Arthur
Oi,
Alguém conhece esse ampliador (nº de modelo 392 211 400 910)? Qual é a diferença em relação à Opemus 6 normal?
Mais uma pergunta: se quiser usar tanto uma lente de 50 mm quanto uma de 80 mm na Opemus 6, basta virar a placa da lente, e nada mais, certo?
Preciso de um novo ampliador, pois meu Axomat só é compatível com filme 35 mm, mas também quero ampliar em formato médio (6x6). Quais alternativas (baratas!) existem?
Obrigado!
Arthur
rednaxelA
Também não entendo muito bem das sutilezas dos diferentes Opemus. De qualquer forma, dá para usar com KB e MF.
Mas, por causa da pergunta do Arthur, agora fico me perguntando se montei tudo certo no meu Opemus.
A placa onde montei o de 80 mm é, no meu caso, apenas um disco plano com rosca de 39 mm.
O de 50 mm com rosca de 23 mm está montado em uma placa que é abaulada. Com a abauladura voltada para baixo.
De alguma forma, o de 80 mm não estaria na posição correta, não é?
Estou meio confuso agora.
A propósito, o aparelho é um Opemus 6
Atenciosamente,
Alexander
Gast
Olá, Alexander,
A lente de 80 mm funciona muito bem na placa fina; basta girar (sem que você provavelmente tenha percebido até agora) o fole um pouco mais para fora ao ajustar o foco.
Com a lente de 50 mm, a saliência deve ficar “dentro” do ampliador, caso contrário, você não alcançará o formato máximo possível. Se você quiser montar uma 80 mm nessa placa (talvez você tenha uma com M23,5), então a saliência deve ficar “para fora” do ampliador.
Por quê? Porque há uma diferença de distância focal de 3 cm entre a 50 mm e a 80 mm e, por isso, a 50 mm precisa ficar mais próxima do plano do filme.
Atenciosamente,
Franz
rednaxelA
Olá, Franz,
Muito obrigado pela explicação. Então, da próxima vez que for desembalar, vou montar a lente de 50 mm ao contrário.
As duas lentes são Anaret. Vou dar uma olhada para ver se, no caso da de 80 mm, não foi simplesmente aparafusado um anel roscado para passar de 23 mm para 39 mm.
Atenciosamente,
Alexander
Arthur
Obrigado pelas respostas de vocês!
Acho que vou procurar um Opemus 6. Na verdade, estou bastante satisfeito com o meu Axomat 5; dei uma olhada no eBay e encontrei também algumas Kaiser VP6000. Alguém tem experiência com elas? São melhores ou piores que a Meopta? Infelizmente, marcas como Durst, Dunco etc. estão fora do meu orçamento.
Também gostaria de saber se, com a base para negativos do Opemus 6, é possível expor a borda do negativo ao ampliar um negativo 6x6. Para o negativo KB, encomendei especialmente a base de plástico para negativos da FOTOIMPEX para o meu Axomat e a lixei. Ela provavelmente não vai caber no Opemus, certo?
Gast
Bem... com a máscara KB padrão do Opemus, que é de metal, não dá certo, eu sei disso, porque eu tenho essa, junto com o Opemus 6 (que, aliás, quero vender, mas isso não vem ao caso neste fórum). Se você tiver uma platina 6x6 com vidro, claro que dá, e isso até me parece uma solução bem boa, mesmo que algumas pessoas juram que a ampliação sem vidro é melhor. Se a platina Axomat cabe no Opemus? Não faço ideia...
MirkoBoeddecker
A mesa Axomat não cabe no Opemus.
Se você tiver espaço suficiente, fique com os dois aparelhos.
O Axomat tem o condensador pequeno e concentra a luz para o KB.
A questão da plataforma também está resolvida.
Assim, você evita ter que ficar trocando de configuração o tempo todo.
Caso contrário: lixe as máscaras do KB ou compre dois conjuntos e use apenas a inserção maior (a inferior) em cada um.
Mirko
MirkoBoeddecker
Ei, espera aí... não tinha percebido que você quer fazer um 6x6 VF.
É claro que isso só dá certo com vidro.
Arthur
Talvez eu acabe ficando com o Axomat mesmo, mas não tenho espaço suficiente para trabalhar em duas ampliações ao mesmo tempo. No entanto, no futuro, gostaria de ampliar tanto negativos KB quanto 6x6. Nesse sentido, seria naturalmente mais fácil comprar apenas um Opemus e trocar a lente nele, dependendo do tamanho do negativo.
Na verdade, o que me interessava principalmente era saber se as plataformas 6x6 do Opemus são grandes o suficiente para expor também as rodas de um negativo 6x6.
MirkoBoeddecker
No Opemus ocorre o mesmo problema que no Axomat.
A base inferior com os deslizadores de máscara foi projetada para a medida padrão de 54x54 mm (=corta um pouco da imagem).
Aqui vale o mesmo que no Axomat: compre a base de plástico conosco e lixe o excesso de plástico na parte inferior.
Isso dá para ir até 60x60 sem precisar lixar a parte de cima e até 2 mm a mais (= 1 mm ao redor) com lixamento na parte de cima e de baixo.
Desculpe, eu não tinha percebido isso hoje de manhã.
Aliás, esse é o principal motivo pelo qual a gente contrabandeia as plataformas de plástico da fábrica com tanto trabalho manual.
Na verdade, elas nem sequer são peças de reposição padrão...
Mirko