MKL
Olá, Mirko,
Acabei de ver sua página de venda de aparelhos usados e fico um pouco na dúvida se você se informou corretamente. Na Alemanha, não existe obrigação de garantia. A responsabilidade do vendedor limita-se à descrição verídica do produto e à ausência de defeitos (a menos que explicitamente mencionado) no momento da entrega. Nesse caso, o vendedor deve provar, nos primeiros 6 meses, que a mercadoria estava em perfeitas condições no momento da entrega; depois disso, o ônus da prova recai sobre o cliente.
Você pode cobrar do comprador os custos de envio para devolução, desde que o valor da mercadoria seja de até 40 euros. Você pode reduzir a garantia para 1 ano. No entanto, ambos os pontos devem ser formulados nos Termos e Condições Gerais. Procure um aconselhamento jurídico de verdade e você verá que a situação não é tão dramática assim.
O mesmo se aplica às normas de segurança elétrica: basta remover o cabo de alimentação e indicar claramente que isso constitui um defeito. Atualmente, veem-se com frequência velhas prensas de secagem sem cabo, vendidas com o plugue para aparelhos frios com isolante cerâmico, hoje proibido para produtos novos. De modo geral, vale também para vendas entre particulares que artigos perigosos à saúde podem acarretar responsabilidade civil.
De qualquer forma, não consigo acreditar que, como empresário perspicaz, você não consiga pensar em nada melhor do que descartar os produtos usados e demitir pessoas.
Atenciosamente,
Michael
MirkoBoeddecker
Olá, Michael,
Obrigado pelas dicas. Eu já sei o que você quer dizer. Com alguns truques, dá para contornar os obstáculos.
Mas: que cliente compraria em uma loja especializada um ampliador com IVA e custos indiretos de pessoal incluídos, se o revendedor for obrigado a vendê-lo explicitamente como “inoperante” e com o plugue cortado??
Nesse caso, vou ao eBay e leilo uma versão original em bom estado de particular para particular.
Já é difícil o suficiente, como revendedor especializado com custos de pessoal e aluguel, competir com a venda perfeitamente organizada de particular para particular por meio de plataformas de software. Mas quando o próprio governo ainda nos apunhala pelas costas dessa forma, concedendo todos os direitos a uma plataforma de software americana que paga impostos na Irlanda para sua subsidiária europeia e sobrecarregando os próprios varejistas com exigências impossíveis de cumprir. O que mais se pode fazer além de encerrar as atividades comerciais?
Desde março de 2004, tenho de garantir que cada aparelho cumpre todas as dez mil normas VDE na sua versão mais recente. Se isso não acontecer, sou responsável com todo o meu patrimônio pessoal. Vendíamos principalmente Meoptas dos anos 60 e 70 por 5 a 50 euros. Margem de lucro: 5 a 15 euros por aparelho.
A decisão não foi tomada isoladamente. Simplesmente tivemos que desistir — o potencial de frustração era grande demais. Contra o governo federal alemão, aliado ao eBay como ponta de lança contra o varejo alemão, a pequena FOTOIMPEX simplesmente não tem como competir.
MKL
Olá, Mirko,
Em princípio, compreendo a decisão em si, mas achei a forma como foi expressa um pouco exagerada.
Como usuário, também sei que o eBay está causando uma grande agitação no mercado de produtos usados. Mesmo assim, imagino que muitos novatos prefiram comprar no comerciante de sua confiança. A propósito, um truque no eBay é a venda em comissão e a exclusão de garantia associada a ela. Você pode excluir efetivamente sua responsabilidade com o patrimônio pessoal ao constituir uma GmbH.
Só acho uma pena desistir só porque nossos burocratas de poltrona em Berlim implementam as diretrizes da UE de maneira tão burra. Sinceramente, já espero há muito tempo por uma lei que ratifique a responsabilidade dos políticos com seu patrimônio pessoal por danos econômicos. Infelizmente, isso provavelmente continuará sendo um sonho.
