Bonderer
Queria saber se há mais gente tão maravilhosamente maluca quanto eu.
Eu uso uma
Kienzle C 69, com cabeça de gradação dividida, controlador e o módulo Comfort.
Depois, uma Thermaphot ACP 252 totalmente recondicionada para 24x30,
processador de filmes TAS da Heiland
e todo o material de sempre: bandejas, latas, lentes, etc.
Agora tenho também um armário de laboratório com uma cuba de laboratório acoplada.
No que diz respeito ao laboratório, estou agora super bem equipado.
€
Wolf_XL
... não é? Não é só você:
?
Leitz V35 com módulo Color e Splitgrade
Durst Laborator 1000 com cabeçote Color e Splitgrade
Ampliador Minox com todos os acessórios
Controlador Splitgrade com módulo Comfort
RCP 20, adaptada para RA4
Jobo Printlab 3503
Armário de secagem Meteor
Vários secadores PE, prensa de secagem Bächer
?
e ainda um monte de outras coisas das quais não consigo me desfazer, embora na verdade não precise delas... ;-)
sputnik
Wolf_XL
...Você não vai querer ficar na perna de novo, vai??? :-P
Ewald
Queria saber se há mais gente tão maravilhosamente maluca quanto eu.
Eu uso uma
Kienzle C 69, com cabeça de gradação dividida, controlador e o módulo Comfort.
Depois, uma Thermaphot ACP 252 totalmente recondicionada para 24x30,
processador de filme TAS da Heiland
e todo o equipamento de sempre: bandejas, latas, lentes, etc.
Agora tenho também um armário de laboratório com uma cuba de laboratório acoplada.
No que diz respeito ao laboratório, estou agora perfeitamente equipado.
€
Tenho um ampliador Super Chromega até 4x5" e um Jobo C 6006 para o formato de filmes em rolo até 6x7 cm.
Aqui estão duas fotos, sapata e contra-sapata [ATTACHMENT NOT FOUND][ATTACHMENT NOT FOUND]
Rolf-Werner
Eu também tenho exatamente esses dois. Quando preciso, coloco o Jobo “debaixo” do Omega... :)
€
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
€
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Andibu
Olá, estou adorando ver as fotos (é reconfortante saber que não sou o único com essa “loucura”). Quando tiver oportunidade, também vou postar uma ou duas fotos — embora não consiga acompanhar muito bem o nível aqui.
Atenciosamente,
Andi
Ewald
Eu também tenho exatamente esses dois. Quando preciso, coloco o Jobo “debaixo” do Omega... :)
€
Oi,
com conexão de água, ótimo. Mas não há problema, na sala ao lado da minha tem torneira e ralo no chão.
Durante a ampliação, não preciso de mais água. O importante são as placas de aquecimento Kaiser para impressões coloridas
e a lâmpada Osram Duka 50, temperatura ambiente uniforme e uma janela no porão para ventilação.
Atenciosamente,
Ewald
€
Duka1.jpg
€
Duka2.jpg
Rolf-Werner
Mas o sistema de água é bem improvisado. Esta é a parte de trás do nosso galpão, e “ao lado” ficam as framboesas :)
€
Por isso também não havia ralo. Tenho um sistema de elevação (bomba com flutuador) embaixo da bacia, que bombeia a água pela mangueira amarela até o ralo ao lado. A tubulação de entrada de água também é simplesmente conectada por uma mangueira à torneira do galpão.
€
Por isso, no inverno, eu posso/preciso esvaziar tudo completamente. E instalei um pequeno aquecedor de água instantâneo, que aquece a água até uma temperatura utilizável de 18 a 20 graus (conectado apenas a uma fase). Para água quente, tenho o aquecedor de água acima da pia da cozinha.
€
Atenciosamente,
Rolf
StraDi
Olá, pessoal,
nesse aspecto sou mais da velha guarda... Não preciso de eletrônica para o preto e branco, isso a massa cinzenta atrás dos olhos já resolve :) Fora isso:
Ampliador Kaiser VCE 7002 AF até 6–7 cm
Ampliador Kaiser VCE 7005 AF até 6–9 cm
Wallner LMC 100
Temporizador digital Hauck
Aquecedor de bandejas de fabricação própria e movimento motorizado das bandejas para P&B e RA-4 (até 40–50 cm). A adega, com cerca de 15 m², está sendo transformada em um laboratório fixo. Ou seja, iluminação Duka instalada de forma permanente com duas lâmpadas Osram Duka 50, câmara de luz na entrada e áreas de trabalho separadas para processos úmidos e secos.
