luis
Olá,
Tenho uma dúvida: tenho alguns diapositivos Fomapan que gostaria de revelar em preto e branco. Como posso fazer isso e o que preciso (sem usar o Ilfochrome, porque é muito caro)? Sei que a Tetenal tinha um kit para diapositivos que também funcionava com o papel Vario Comfort, mas ele já não existe mais.
Ah, e eu só tenho um ampliador P&B bem antigo...
Atenciosamente,
Luis.
PS: Infelizmente, meu alemão não é muito bom. Espero que você tenha entendido tudo :(
Gast
Olá, Luis,
Você tem duas opções: revelação reversa em papel. Existem várias receitas disponíveis (por exemplo: Spence/Worobiec Beyond Monochrome)
ou
Internegativo e contato. O internegativo também pode ser feito em papel. Essa é a opção mais simples em uma câmara escura comum, pois você só precisa do que já usa normalmente.
Imprimir ou diapositivo em papel no tamanho final (invertido) > copiar por contato, emulsão por emulsão. Para o internegativo, é claro, não use papel barítico de museu de 300 g, mas sim PE fino. Papel padrão como Kodak Polymax ou Tetenal Work serve. Ou, em vez de papel, use Maco GPF. Por enquanto, não recomendo usar filme panchromático normal para o internegativo, pois o manuseio (no escuro!) é complicado.
Atenciosamente
Martin
CPD
Olá, Martin,
Fiz a mesma pergunta que o Luis há algum tempo em outro fórum e recebi, entre outras coisas, a resposta de que os negativos em papel causariam desfocagem no positivo. Isso é verdade?
A propósito, pretendo passar a fotografar apenas em diapositivos (preto e branco e colorido).
As poucas ampliações de que preciso farei em Ilfochrome, infelizmente muito caro, e o restante será digitalizado, o que espero que dê certo.
No entanto, ainda estou procurando um material fotográfico adequado para o grande formato; caso contrário, existe o Foma. A propósito, há bastante informação na internet sobre como preparar revelador de inversão caseiro, inclusive sobre o processo, que, claro, é bastante demorado.
Trabalhar com internegativos é sempre uma luta, o que estou dizendo, luta? – Guerra! contra a poeira, e nunca consegui deixá-lo realmente limpo no passado.
Atenciosamente, CP
mau
Eu faria da maneira mais simples: digitalizaria os diapositivos (ou mandaria digitalizar) e depois transferiria os arquivos para um CD ou cartão de câmera digital na farmácia mais próxima. Já tentei fazer isso pela internet com o Pixaco e fiquei satisfeito com o resultado. Em alguns laboratórios especializados, você pode até mandar revelar tudo em papel barita.
Gast
Oi, CP,
Claro que dá para evitar o efeito desfocado.
Se você seguir minhas instruções e aplicar !! emulsão por emulsão !!, não haverá efeito desfocado.
Colocar o suporte entre as emulsões, obviamente, causa efeito desfocado.
Atenciosamente
Martin
mau
Como já foi dito, há um bom guia sobre o processo SW no site da revista SW.
Quanto ao material fotográfico, podem ser usados praticamente todos os filmes também destinados ao formato 35 mm, desde que estejam disponíveis nos tamanhos desejados.
Segundo Maco, o material da Rollei R3 também seria adequado para revelação inversa. No entanto, pelo preço do material, isso é de se esperar.
cfb_de
Afinal, o Rü ainda está disponível em filme em rolo, depois dos problemas com a Forte?
Atenciosamente,
Franz
Gast
Olá,
Afinal, o R3 é mesmo fabricado pela Forte? Eu achava que era da Agfa (o que, na verdade, também não seria muito tranquilizador).
Roland
cfb_de
Olá, Roland,
Pelo que sei, o filme é proveniente de uma antiga fábrica da TägeräTgen e, provavelmente, não é produzido no formato 135 pela Tura, nem no formato 120, nem na Alemanha nem na Inglaterra. Assim, restam a Foma, a Forte e a Fotokemika. A Foma e a Fotokemika não fabricam para marcas de terceiros, assim como a Agfaphoto não fabrica emulsões que não sejam as suas próprias.
Atenciosamente
Franz
Gast
Olá, Franz,
se você tem quase certeza de que o filme não é fabricado pela Agfa, então é realmente improvável que ele seja embalado lá.
Mas não posso confirmar com certeza a conclusão de que a Forte é quem embala o filme em rolo, pois, em princípio, na Alemanha ainda haveria, por exemplo, a Wephota; lá existem as possibilidades técnicas e quem garante que a Fotokemika ou a Forte não abram uma exceção (afinal, não é preciso divulgar isso aos quatro ventos).
Além disso, há outros embaladores e fábricas no exterior; o que impediria que fossem embalados pela Azomures, Svema ou qualquer outra empresa?
Atenciosamente,
Roland
Gast
Nem mesmo a Fotokemika ou a Forte fazem exceção.
Claro que se trata da Fotokemika e da Foma!
cfb_de
Olá, Roland,
Por um lado, tenho certeza absoluta disso; por outro, esse filme ainda precisa ser compatível com o selo “Made in Germany”, ou seja, a maior parte do valor agregado deve ser gerada na Alemanha e o restante, dentro da UE.
Com isso, a Romênia e a Ucrânia ficam de fora, também devido à sua produção não estável em termos de processo.
Pelo que sei, a Wernigeroder apenas fabrica filmes planos e placas por conta própria e compra o restante, por exemplo, da Fotokemika ou da Foma.
Atenciosamente,
Franz