Gast
Olá a todos,
Após uma pausa de cerca de 20 anos, motivado pelo interesse da minha filha, resolvi voltar a me aventurar no retoque de fotos em preto e branco. De alguma forma, sinto que tenho uma grande lacuna nesse assunto, e não apenas no que diz respeito ao papel multigrade. Pelo que li até agora, isso não representa nenhum problema com os filtros adequados. O ideal seria uma cabeça de gradação ou de mistura de cores. Ainda tenho um Opemus 5 em uso e gostaria de equipá-lo com uma cabeça de mistura de cores, pois essa utilização me parece mais fácil do que montar os filtros manualmente e colocá-los na gaveta. De acordo com a descrição, o modelo adequado seria o Meochrom, mas não o encontrei no eBay nos últimos dias. No entanto, encontrei lá o modelo mais recente, o Color 3. Alguém aqui poderia me dizer se esse aparelho se encaixa sem problemas no Opemus 5? Infelizmente, não encontrei nada no site da Meopta; lá diz apenas que eles se encaixam em todos os modelos mais recentes, e o meu provavelmente não se enquadra mais nessa categoria.
Uma pergunta sobre essas bases para negativos sem vidro: os negativos são cortados em partes individuais e encaixados em uma espécie de máscara (semelhante a molduras de diapositivos) e, em seguida, inseridos individualmente na base para ampliação? Ou a máscara é fixada na base para negativos no lugar das duas placas de vidro e a tira de filme é passada por ela como de costume?
Adendo sobre as plataformas de negativos sem vidro: infelizmente não consigo encontrar a página novamente; nela era oferecida uma plataforma de filme sem vidro, nas laterais da qual o filme é puxado por pelos (de camelo?), o que deve impedir a carga estática e até mesmo “sugar” a poeira da tira de negativo. Isso é verdade? Algo assim também se encaixa no Opemus 5?
Bom resto de fim de semana,
Thomas
cfb_de
Olá, Thomas,
- Não dá para adaptar um Color 3 ou um Color 4 a um Opemus-5 sem um grande esforço. Adivinha por que eu fiquei tão empolgado quando encontrei um Meochrom no eBay...
- A plataforma sem vidro funciona exatamente da mesma forma que a que tem vidro. Em vez das placas de vidro, usam-se chapas perfuradas. Comprei a base de imagem do Opemus-6, que é compatível.
- Não dou muita bola para os pincéis de pelo de camelo em uma base de imagem. Basta um grão de poeira ali para aparecerem linhas de telégrafo em todos os negativos. Mas, com um pouco de esforço, dá para adaptá-los para uma base Opemus.
Atenciosamente,
Franz
Gast
Olá, Tomy,
Pelo que sei, os novos discos de mistura de cores não são compatíveis com o Opemus 5. Além disso, parece que nem todas as gradações multigrade podem ser realizadas sem problemas com o antigo Meochrom. Para as gradações mais altas (4 e acima), isso parece não ser possível.
Quanto aos insertos sem vidro: recomendo, pois reduzem consideravelmente o incômodo com o pó. Eles são simplesmente inseridos no lugar dos insertos de vidro e você pode usar a base de filme como de costume. Não é preciso cortar nada. No entanto, acho que eles são problemáticos no formato 6x6 — não consigo obter um alinhamento plano adequado e preciso deixar a placa de vidro dentro, pelo menos na parte inferior.
Considero uma “plataforma de pelo de camelo” para o Opemus mais uma piada ou algo feito em casa. Também não sei bem se isso faz sentido. Já pensei em montar um ventilador na plataforma de negativos para soprar o pó constantemente. Mas, até agora, é só uma ideia.
cfb_de
Olá, Bernd,
Além disso, parece que nem todas as filtragens multigrade podem ser realizadas sem problemas com o antigo Meochrom
isso é simplesmente
errado! Hoje ampliei alguns negativos não muito simples e usei toda a gama de 0 a 4,5. Funciona sem problemas.
