Gast
Olá, Mirko,
No novo catálogo da FOTOIMPEX, vocês apresentam um novo filme: o “CLASSIC PAN 100 ECO”. Além do Efke 100, eu também revelo o CP 200 como filme plano nos formatos 4x5 e 8x10. Infelizmente, ele não está disponível no momento (ou talvez já não exista mais?). Sempre revelei o CP 200 com bons resultados em Pyrocat HD e ABC-Pyro.
Posso usar o CLASSIC PAN 100 ECO como substituto sem ter que aceitar desvantagens? No caso de filmes planos, uma reprodução de detalhes um pouco menor não me incomoda, então isso não é motivo para eu não usá-lo. Mas como ele se comporta em reveladores piro?
O Classicpan 100 continuará disponível no formato 8x10 no futuro?
No site www.jandcphoto.com, notei que também há um CP 100. Trata-se do mesmo material? Lá ele também é oferecido no formato 8x10.
Qual é a emulsão utilizada nesse filme?
Muito obrigado pela resposta
Jürgen
MirkoBoeddecker
Olá, Jürgen,
O CP 100 ECO não se compara ao Classic Pan 200 e ao 400.
O filme é extremamente robusto e fabricado com tecnologia tradicional.
Ao contrário de outros filmes importados de baixo custo, ele possui um suporte cinza e, portanto, não apresenta “efeitos de sobreexposição”.
Os primeiros testes nos EUA mostraram que ele se comporta muito bem com reveladores piro e, além disso, é um material impecável (sim, é o mesmo).
Infelizmente, o primeiro lote não foi cortado nas medidas corretas e não cabia nas cassetes Linhof.
Como vocês certamente sabem, testamos todos os nossos materiais antes de oferecê-los a vocês (veja também o Lucky), por isso adiámos um pouco o lançamento do filme.
A nossa empresa parceira nos EUA foi mais rápida, pois lá existem outros tipos de cassetes e os filmes cabiam nelas.
Mas isso já está resolvido. Está a caminho uma nova remessa, que esperamos que chegue dentro de 2 a 3 semanas.
Conclusão: o preço é bom, então por que não experimenta o filme?
Também podemos mandar cortar o 8x10 com a próxima remessa.
Quanto ao CP 200 e 400: por favor, não fujam todos só porque a Forte está com problemas.
A Ilford também continua na ativa e a dívida dela é dez vezes maior do que a da Forte.
Nós estamos trabalhando e mantendo a bandeira da Hungria hasteada. Amanhã eles receberão nosso dinheiro para pagar a conta de luz. Em troca, receberemos filmes planos e papéis fotográficos como matéria-prima. Depois, mandaremos confeccioná-los. Em 4 a 6 semanas vocês terão o Classicpan de volta e, na primavera, veremos o que acontece.
Mirko
Gast
Olá, também gostaria de saber que tipo de emulsão se utiliza na câmera com o “Eco-Pan”. Será que ela tem alguma relação com o Agfa ISS ou será que hoje em dia o filme vem mais das regiões do Extremo Oriente?
MirkoBoeddecker
Até agora, esse material não estava disponível.
Ele é comparável a qualquer filme clássico de camada única de 100 ASA sem cristais de flack.
No entanto, nenhum outro filme é “idêntico” ao Classic 100 ECO.
O local onde é produzido é segredo comercial.
Mirko
uworischki
O ECO 100 também estará disponível em breve no formato 9x12?
MirkoBoeddecker
...provavelmente não, já que foi tão complicado "ensinar" o sistema de montagem 4x5".
Esse filme é muito barato. Isso só é possível porque aproveitamos os grandes pedidos de filme plano da nossa empresa parceira americana.
Mas eles não precisam de 9x12 por lá. Se você tivesse um encaixe traseiro padronizado internacionalmente, as cassetes de filmes planos 4x5" também serviriam...
Ou será que você é o orgulhoso proprietário das variantes Linhof com placa de pressão (suspiro...)? Eu, pelo menos, não trocaria isso pela Fidelity :-)
Mirko
uworischki
Infelizmente, não... Mentor 13x18 com máscaras redutoras para 9x12... então vou esperar pelo 100 da Efke...
uwe