Atenciosamente,
Michael
Niall
É da Irlanda que você está falando no seu post, Mirko? Sou da Irlanda, mas não sei
o que você está dizendo!
Niall
Gast
Niall,
As empresas americanas de software administram seus negócios europeus a partir da Irlanda porque lá beneficiam de um regime fiscal preferencial.
Estou falando sobre o eBay destruir nossa seção de mercado de usados na FOTOIMPEX (você também passou por isso) e, além disso, os políticos alemães aprovarem leis que colocam o eBay em uma posição privilegiada no mercado, obrigando os revendedores a oferecer garantia para equipamentos usados, arcar com todos os custos de envio, responder com todo o seu capital por riscos elétricos causados após 10 anos da compra por um ampliador de 80 anos e todo tipo de outras coisas extravagantes.
Assim, eles estão destruindo ativamente sua própria base de revendedores em favor de uma empresa que paga impostos na Irlanda.
Era isso que eu queria dizer.
Mirko
Gast
Michael,
Infelizmente, a opção da GMBH também não dá certo, pois mesmo um limite de responsabilidade de 25.000 € é excessivo. Com um lucro médio de 5 € por unidade após o manuseio, teríamos que vender 5.000 Opemusse só para ganhar o primeiro euro sem risco (isso é um pouco exagerado, pois o risco de danos não é exatamente de 100%). Esse volume de vendas não vai acontecer nos próximos 100 anos.
De alguma forma, isso já funciona como deveria. O esforço para contornar as regulamentações é tão grande que a rentabilidade do comércio de produtos usados acaba ficando para trás.
Eles criam essas leis justamente para que funcionem. Se fosse tão fácil contorná-las, a lei seria revisada. Essas leis foram, afinal, iniciadas pelos lobistas das grandes redes de lojas. Eles queriam obter uma vantagem competitiva em relação aos pequenos revendedores de produtos usados para empurrar seus aparelhos novos para o mercado (eletrodomésticos). A questão do eBay meio que surgiu no meio disso tudo e, de qualquer forma, ninguém se importa com nichos de mercado tão pequenos quanto o nosso. Nós acabamos sendo prejudicados em favor da Otto, Obi e companhia.
É exatamente esse o objetivo dessas chamadas “leis de proteção ao consumidor”: garantir vantagens competitivas para o grande capital contra a massa flexível dos pequenos comerciantes. Em troca disso, com certeza rola uma grana gorda por baixo dos panos para a filial local ou a diretoria federal.
Quanto à formulação: sim, é forte — mas também estamos bem irritados :) Era divertido mexer nessas coisas antigas, polir de novo e colocar na vitrine. Ficava bonito também. Mas quando você ouve dia após dia só: “não, eu prefiro comprar no eBay, lá é mais barato” e ainda arrisca a pele assim que alguma coisa tem um plugue... né, deixa pra lá.
Abraços,
Mirko
MirkoBoeddecker
A propósito, ainda vendemos acessórios sem o conector.
Portanto, se você comprou um Opemus incompleto no eBay, é claro que estamos à disposição!
Mirko
MKL
Niall,
antes que você fique com a impressão errada, gostaria de esclarecer algumas coisas.
Acho que o Mirko está insatisfeito com o mercado de produtos usados não lucrativo da @FOTOIMPEX por dois motivos:
O eBay se tornou A plataforma de produtos usados e possui a maior base de clientes e a maior oferta, pois pode ser usado por qualquer pessoa física ou jurídica e funciona em todo o mundo.
