Gast
Olá, amigos da fotografia!
Gostaria de passar a revelar meus rolos por rotação (Jobo). Os reveladores que uso são o F09, o A49 e o ID11. Alguém pode me ajudar? Qual é a quantidade mínima necessária por filme? Como ficam os tempos de revelação? Os filmes Efke de 35 mm e em rolo são adequados para revelação por rotação? O que vocês acham dos filmes EFKE (KB/R 100 e 25) para fotografia de retratos e nus?
No momento, estou usando Fuji Acros e Agfa APX 100.
Atenciosamente, Franz
zensusa
Olá, Franz,
Em relação às suas perguntas sobre a rotação com o Jobo, posso lhe dar informações baseadas na prática, pois há anos trabalho exclusivamente com o Jobo/rotação e com o R09 (F09), bem como, de vez em quando, dependendo do objetivo e do filme, com o Cube SX e o LP SuperGrain (nos anos anteriores, também usei o XTol e o Agfa RODINAL).
Primeiro, uma observação sobre a quantidade mínima: siga as fichas técnicas da Jobo, pois as informações ali indicadas estão corretas. Por exemplo, você pode revelar dois filmes em rolo (ambos os filmes são enrolados em uma espiral) na “caixa pequena da Jobo” (sistema de tanques 2500) com 270 ml. 1 filme em rolo (após dobrar o pequeno clipe vermelho de limitação na espiral, de modo que o filme ocupe apenas as voltas externas da espiral!!) pode ser revelado com 170 ml.
Quanto aos filmes 35mm, você deve colocar pelo menos dois rolos de 35mm na “caixa pequena”, e eles serão colocados em duas espirais. O volume do revelador também é de 270 ml. Revelar apenas um filme de 35 mm, ou seja, apenas uma espiral, significa que você também precisaria usar 270 ml. Em outras palavras, no caso do filme de 35 mm, você não pode usar menos de 270 ml!! — caso contrário, o filme ficará inutilizável!
No que diz respeito aos tempos de revelação, você deve observar o seguinte: é importante manter os tempos constantes; portanto, você deve revelar geralmente a 24 graus, medidos no banho-maria da cuba. Lembre-se de que a temperatura nos recipientes de produtos químicos leva um pouco mais de tempo para atingir a temperatura normalmente selecionada. Só comece a revelação quando todos os líquidos tiverem atingido a temperatura pré-selecionada!
- Em comparação com o revelamento por inclinação (independentemente do ritmo), a rotação requer cerca de 10 a 15% menos tempo de revelação. Para converter o tempo de 20 graus (como geralmente indicado nos revelamentos por inclinação) para 24 graus, ou outra temperatura, você pode usar a “Lista de Temperaturas da Ilford” **. (Você provavelmente a encontrará no site da Ilford, na seção de instruções técnicas).
Como também trabalho com filmes em rolo e planos da Efke (25 e 100), posso garantir que você pode revelar todos os filmes Efke na rotação sem problemas; basta observar algumas coisas: pré-molhe os filmes por 2 minutos na mesma temperatura; Adicione o guardião ao banho de parada ou fixador; se você usar vinagre, o banho de parada deve ser uma solução a 2%, a partir de 60% de vinagre. Ou seja, 1 parte de neutralizante à base de vinagre para 30 partes de água (assim, a emulsão do filme não se dissolverá, como frequentemente descrito nos fóruns) e, por fim, um bom agente umectante (recomendo o da LP, que se mostrou muito eficaz para mim, melhor do que o agente umectante da Tetenal); não seque os filmes com um pano, mas deixe-os secar “molhados” (sem ar quente!).
Pronto, é isso. A propósito, se você me enviar um e-mail, posso te enviar a “Lista de Temperaturas da Ilford” em formato PDF.
Ah, sim, o Efke 25 e 100 têm no R09, 1:40 com um gama de aprox. 0,65 os seguintes tempos (refere-se a filmes em rolo e planos, mas deve ser mais ou menos correto também para KB):
Efke 25, rotação a 24 graus com pré-lavagem de 2 min, revelação de 4 min.
Efke 100, rotação de 24 graus com pré-lavagem de 2 minutos, revelação de 9 minutos.
O Agfa 100 APX leva 7,15 minutos/segundos de revelação, e os dois Fujis, o Acros 100 e o Neopan 400, podem ser revelados em 5,15 minutos/segundos cada. Se você realizou a exposição corretamente e todas as condições de captura estavam adequadas (ou seja, contrastes do motivo/condições de iluminação nem muito altos nem muito baixos), você deve obter negativos que podem ser revelados com boa gradação 2 a 3 em papéis Classic Arts (tom quente).
Bom, agora chega. Desejo-lhe boa sorte.
Até lá
Lo van de Renne
Gast
Olá, Franz,
Concordo plenamente com a resposta acima. Há anos trabalho principalmente com Xtol e TriX.
Mas é preciso prestar atenção à diluição. Os volumes indicados pela Jobo não dizem nada sobre a concentração!
Na rotação, uso Xtol puro ou, no máximo, 1+1. Na proporção 1+1, já não encho as caixas até a borda. Na verdade, é bem simples, basta ter sempre em mente a quantidade de produto químico (!) necessária, e não apenas a quantidade de líquido.
Sempre encontro os melhores dados em www.digitaltruth.com. Como valor de referência inicial, os valores apresentados lá também funcionam muito bem para a rotação, se você avançar 2 minutos; isso, aliás, compensa o tempo de revelação um pouco mais curto (devido ao movimento constante). :(
Boa sorte
Marc