E mesmo que a densidade do filtro não seja suficiente para a gradação 5 ou 0: não há problema algum em usar um filtro adicional.
Embora isso seja supérfluo no meu caso, meu Meochrom já possui filtros de interferência; estes não desbotam.
Mas toda essa discussão é, de qualquer forma, acadêmica: se o Thomas quiser atualizar seu Opemus-5, ele não terá como evitar o Meochrom. Nada mais se encaixa nele e as gaiolas cinzas bem antigas não possuem filtros de interferência.
Atenciosamente,
Franz
MirkoBoeddecker
Temos uma cabeça de impressão desse tipo em estoque.
Mas, infelizmente, devido à legislação absurda, só posso oferecê-la como não funcional e com o cabo cortado.
Na verdade, é claro que ela funciona perfeitamente, desde que receba alimentação de 12 volts.
Condição: Muito boa.
Preço: 50 €.
Mirko
PS Thomas: Você já baixou nosso catálogo? Todas as perguntas feitas são respondidas lá. Talvez seja do seu interesse.
http://www.fotoimpex.de/catalogus_novus_im..._compressus.pdf
Gast
Olá a todos,
muito obrigado pelas respostas esclarecedoras. Agora já sei o que (não) dá certo.
E aí, Franz,
já dei uma olhada no seu site, ficou bem legal. Tinha pensado em te mandar uma mensagem privada, mas depois vi o link para este fórum. Não sou muito de fóruns, mas aqui funciona muito bem e quem responde são exatamente as pessoas certas ;-)
E aí, Mirco,
é claro que já visitei o site de vocês e também dei uma olhada no catálogo. Aqui no fórum já surgiu a pergunta de por que vocês não têm uma loja virtual. A resposta foi que, de qualquer forma, sempre ficam questões em aberto que precisam ser esclarecidas. E esse também é o meu caso. Quando eu tiver tudo pronto, vou entrar em contato por telefone (não é uma ameaça ;-)
Obrigado pela oferta do Meochrom com o cabo cortado e sem transformador: mas, para ser sincero, o preço de 50 euros me parece, de primeira, muito alto. Também não deve ser fácil conseguir um transformador da classe de potência adequada. Eu nem sei quantos watts ele precisa, só sei que transformadores com mais de 120 watts são bem caros. Vou ficar de olho no mercado de usados por enquanto, lá tem os modelos mais novos por muito menos (pelo que percebi até agora). Talvez eu acabe comprando um Opemus 6 por um preço bem baixo, com todos os acessórios, e venda o meu 5. Mas com certeza vocês se entendem melhor no mercado de usados.
Tenham um ótimo dia,
até a próxima,
cu Thomas
MirkoBoeddecker
Olá, Thomas,
É claro que não podemos competir com o eBay.
Mas, em contrapartida, oferecemos garantia e assessoria.
Você precisa comprar o transformador separadamente para todos os refletores coloridos Meopta de 100 watts (sejam eles antigos ou novos). Portanto, verifique se ele está incluído no leilão.
O transformador de 12 V/100 W está disponível em qualquer loja de materiais de construção por um preço baixo, como transformador para lâmpadas halógenas, naqueles sistemas em que você estica um fio e pendura vários pequenos refletores halógenos. Ou como original da Meopta por 79 euros.
Apenas o Color 4 ES possui um transformador embutido. No entanto, isso não é uma vantagem real, pois, como o transformador embutido precisava ser mais leve, ele só consegue reduzir a tensão para 82 volts. As lâmpadas para ele custam quatro vezes mais do que as de 12 V e, além disso, têm apenas 85 watts.
Ainda podemos baixar um pouco mais o preço, mas para isso você precisa ligar.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Oi, Mirko,
É assim mesmo quando se faz suposições em vez de se certificar. Eu presumi que o transformador tivesse pelo menos 150, se não 250 watts. Quem sabe ler está claramente em vantagem! Agora eu mesmo verifiquei que são apenas 100 watts e isso, de fato, não é um grande problema (financeiro).
