Gast
Mirko,
Acabei de ler que vocês agora estão trabalhando em parceria com a Retrographic — eles distribuem apenas os seus produtos, ou também o contrário? Os papéis Slavich, que parecem bastante antiquados, poderiam ser interessantes para a impressão lith, especialmente o Bromportrait...
Roman
MirkoBoeddecker
Roman,
já me pronunciei aqui e ali sobre a Slavich.
Em princípio, não considero sensato incluir mais um papel barítico preto frio.
Já temos o Fomabrom, o Vario Classic, o Polykaltton, o Ilford, o Kodak, o Agfa e outros.
Todos têm um papel preto frio no sortimento, com Vario e gradação fixa, e todos vendem muito mal.
O que falta no mercado atualmente são papéis brilhantes Polywarmton (por exemplo, da Forte ou da Ilford). Mas a Slavich também não tem nada a oferecer nesse sentido.
Na Retro, também quase não há mais tamanhos e gradações em estoque...
Vocês podem nos adiantar os 10.000 euros necessários para estocar e oferecer o sortimento de forma adequada? B)
No momento, precisamos realmente de cada centavo para ajudar a Forte.
Se a Retro fizer um novo pedido, nós entramos na jogada. Além disso, vocês podem adquirir tudo o que estiver disponível na Retro através de nós.
Isso é claro. ;)
Mirko
Gast
Olá,
O papel Kentmere não seria uma boa opção para um papel de tom quente como esse? Dizem que o Kentona se aproxima bastante do Record Rapid. Ou será que vocês já testaram a linha de tintas Azomures e Fohar nesse tipo de papel?
Roland
MirkoBoeddecker
Roland,
A Azomures já não existe. Agora só fabricam fertilizantes.
Certamente ainda existem alternativas ao Forte, mas nenhuma chega realmente aos pés dele.
Além disso, o Kentmere é bem mais caro.
Pelo que sei, a Fohar também só (tinha) esse tipo de produto em gradação fixa.
Vamos nos esforçar para oferecer uma alternativa a vocês caso o Forte em tons quentes se esgote — e (ainda) não tenha chegado nenhum novo —, mas eu preferiria que o maior número possível de vocês continuasse com o Forte. Quanto mais demanda vocês puderem gerar agora, mais provável será que o “administrador” diga que vamos continuar.
Mirko
Gast
Olá,
por que o Kentmere seria tão caro? O papel fotográfico é bastante acessível, e, se não me engano, o preço acaba sendo semelhante ao do Ilford, o que eu conseguiria arcar. O que me falta é mais tempo e, agora, provavelmente, papel fotográfico do meu gosto do que dinheiro para ampliar as fotos.
Caso a Fohar — infelizmente, meu búlgaro é muito fraco para decifrar o site deles — tenha um papel de tom quente com gradação fixa, seria possível fabricá-lo como substituto do Fortezo ou oferecê-lo em embalagens originais?
É claro que estou satisfeito com os papéis Forte, mas se realmente não houver mais, é preciso procurar uma alternativa.
E, nesse caso, eu gostaria de um papel clássico de gradação fixa com tom quente e suporte de barita, pois o Fomabrom não é adequado para todos os tipos de imagem (paisagens e retratos são reproduzidos de forma muito modesta com ele).
Roland
PS: Muito obrigado por ainda se empenharem em nosso hobby e por nem todos terem migrado para o digital.
Gast
Olá,
mais uma pergunta que talvez pareça bem boba, mas de onde vem isso? A Azomures não fabrica mais materiais fotográficos? Dei uma olhada mais detalhada no site e encontrei um título chamado “materiais fotossensíveis” junto com a mensagem “em construção” em um belo gráfico. Na minha opinião, isso significa apenas que o site ainda não está pronto, mas não posso concluir que a empresa tenha parado de fabricar materiais fotográficos.
Roland