Gast
Olá, estou com meu primeiro rolo de Efke 100 aqui, não tenho experiência própria, só o que leio por aqui.
Quero revelar o filme com Neofin Blau, mas não tenho os tempos de revelação. No catálogo tem a tabela, mas o Efke não está lá.
Como é novo e, de qualquer forma, é recomendado assim, não quero forçar nada nem nada parecido, só seguir as instruções.
Alguém tem os tempos de revelação para essa combinação?
Atenciosamente, Ronald
MirkoBoeddecker
Ronald,
efke = ADOX no catálogo... mas o Neofin Blau é indicado apenas para filmes de baixa sensibilidade, ou seja, 25 e 50 ASA.
Para o de 100, não podemos recomendá-lo.
Nesse caso, o A49 é melhor devido ao grão.
Semelhante ao Neofin Blau, mas mais versátil para todas as sensibilidades ISO, é o APH 09 ou, em frasco pequeno, o F09.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Obrigado pela resposta rápida.
Não tenho aqui nenhum dos reveladores mencionados e não tenho experiência com eles. O ID 11 ou o Bromophen servem? Caso contrário, terei que fazer um novo pedido. A propósito, parabéns pela resposta super rápida por e-mail! Teria que esperar, pagar uma fortuna ao entregador da UPS pelo serviço e ainda ter que me certificar de estar em casa quando o senhor de marrom tocar a campainha...
Boa noite!
Gast
Quem sabe ler está claramente em vantagem: “efke = ADOX no catálogo”.
E depois, uma olhada na tabela da página 60.
Vamos ver se a emulsão fica onde deve ficar... dá para ler um monte de coisas
Com esperança na efke e sem preconceitos, um abraço
ronald
Ole
Willi Beutler achava que o Neofin Blau era adequado para todos os tipos de filme; ele desenvolveu o Neofin Rot apenas para quem tinha pouco tempo.
O Neofin Blau e o Efke 100 são excelentes!
Gast
@ ole,
você também tem horários disponíveis?
Ole
@ ole,
você também tem os tempos?
O Massive Devchart
indica 8 minutos com agitação contínua. Então, pensei em deixar por 12 minutos — para obter um pouco mais de contraste.
Gast
Caso alguém precise, vou postar aqui os meus resultados:
Revelei dois rolos de Efke KB 100 com Neofin Blaue.
Preparei a solução conforme as instruções (500 ml) e revelei por 15 minutos (agitei nos primeiros 30 segundos, depois 10 segundos a cada minuto). Em vez de banho de parada, usei água intermediária. Depois, fixei como de costume com o fixador.
O resultado ficou ótimo, a emulsão não saiu.
Boas festas
Ronald