Em cerca de 10 a 14 dias, estarei com a Duka pronta o suficiente para poder colocar os aparelhos nela. No máximo até lá, vou ligar, pois ainda faltam muitas outras coisas.
Quanto ao Meochrom, agradeço desde já pela disposição para negociar e vou me referir a você. Só para o caso de não falarmos diretamente por telefone.
Até lá...
Até mais, Thomas
PS: acabei de perceber que escrevi seu nome errado há pouco, desculpe por isso.
Gast
Boa noite, Tomy,
Há cerca de dois anos e meio, eu me sentia exatamente assim, embora minha pausa tenha durado “apenas” 8 ou 9 anos...
Uso a mesa de revelação Opemus 5 sem vidro desde que me lembro; ao diminuir a abertura para f/5,6, a planicidade é suficiente; para 6x6, uso a mesa padrão, com vidro normal; poeira ou anéis de Newton não foram um problema até agora.
Não se preocupe com a filtragem; não quero estragar o negócio para vocês, mas, na minha opinião, um conjunto de filtros funciona muito bem. Em 90% das minhas cópias, fico apenas entre as gradações 1,5 e 2,5.
Um pequeno aviso: o papel multicontraste (eu uso o Macospeed dos anfitriões do nosso fórum) é sensível à luz “tradicional” amarelo-esverdeada da Duka; isso me confundiu um pouco no início. Compre uma lâmpada Duka vermelha.
Aliás: pode ficar animado, comparado com “antes”, trabalhar (…) com Multigrade é um verdadeiro prazer.
Atenciosamente
Axel
MirkoBoeddecker
Oi, Axel,
qualquer papel multigrado ficará esmaecido sob luz amarelo-esverdeada.
Em alguns casos mais, em outros menos, dependendo da sensibilização ou dessensibilização.
PORQUE: o verde atua na emulsão macia e o azul na dura.
É por isso que se bloqueia a emulsão macia com magenta e a dura com laranja.
O papel de fixação convencional (por exemplo, BN111 etc.) era sensível apenas ao azul e, portanto, podia ser processado com quase todas as outras cores situadas mais acima no espectro de cores.
Estou insistindo tanto nisso porque, infelizmente, isso é feito de forma errada repetidamente e nem todos percebem o truque como você. A consequência, infelizmente, é muito frequente: frustração e, mais tarde, desistência da tentativa inicial ou desperdício desnecessário de material e mudança para outros papéis.
Mirko
Gast
E aí, Axel,
Quero muito experimentar essas plataformas sem vidro. Tenho uma lembrança muito ruim daquelas duas de vidro. De alguma forma, pareciam sempre que não estavam transparentes (sempre com uma névoa por dentro). No fim das contas, as fotos ficaram todas boas. Para os meus padrões da época. Acabei de rever algumas fotos antigas com a minha filha, grrrr.
> A propósito: pode ficar animado, comparado com “antes”, trabalhar (???) com Multigrade é um verdadeiro prazer.
Também imagino que o papel Multigrade seja muito bom, principalmente porque é muito fácil conseguir a imagem ideal. Para filtrar, eu queria justamente esse Meochrom, porque imagino que o manuseio seja mais fácil. É claro que o Opemus 5 tem a gaveta de filtros, mas procurar o filtro, colocar na gaveta, tirar o filtro de novo (com meus dedos grossos) e guardar de volta — aí me pareceu que o Meochrom seria a solução mais prática. Bem, ainda não chegou a hora. Por outro lado, esses filtros são _muito_ baratos.
> Compre uma lâmpada Duka vermelha.
Como me dou bem com ela, sempre a usei. No começo, também entrei em pânico, com medo de causar erros com luz muito forte. Agora, não preciso mudar nada.
Até mais, Thomas