chriwurz
Olá,
minha câmara escura é um banheiro bem pequeno, que eu adapto a cada dois meses com muito trabalho para poder trabalhar bem por alguns dias. No geral, estou satisfeito com essa solução. O que, porém, é sempre extremamente incômodo é o aquecimento do pequeno banheiro (sem janelas), principalmente quando coloco uma lâmpada de 150 W no meu Axomat. Mas mesmo com 75 W, o ambiente logo fica abafado e quente, e além de tornar o trabalho penoso, o revelador costuma aquecer até 24-25 graus.
Gostaria de saber quais são as opções que tenho para manter a temperatura do revelador razoavelmente constante em 20 graus (não tenho condições de comprar um termostato de banho caro). Tentei usar cubos de gelo, que coloco de vez em quando, mas não tenho certeza se essa é uma boa solução. Alguém tem ideias? Experiências? A dica de ouro?
Quais reveladores de papel são menos sensíveis a variações de temperatura?
Muito obrigado desde já pelas suas contribuições!
Atenciosamente,
Christian
Gast
Olá, Christian,
uma opção seria colocar o revelador no banho-maria diretamente a 24-25 °C e trabalhar com uma temperatura mais alta. Para isso, basta colocar o frasco com o revelador preparado em um copo medidor adequado com água quente. Se necessário, você pode reduzir um pouco o tempo de revelação. De qualquer forma, é melhor estar muito quente do que muito frio, pois abaixo de 20 °C o processo fica muito lento, se é que ainda funciona. A propósito, com um termostato ou um controlador de temperatura, você só pode aquecer e, assim, manter a temperatura constante, mas não resfriar. Outra maneira de obter uma temperatura alta constante seria colocar a bandeja de revelador em um banho-maria com um aquecedor de aquário.
Atenciosamente, Sven.
MirkoBoeddecker
... mas lembre-se: revelador quente = possível alteração no tom!
Já que você está trabalhando no banheiro, por que não resfria com água da torneira?
É assim que os sistemas profissionais de tanques também funcionam.
Coloque uma bacia grande com água fria e coloque a pequena bacia de revelador dentro dela.
Eu não recomendaria a diluição com cubos de gelo.
Mirko