Até mais...
Dirk
sputnik
...Você não vai querer ficar na perra de novo, vai??? :-P
?
Como é possível ter ideias tão absurdas! :-)
?
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Rolf-Werner
Olá, pessoal,
Aquecedor de bandejas feito em casa e sistema motorizado de movimentação de bandejas para s/w e RA-4 (até 40–50 cm). A cave, com uns bons 15 m², está atualmente sendo transformada em um laboratório fixo. Ou seja, iluminação Duka instalada de forma permanente com duas lâmpadas Osram Duka 50, câmara de luz para a entrada e áreas de trabalho separadas para processos úmidos e secos.
Até mais...
Dirk
?
Isso parece interessante: aquecedor de bandejas feito por você mesmo... Conta aí!
?
Atenciosamente
Rolf
Ewald
Olá, pessoal,
nesse aspecto sou mais da velha guarda... Não preciso de aparelhos eletrônicos para o preto e branco, isso a massa cinzenta atrás dos olhos já resolve :) Fora isso:
Ampliador Kaiser VCE 7002 AF até 6–7 cm
Ampliador Kaiser VCE 7005 AF até 6–9 cm
Wallner LMC 100
Temporizador digital Hauck
Aquecedor de bandejas de fabricação própria e movimento motorizado das bandejas para P&B e RA-4 (até 40–50 cm). A adega, com cerca de 15 m², está atualmente sendo transformada em um laboratório fixo. Ou seja, iluminação Duka instalada de forma permanente com duas lâmpadas Osram Duka 50, compartimento de luz para a entrada e áreas de trabalho separadas para processos úmidos e secos.
Até mais...
Dirk
Olá, Dirk
Li RA-4 aqui. Há anos frequento fóruns de fotografia, mas nunca encontrei ninguém que quisesse conversar comigo sobre ampliação colorida. Ou seja, sobre filtragem, uso do cartão cinza etc. Embora eu ache que tenho bastante segurança na filtragem de filmes e até tenha escrito um pequeno guia que foi bem recebido, nunca houve uma troca de experiências.
Filtrar cores não é tão fácil assim quando não se sabe o caminho certo, por isso quase ninguém se atreve a tentar. Com 150 ajustes de magenta e 150 ajustes de amarelo, é possível formar 22.500 combinações, das quais apenas uma é a correta para o filme em questão. Em média, porém, consigo chegar ao resultado desejado com 4 a 5 tiras de teste; acho que isso já daria para iniciar uma pequena conversa. Já no preto e branco, por outro lado, a discussão não tem fim... estranho.
€
Abraços,
Ewald
Rolf-Werner
Olá, Ewald,
?
Seria muito interessante conhecer suas experiências. Tenho a intenção de voltar a revelar fotos coloridas no futuro. Até mesmo me aventuraria a revelar os filmes (C41) por conta própria. Por enquanto, a revelação em banho não entra em questão para mim, pois não tenho aquecedor de banho. Consigo manter a temperatura mais estável no tambor; além disso, assim posso manter a luz acesa. Já fiz fotos coloridas antes, na época com produtos químicos da Tetenal e CIBACHROME. Deu muito certo, não foi nada difícil.
?
Espero poder voltar a fazer isso em breve. Primeiro preciso encomendar o material e, depois, ter tempo. E também preciso tirar fotos ;)
?
Talvez devêssemos abrir um novo tópico para isso, porque o assunto aqui já não se encaixa mais :)
?
Atenciosamente,
Rolf
Ewald
Olá, Ewald,
?
Gostaria muito de saber sobre suas experiências. Tenho planos de voltar a revelar fotos coloridas no futuro. Até mesmo me aventuraria a revelar os filmes (C41) por conta própria. Por enquanto, a revelação em banho não entra em questão para mim, pois não tenho aquecedor de banho. Consigo manter a temperatura mais estável no tambor; além disso, assim posso manter a luz acesa. Já fiz fotos coloridas antes, na época com produtos químicos da Tetenal e CIBACHROME. Deu muito certo, não foi nada difícil.
