MatthiasStark
Olá a todos,
Como parece que ninguém no fórum da concorrência tem coragem de responder à minha pergunta, vou tentar aqui novamente. Talvez este fórum não seja tão adormecido quanto sempre dizem.
Gostaria de saber se uma pré-exposição difusa para difração de contraste no papel RA-4 funciona de maneira semelhante ao papel P&B. Talvez alguém já tenha tentado algo assim; caso contrário, provavelmente terei que testar tudo isso por conta própria.
Ficaria muito feliz em receber experiências e ideias de qualquer tipo.
Atenciosamente,
Matthias
Gast
Olá, Mathias,
Em todos os grandes laboratórios e minilabs, o papel colorido é pré-exposto há muito tempo. Antigamente no processo EP-2, hoje no RA-4. No processo de positivo colorido, essa é a única maneira de equilibrar os contrastes dentro de certos limites. Fala-se de “difração de gradações por pré-exposição subliminar”. No laboratório especializado ou em sua casa, você pode escolher entre papéis com diferentes reproduções de contraste — o Kodak Portra, por exemplo, está disponível na versão Portrait. É claro que isso não é o mesmo que o papel multigrade no processo de preto e branco.
Portanto, você precisa testar individualmente como o material RA-4 reage à pré-exposição no seu laboratório caseiro. Normalmente, a exposição ocorre na Zona I ou II — coloque o disco difusor na frente da lente de ampliação e pronto. É possível que você precise ajustar sua filtragem básica. Experimente — e compartilhe suas experiências conosco. Aqui e no fórum do concorrente.
Atenciosamente,
Stefan
MatthiasStark
Olá, Stefan,
Muito obrigado pela resposta rápida. Pelo menos agora sei que as chances de sucesso são boas. Já sei como fazer a pré-exposição, só não tinha certeza se isso funcionaria sem problemas com o RA-4 ou se haveria alterações de cor muito acentuadas.
Atenciosamente
Matthias