O governo alemão ratificou uma proposta de lei da União Europeia para proteger os consumidores contra fraudes na venda de produtos usados. Antes da introdução dessa lei, era possível pagar por um carro que tivesse sofrido um acidente grave, cujos danos fossem invisíveis após o reparo, mas que mais tarde revelasse que o chassi estava torto. Anteriormente, não era possível exigir o reembolso do dinheiro nem obrigar o vendedor a fazer o reparo. A nova lei estabelece que, agora, uma empresa que venda bens usados deve descrever o produto com precisão e este deve estar isento de defeitos, a menos que seja mencionado o contrário. Se o produto apresentasse um defeito ou estivesse com defeito no momento da compra, o revendedor pode ser responsabilizado por um período de 2 anos (dentro de seus próprios Termos e Condições Gerais, ele pode reduzir para 1 ano), sendo que nos primeiros seis meses ele deve comprovar a condição impecável do produto; após seis meses, essa responsabilidade passa a ser do cliente. Para vendas entre particulares, toda a responsabilidade pode ser excluída; caso contrário, o prazo de dois anos e tudo o que foi dito anteriormente se aplica mesmo às vendas entre particulares. Não se trata de uma lei da UE, mas está incorporada no BGB alemão, o código civil da Alemanha.
O eBay não é exceção a isso! A plataforma do eBay não pode contornar as leis nacionais! O eBay não equivale a um leilão com um leiloeiro, o que estaria excluído desta lei.
O outro problema para Mirko é que alguns dos antigos ampliadores e outros equipamentos eletrônicos não cumprem as normas de segurança atuais e ele teme ser responsabilizado por lesões. Bem, ele deve fazê-lo e isso se aplica a todas as vendas de mercadorias. As empresas não são exceção a isso. Mesmo que eu venda a título particular, posso ser responsabilizado se alguém se ferir.
A terceira situação é a chamada “Fernabsatzgesetz” (Lei de Vendas à Distância), que foi ratificada para evitar fraudes e abusos contra empresas na internet. Todo comerciante deve oferecer uma garantia de reembolso total por um período de duas semanas em vendas anônimas pela internet, telefone e fax, exclusivamente para clientes particulares. Isso não se aplica a negócios B2B.
Um bom exemplo de que o eBay não pode contornar a legislação nacional é a restrição de listar todos os itens comprados de um membro alemão do eBay. Posso consultar isso para qualquer membro do eBay dos EUA, porque a proteção de privacidade nos EUA é muito baixa e a lei alemã não permite isso.
Acho que temos que respeitar a decisão do Mirko de encerrar o negócio com bens usados, mas não poderia deixar as razões apresentadas sem comentários.
Michael
MKL
Olá, Mirko,
Compreendo a tua frustração e também aceito a tua decisão — que, para ti, certamente é a mais acertada.
No entanto, a tua justificativa soa um pouco como “estão todos contra mim”.
Sem ressentimentos!
Michael
Gast
Acho que aqui na Irlanda temos que oferecer alguma garantia de pelo menos
6 meses para produtos usados e, sim, a descrição deles precisa ser precisa e qualquer defeito deve ser comunicado ao cliente!!
Isso vale para todas as empresas!
Acho que a razão pela qual empresas estrangeiras se estabelecem aqui é porque
pagam uma alíquota de imposto mais favorável do que pagariam em outros países!!
A alíquota de imposto aqui é de 21%, em comparação com 16% na Alemanha, por exemplo!
É por isso que pode ser vantajoso para mim comprar na Alemanha!
Então, sim, existem leis sobre produtos de segunda mão ou usados!!!
Niall
MirkoBoeddecker
Niall,
o que Michael descreve não reflete minha opinião sobre esse assunto e, principalmente, não é o que eu critico na lei.
O que ele diz está certo. Todo mundo deveria devolver produtos que não correspondam à descrição ou que sejam, de alguma forma, de má qualidade.
Além disso, não acho que seja um problema que muitas empresas estejam localizadas na Irlanda devido à menor alíquota de impostos lá.
Só não gosto quando um fica com todos os benefícios e outro tem que pagar tudo.
Mas estou cansado demais agora para escrever isso.
Te aviso amanhã.
Mirko
Gast
Tudo bem, Mirko!! A propósito, você recebeu meu e-mail?
Niall