Gast
Olá, qual é o tempo de fixação dos papéis baritados (Fomatone Classic MG) com o Tetenal Superfix Plus?
Tempo de fixação?
Na embalagem está indicado: 1+3 - 1+9, tempo de fixação de 30 a 60 segundos,
entrei em contato com a Tetenal e recebi a seguinte resposta:
a indicação vale para todos os materiais; por uma questão de segurança, para o papel baritado
pode-se adicionar 50% = 1+3 passa a ser 45 segundos e 1+9 passa a ser 90 segundos,
mas acho esses tempos muito curtos, alguém poderia me ajudar, por favor?
Saudações da Holanda. Jelke
Gast
Jelke,
os tempos curtos para o papel barita (aprox. 60 seg.) estão corretos se você estiver trabalhando com fixador *novo* em alta concentração (máx. 10 folhas de 24×30 por litro de solução de trabalho). Depois, você ainda pode usar o fixador para filmes ou papel PE.
Atenciosamente,
Ferdinand
MatthiasStark
Olá a todos,
Em princípio, nunca se deve usar um fixador usado em papel para filmes.
O papel (principalmente o baritado) tem sempre a tendência de deixar pequenos resíduos de “partículas de papel”
na solução, o que não é exatamente bom para o filme.
Por outro lado, usar o fixador de filme para papel não é problema.
No caso acima, eu recomendaria, de qualquer forma, a fixação em dois banhos. Para o primeiro banho, pode-se
sempre usar o antigo segundo banho. Assim, não é necessário usar mais fixador do que na
fixação em um único banho, mas o resultado é significativamente melhor, já que o segundo banho está sempre relativamente fresco.
Com esses tempos curtos, eu teria cuidado, especialmente se estiver usando papéis “tradicionais”
com alto teor de prata. Principalmente se for fazer um tratamento com argila depois, uma
fixação insuficiente pode ter consequências terríveis.
Atenciosamente,
Matthias
Gast
Olá,
- Eu também só posso recomendar a fixação em dois banhos.
- Para a nossa sensação pessoal, uma fixação prolongada é boa, mas não para o papel.
Ele fica encharcado de fixador (o papel baritado completamente, o PE nas bordas) e fica mais difícil de enxaguar.
- Também é preciso ter cuidado ao usar fixador de filme para papel, pois muitos filmes (para aumentar a sensibilidade?) contêm brometo e iodeto — quando dissolvidos no fixador, eles limitam a capacidade do mesmo.
Jakob
MatthiasStark
Olá, Jakob,
É por isso que uso um fixador de pH neutro (LP-Fix Neutral). Assim, o problema da
“acidificação” desaparece.
Atenciosamente
Matthias