?
Espero poder voltar a fazer isso em breve. Primeiro preciso encomendar o material e, depois, ter tempo. E também preciso tirar fotos ;)
?
Talvez devêssemos abrir um novo tópico para isso, porque o assunto aqui já não se encaixa mais :)
?
Atenciosamente,
Rolf
Ewald
Olá, Ewald,
?
Gostaria muito de saber sobre suas experiências. Tenho planos de voltar a revelar fotos coloridas no futuro. Até mesmo me aventuraria a revelar os filmes (C41) por conta própria. Por enquanto, a revelação em banho não entra em questão para mim, pois não tenho aquecedor de banho. Consigo manter a temperatura mais estável no tambor; além disso, assim posso manter a luz acesa. Já fiz fotos coloridas antes, na época com produtos químicos da Tetenal e CIBACHROME. Deu muito certo, não foi nada difícil.
?
?
?
Atenciosamente,
Rolf
Oi, Rolf,
Vai ser um tópico pequeno, com só duas pessoas, mas tudo bem.
O revelamento de filmes coloridos é mais rápido do que o de filmes P&B, cerca de 15 minutos.
Revelar fotos no tambor leva muito tempo quando se trata de várias fotos pequenas. Sem luz, eu não conseguiria trabalhar. Recomendo a lâmpada OSRAM DUKA10. Comprei os aquecedores de bandejas no eBay por cerca de 60 € cada; é o melhor que se pode ter como revelador de cores em bandejas. Uma foto (com visibilidade total) leva 2 minutos para mim (sem secagem); nenhuma máquina que eu conheça consegue isso.
No final da sessão, só preciso enxaguar 3 bandejas e colocar os produtos químicos nas garrafas.
Atenciosamente,
Ewald
Rolf-Werner
Nunca trabalhei com RA-4, mas pretendo começar a experimentar ao longo deste verão. Nos anos 80, os produtos químicos eram bem diferentes. Naquela época, eu só revelava em tambor. Mas, naquela época, também era relativamente caro; só valia a pena para cópias maiores, a partir de 18x24, porque elas ainda eram muito mais caras nas lojas.
€
Os resultados, porém, em parte duram até hoje; alguns ficaram um pouco manchados com o tempo.
€
Ok, espero que não cheire muito mal quando estiver com temperaturas mais altas na bandeja. Vou simplesmente experimentar. Mas preciso ter um tempinho para isso, e não sei como as coisas vão se desenrolar este ano. Há alguns projetos maiores a caminho na empresa.
€
Quando penso nos vermes de casca – já comprei algumas coisas antecipadamente, mas agora quero finalmente começar. Não vou comprar um monte de coisas só para depois perceber que não preciso disso nem daquilo. Então vou começar com o tambor e depois vou avançando, acho :)
€
Obrigado pelos conselhos, me deram ânimo!
€
Rolf
StraDi
Olá,
sim... quando se transforma a profissão em paixão... e vice-versa :)
Após a mudança do ano passado, a cave de 15 m² foi reformada. Barreira de luz para a porta composta por duas cortinas opacas, iluminação Duka acionável a partir da mesa do ampliador, lâmpadas de luz normal para a iluminação “normal”, grande mesa de trabalho com mesa de luz normal, amplificador de cores Kaiser VCE 7005 AF com foco automático eletrônico, fonte de alimentação com tensão estabilizada, computador de laboratório Wallner LMC100 e temporizador, máquina de revelação contínua Durst Printo Dry-Dry RA-4, diversas bandejas para p/b, provetas/copos de vidro/garrafas de vidro (provenientes da liquidação de uma antiga farmácia), termômetro de laboratório, cortadora, ferramentas de laminação, aquecedor para frascos de produtos químicos e aquecimento de bandejas (de fabricação própria), diversas caixas JOBO e Patterson, temporizador de processo, lavador de barita e muito mais.
Na verdade, tudo o que se precisa em um laboratório de p&b e colorido :) Recebi a Printo de graça e agora estou colocando-a em funcionamento novamente (faltam algumas peças pequenas e dois rolos estão colados). Dá para até 30x40 cm RA-4. É para “prazer pessoal”... para trabalhos especializados, uso meu laboratório grande (Durst Pictograph, Jobo ATL, Colenta RA-4, etc.).
Até mais...
Dirk