canned
Olá, pessoal do fórum,
Onde posso medir o diâmetro da lente?
Quando olho para a lente pela frente, a medição deve ser feita a partir da parte externa ou interna do tubo?
Por dentro, o diâmetro é de ~40 mm; por fora, de ~43 mm.
Atenciosamente,
Canned
canned
Perguntas adicionais:
Quais são as diferenças qualitativas entre
- Filtros ND em folha
- Filtros ND cinza
- Filtros ND cinza com revestimento HTMC?
Atenciosamente e obrigado!
Canned
canned
Pergunta complementar II:
No momento, estou no limite com abertura f/16 e tempo de exposição de 2 a 5 segundos. Que fator ND (filtro de película ou filtro cinza) vocês escolheriam?
Atenciosamente e obrigado,
Canned
MirkoBoeddecker
Canned,
você precisa medir a rosca do filtro se quiser aparafusar um. As distâncias entre os diâmetros das roscas são grandes o suficiente para que você, na verdade, não precise levar em conta a profundidade da rosca. Então, meça de ponta a ponta e veja qual se encaixa melhor.
Quanto ao revestimento: os filtros de plástico, naturalmente, não têm revestimento. Mas isso também não é problema. Você usa esse filtro ND sob a lente no laboratório e não para fins de fotografia. Dificilmente existe luz mais perfeitamente direcionada do que o feixe que sai da parte inferior da sua lente de ampliação. O revestimento se torna importante quando os raios de luz incidem obliquamente na superfície do filtro e causam reflexos ou redução de contraste.
Duvido que você consiga perceber uma diferença entre um filtro de plástico e um filtro Heliopan com revestimento SHPMC durante a ampliação.
Como já disse, isso se aplica à filtragem SOB A LENTE DE AMPLIAÇÃO.
Não se aplica a filtros utilizados para fins de fotografia!!
Você precisará de pelo menos 2 dos nossos filtros.
Mirko
canned
Olá, Mirko!
Obrigado pela sua resposta (e pela paciência).
O diâmetro da rosca é de ~37 mm.
-> Ou seja, primeiro vem o filtro ND e depois a lente? (e não o contrário)
É possível cortar as folhas de filtro com uma tesoura?
Atenciosamente,
Canned
MirkoBoeddecker
Canned,
acho que, de alguma forma, não estamos nos entendendo...
O filtro cinza de que estou falando vai ficar no lugar onde agora está o seu filtro vermelho.
Ou seja, logo abaixo da lente de ampliação (por onde a luz entra no ampliador vinda de cima).
Não, você não pode cortá-lo — são filtros Lee, ou seja, essas peças de plástico transparente e resistentes.
Claro que você também pode rosquear um filtro cinza normal na rosca do seu filtro de lente, se essa placa de plástico não puder ser fixada.
Você precisa escolher o que for mais prático para você.
Atenciosamente,
Mirko
canned
Já entendi bem o que você quis dizer:
Infelizmente, a folha de filtro da Lee Filters não serve, pois no suporte de filtro abaixo da lente só cabem folhas redondas (o filtro vermelho é redondo, com 50 mm de diâmetro).
Mas tenho mais uma pergunta sobre os filtros cinza que se aparafusam na rosca da lente: existem modelos de lentes que não permitem isso? Pelo que sei sobre lentes, a rosca fica no sentido do comprimento (não na circunferência!) e é a extremidade mais externa da lente. Na minha lente de ampliador (Rodegon 50 mm, diâmetro da rosca ~37 mm), há um tubo menor dentro do tubo roscado, que é ~1 cm mais longo no sentido do comprimento; ou seja, quando rosqueado, essa peça aparentemente se projeta para dentro do ampliador.
Em outras palavras: existem diferentes tipos de filtros que podem ser montados na lente de maneiras diferentes?
Provavelmente terei que levar a lente a uma loja especializada :blink: . Talvez alguém saiba a resposta mesmo assim?
Atenciosamente,
Canned
Gast
Espera aí, :rolleyes:
as folhas de filtro Lee são feitas para lâmpadas; não são filtros de gelatina como os Wratten da Kodak e (na verdade) não foram concebidas nem são adequadas para serem colocadas em qualquer parte do sistema óptico! Claro, eles não são ruins, mas ainda assim são filtros para lâmpadas — você precisa apenas ponderar o custo e o resultado; conheço pessoas que, por falta de um filtro vermelho, colocaram algo assim manualmente na frente da lente e o resultado ainda assim é impressionante. Eu, no entanto, em caso de dúvida, optaria por um filtro de verdade — seja de gelatina ou de vidro.
O que o Mirko tentou te vender naquele outro tópico deve ser um filtro de resina, ou seja, plástico colorido na massa; ele provavelmente também serve, mas não dá pra cortar — talvez baste simplesmente tirar o filtro vermelho do suporte e colocar o ND por cima — só toma cuidado pra não ter arranhões.
Filtro cinza ND — o ND significa Neutral Density, ou seja, densidade neutra.
Filtro cinza ND HTMC significa apenas que eles têm revestimento multicamadas (MC = Multicoating); Mirko já deixou claras as diferenças.
0,3 = 1 stop
0,6 = 2 stops
0,9 = 3 stops
1,2 = 4 stops
e assim por diante, mas normalmente não há nada acima de 1,2; nesse caso, seria preciso aparafusar vários filtros uns sobre os outros — e é aí que se revelam as diferenças entre os filtros de vidro da Tiffen e qualquer porcaria da HAMA; em fornecedores de fotografia amadora de baixo custo, geralmente nota-se uma tonalidade marrom acentuada. As folhas de filtro de luz da Lee não se saem melhor nesse aspecto. Será que isso faz diferença? Não faço ideia :blink:. Mas imagina que você queira imprimir a mesma foto novamente em um tamanho maior — como o tempo de exposição ficaria muito longo, você decide retirar os filtros ND — e voilà, surge uma tonalidade de cor na direção oposta, já que você já havia compensado a tonalidade marrom na cópia menor.
Atenciosamente,
Matthias
P.S.: Vá com a lente até a loja de fotografia e tente encaixar filtros de diferentes tamanhos... em caso de extrema necessidade, de vez em quando aparecem no eBay esses suportes de plástico para filtros de gelatina (parecem um anel com quatro parafusos de plástico brancos, com os quais dá para ajustar a coisa a quase todos os tamanhos de lente), junte um ND e pronto.