dpc
Olá!
No fórum, já surgiram perguntas semelhantes, mesmo que de forma secundária, em meio a outros problemas.
Mas agora gostaria de abordar o assunto de forma mais específica:
Posso tonificar posteriormente cópias (de barita) já prontas (fixadas, enxaguadas e secas) com selênio (Kodak) sem comprometer a qualidade? A propósito, as cópias estão secas há alguns dias — portanto, não são peças de coleção.
É preciso pré-aquecer? Se sim, por quanto tempo?
Por quanto tempo devo enxaguar novamente?
Há mais alguma coisa a ser dita sobre isso? (Por que) É melhor sempre tonificar imediatamente após a fixação final regular do que alguns dias depois?
dpc
Gast
>> Posso tonificar posteriormente cópias (de barita) já prontas (fixadas, enxaguadas e secas) com selênio (Kodak) sem comprometer a qualidade?
Sim.
>> É preciso pré-lavar?
Sim, rapidamente (para evitar manchas)
>> Por quanto tempo devo enxaguar?
Hum, diria que pelo menos 20 minutos.
Ferdinand
WolfgangMoersch
>>Hum, diria que pelo menos 20 minutos.
Sim, porque o tônico também contém tiossulfato de amônio
>>Não é melhor sempre aplicar o tônico imediatamente após a lavagem final, em vez de alguns dias depois?
Não depois, mas antes da lavagem final (veja acima)!
Antes da aplicação do tônico, uma lavagem com água de cinco minutos é mais do que suficiente; ao usar um fixador neutro ou alcalino, pode-se dispensar uma lavagem intermediária.
Gast
>> Antes da viragem, uma lavagem de cinco minutos é mais do que suficiente; ao usar um fixador neutro ou alcalino, pode-se dispensar a lavagem intermediária.
Minha experiência é diferente. Eu fixo com Agfa FX-UNIVERSAL e as fotos que não passaram por uma lavagem intermediária de pelo menos 5 minutos ficam danificadas na viragem ao selênio, ou seja, adquirem uma tonalidade amarelada.
MatthiasStark
Olá,
No meu caso, basta uma breve lavagem e, em seguida, mais 2 a 3 minutos de lavagem antes da viragem ao selênio. Meu fixador: LP-Fix Neutral.
Infelizmente, não posso dizer nada sobre o fixador Agfa, mas com o Fix Neutral, pelo menos, não tenho nenhum problema.
Atenciosamente,
Matthias
WolfgangMoersch
Olá, Ferdinand,
Só conheço essas “maldições” por ouvir falar. Não tenho experiência com o Fix Universal, mas nunca tive problemas com os fixadores rápidos à base de tiosulfato de amônio com baixo teor de acidez (Maco, Calbe, Tetenal “inodoro” ou “neutro”), o que não significa, porém, que a causa deva ser buscada exclusivamente no valor do pH.
O que é que fica “amarelado”, só os brancos?
De qualquer forma, uma “lavagem” antes da viragem ao selênio com os produtos conhecidos da Kodak, Maco ou Amaloco é certamente desnecessária.
Não quero afirmar se um pré-tratamento com um auxiliar de lavagem é mais econômico do que um alto consumo de água; antigamente, eu fazia isso por motivos de segurança. Desde que passei a preparar eu mesmo o fixador, posso dispensar isso porque sei o que está nele.
Atenciosamente
wm
Gast
>> O que é que fica “amarelo”, só os brancos?
Sim.
Atenciosamente,
Ferdinand