpador à base de prata? Só pergunto porque ele contém tiourea, e isso poderia causar problemas.
€
Atenciosamente, Jochen
Peckham
Olá, Jochen,
Minha experiência se limita apenas à limpeza de bacias de revelação para positivos. Nesse caso, também não notei nenhum problema.
Nunca limpei as espirais. Não vejo necessidade disso.
No caso das bacias, provavelmente não foi a necessidade, mas sim meu senso estético que me levou a limpá-las.
Atenciosamente,
Peter
Clemens
Como já foi mencionado: branqueamento-fixação (ou apenas banho de branqueamento, mas, nesse caso, ainda é preciso “fixar”) de qualquer processo de revelação colorida (RA4, C41, E6...). Deixe agir por alguns minutos e, em seguida, enxágue bem.
Também pode ser usado; basta perguntar no próximo minilab (se você ainda encontrar algum) se eles podem te dar um litro do tanque de resíduos...