joerngreuling
Olá,
Alguém aqui tem experiência com o revelamento reverso (por exemplo, com o kit de revelamento reverso da Foma) do Neopan 1600? Infelizmente, esse filme não dá certo no processo SCALA, pois o banho de branqueamento não consegue clareá-lo dentro do tempo normal de branqueamento no revelamento contínuo.
Caso alguém tenha experiência com o revelamento reverso do Neopan 1600 ou também do T-Max 3200, eu gostaria de saber os tempos de revelação e a configuração de sensibilidade na exposição.
Saudações de Hamburgo
Jü
MirkoBoeddecker
Jün,
Tem certeza de que o filme não fica claro com o banho de branqueamento ou será que você está confundindo isso com o suporte cinza sobre o qual esses filmes são revestidos??
Com essa sensibilidade, todos os fabricantes utilizam, além da proteção contra halos, um suporte tingido de cinza, e isso não dá para “branquear”.
Em outras palavras: nem o TMZ nem o Neopan 1600 ficam totalmente transparentes.
Mirko
Gast
Olá, Mirko,
Sei que não é possível eliminar a leve coloração esverdeada do suporte no revelamento reverso. No entanto, ela não é tão intensa a ponto de me impedir, de forma geral, de fazer o revelamento reverso do Neopan 1600. O problema não é a coloração, mas o banho de branqueamento sem dicromato de potássio, que aparentemente não é forte o suficiente para realizar seu trabalho dentro do tempo normal de branqueamento no processo contínuo de revelação SCALA com o Neopan 1600, de modo que se obtêm diapositivos com aspecto manchado. Segundo a Dormoolen, onde mandei revelar por inversão, a título de teste, um Neopan 1600 exposto a 1600 ASA, seria necessário obter o Neopan 1600 com um tempo de branqueamento prolongado ou um banho de branqueamento contendo dicromato de potássio, de modo a torná-lo tão nítido quanto possível, considerando a coloração do suporte. No entanto, prolongar o tempo de branqueamento não seria possível no processo contínuo da SCALA, pois não seria economicamente viável, e o dicromato de potássio simplesmente não é mais permitido na UE.
Atenciosamente, Jün
PS: Talvez você tenha outra dica para mim: estou procurando um filme P&B que eu possa realizar a exposição a 1600 ou 3200 ASA e realizar a revelação como diapositivos P&B, e que produza resultados que sejam, pelo menos em termos de qualidade, comparáveis a um SCALA com aumento de sensibilidade correspondente. O próprio SCALA com aumento de sensibilidade para 1600 ASA é muito caro para mim em revelação em laboratório especializado, já que aqui eu já
MirkoBoeddecker
Olá, Jän,
A única coisa que posso te sugerir é: fazer você mesmo.
Todas as outras opções fracassam não por causa do problema em si, mas por causa da sua restrição em relação aos custos.
Em outras palavras: as alternativas possíveis certamente serão ainda mais caras do que o SCALA +3.
Nosso pacote de revelação para 8 filmes custa 18 euros (não verifiquei agora, pode estar um pouco errado), uma lata de revelação custa 13 euros, um termômetro por cinco euros e pronto.
Atenciosamente,
Mirko
A propósito: alguém já revelou o Rollei hoch drei ao contrário?
Chegamos aqui a um tempo de revelação inicial de 25 minutos para o negativo. Nesse contexto, eu teria um interesse especial pelo tempo de revelação secundária. Acho que seria possível encurtá-lo se usássemos o revelador original para isso.
Gast
Olá, Mirko,
Essa era exatamente a minha intenção e, portanto, o motivo da minha pergunta inicial: fazer eu mesmo. Só que: qual seria o tempo de revelação se o Neopan 1600 fosse submetido a uma exposição a 1600 ASA? Pensei que talvez alguém já tivesse experiência com isso e eu pudesse evitar ter que ficar testando.
Atenciosamente, J
MirkoBoeddecker
O revelador Erst é um revelador potente e com excelente equilíbrio, cujo funcionamento é comparável ao do Maco LP Supergrain.
Caso já existam tempos de revelação para este revelador, você pode simplesmente utilizá-los. Acho que o tempo, sem aumento de intensidade, fica entre os habituais 7 a 11 minutos.
Gast
Obrigado, então vou começar com 9 minutos, só para testar.
Atenciosamente