canned
Olá, pessoal do fórum,
O manual de instruções de um analisador de cores Wallner mais antigo indica que o tempo de exposição deve ser de pelo menos 5 segundos. Essa informação ainda está atualizada? Estou trabalhando com um kit Tetenal RA-4.
Atenciosamente e obrigado!
canned
Gast
Canned,
acho que isso se deve a dois motivos:
a) A proporção relativa da luz mais quente ao ligar/desligar a lâmpada diminui (também dá para conseguir isso colocando um pedaço de papelão ou algo parecido na frente da lente);
b) Os tempos de exposição inferiores a 5 segundos são difíceis de manter com precisão (solução: usar um temporizador).
Atenciosamente
Ferdinand
Gast
TESTE: isso forma um smiley?
B)
canned
Obrigado pela sua resposta!
Já estou com 2 a 3 segundos e abertura f/16 (a menor abertura da minha lente). O que fazer?
Adicionar ciano e, em proporções iguais, magenta e amarelo, para prolongar artificialmente o tempo de exposição dessa forma?
Ou existem lentes (para ampliações em formato 35 mm) com abertura de 22 ou menor?
Atenciosamente,
canned
fotohuisrovo
Sim, isso tem a ver com a reprodutibilidade e com a proporção de luz vermelha em tempos de exposição muito curtos com lâmpadas HLX.
Na faixa de 8 a 20 segundos, você não terá nenhum problema e poderá trabalhar com confiabilidade. Feche a abertura de trabalho em 2-3 F (lente de ampliação) e continue ajustando a exposição correta com o controle de densidade (N.D. 0,0 até, na maioria das vezes, 0,6 = 2 aberturas).
Atenciosamente,
Robert
MirkoBoeddecker
É exatamente para isso que vendemos filtros cinza neutro, que podem ser colocados sob a lente.
Na verdade, eles são compatíveis com porta-filtros Beseler, mas, com um pouco de habilidade, podem ser usados em qualquer lugar.
Esse filtro é feito de plástico cinza neutro, tem fator de 2x, foi fabricado na época pela Lee Filters e custa 5 €.
Não se deve fechar a abertura para menos de f/8, pois isso reduz o desempenho da sua lente.
O que o Robert disse está certo. Isso também está no nosso guia de solução de problemas no laboratório de aluguel :-)
Atenciosamente,
Mirko
canned
Obrigado pelas respostas rápidas!
Vou tentar usar o filtro cinza neutro...
Atenciosamente,
canned
cfb_de
Mirko,
seria possível disponibilizar online o "Problem-Schießer" (que eu ainda não conheço)? Isso certamente esclareceria muitas dúvidas.
Atenciosamente,
Franz
(Ou será que eu simplesmente ainda não o encontrei?)
canned
Solução alternativa ao filtro cinza neutro: usar uma lâmpada de 75 watts em vez da habitual de 100 watts.
A propósito, como o conselho de Ferdinand se reflete na prática no resultado:
[font="Courier"]A proporção relativa da luz mais quente ao ligar/desligar a lâmpada diminui (com maior tempo de exposição)
É visível alguma tonalidade de cor?
A perda de qualidade com abertura 16 (ou < 8) é apenas um valor teórico — ou visível a olho nu (treinado)?
Atenciosamente,
canned
MirkoBoeddecker
Canned,
Não acho que a ideia da lâmpada de 75 watts seja muito boa.
1) Provavelmente ela tem uma temperatura de cor diferente e você vai ter que refazer toda a filtragem.
2) Os soquetes de cerâmica são sensíveis e, se você quiser voltar a fotografar em preto e branco, vai sentir falta da luz e terá que trocar a lâmpada de novo. No máximo quando a lâmpada ou o soquete queimar, o “investimento” no filtro terá valido a pena...
3) Muitas vezes, os soquetes são parecidos, mas não iguais, o que leva a uma lâmpada estragada......
Uma regra básica da ampliação colorida é: sempre faça a exposição por mais de 10 segundos, porque, se não, você vai se meter “na confusão”.
A lâmpada emite luz de cor diferente na fase de aquecimento, dependendo do seu “humor”.
Isso não é estritamente científico, mas é descrito de forma prática.
A consequência é: “Você se mata com filtros” e cada imagem fica com tonalidade de cor errada, apesar da troca de filtro.
Lente: isso é mensurável e comprovado. Não sei até que ponto isso fica visível na sua lente e na escala de ampliação que você utiliza.
Quanto maior, mais distorções de imagem. É claro.
Mirko
MirkoBoeddecker
Franz,
Isso está pendurado na parede do laboratório. Ainda não pensei em uma versão online no "allgemeinformat".
O que está pendurado lá refere-se, naturalmente, a essa DUKA específica e às suas particularidades (regeneração, filtragem de cores, uso do analisador etc.).
Vamos ver quando eu tiver tempo...
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Canned,
Considero as distorções opticas resultantes de uma abertura muito fechada uma questão puramente teórica. Certa vez, ampliei duas fotos (para 24 x 30), uma com abertura 8 e a outra com abertura 16 (é claro que ajustando o tempo de revelação). Nem eu nem outras pessoas notamos qualquer diferença.
Atenciosamente
Ferdinand
canned
Mirko,
Quais são as dimensões do filtro cinza neutro da "Lee Filters"? Onde ele deve ser montado? Você ainda tem algum em estoque?
O filtro cinza neutro também existe com fator 3 ou 4 -> ou seja, minha abertura atual de f/16 menos 3 = f/8 / ou menos 4 = f/5,6 -> estou entendendo certo?
Há perda de qualidade em termos de contraste com o filtro cinza neutro?
Atenciosamente,
canned
MirkoBoeddecker
O filtro mede 7,7 x 7,7 cm e só está disponível nesse tamanho.
Talvez você precise usar dois juntos.
No local onde for colocado, ele não deve causar grandes efeitos negativos na imagem — assim como o conjunto MG da Ilford, que se coloca sob a lente.
Desde que, é claro, ele não esteja totalmente sujo.

Mirko
Sim, claro, está disponível!
Merlin
Filtro cinza neutro
É possível fazer a focagem com o Paterson Kornscharfsteller usando um desses filtros?
E como fica com dois filtros?
Talvez seja importante: tenho uma cabeça colorida Durst CLS 66 (não me lembro da potência da lâmpada no momento)
Atenciosamente, Martin
Richard
É possível fazer a focagem com o Paterson Kornscharfsteller usando um desses filtros?
E como fica com dois filtros?
Olá, Martin,
se você ainda consegue focar com esses filtros depende, provavelmente, de quando a luz fica escura demais para você. Se, como sugerido aqui, você quiser usar o filtro para sair de uma abertura muito grande, feche a abertura sem os filtros e veja se ainda tem luz suficiente. Caso contrário, coloque os filtros só depois de focar...
Eu, pessoalmente, tenho gostado muito de usar as alavancas para girar os filtros no Meo Color3 :unsure: .
Atenciosamente,
Richard