hyoro
Olá,
Meus filmes recém-revelados não apresentaram nenhum problema com poeira até agora. No entanto, as capas de acetato parecem ter ficado com carga estática — e limpar não adiantou nada, não foi uma boa ideia...
Isso é um problema comum das capas de acetato ou estou sendo um pouco paranóico, já que dá para ver cada fiapo nas capas transparentes? No entanto: as capas baratas que recebia de volta do laboratório, que eu reutilizava antes, não apresentavam nenhuma carga eletrostática...
Existe algum método eficaz para descarregar as capas de acetato?
O que fazer no futuro para que elas nem comecem a ficar carregadas (será que as capas se carregaram por causa do atrito entre elas)?
Atenciosamente,
Henning
Gast
Infelizmente, só posso dar uma resposta “evasiva”: passe a usar envelopes de pergaminho. Não tenho esse tipo de problema com eles. No entanto, alguns filmes tendem a acumular carga eletrostática mais facilmente do que outros. Os da Ilford e da Kodak não dão nenhum problema nesse sentido.
Atenciosamente,
Ferdinand
MatthiasStark
Olá, Ferdinand,
As capas de acetato não são totalmente imunes ao pó e, além disso, costumam rasgar com relativa rapidez.
Tive uma experiência muito boa com as capas de polipropileno. Elas não acumulam tanta estática, são muito mais resistentes do que
as capas de acetato e pergaminho, são totalmente adequadas para arquivamento e, assim como as de acetato, são transparentes, ou seja, é possível ver e avaliar os negativos dentro da capa. A única desvantagem das capas de PP é o preço, mas as de acetato também não são exatamente as mais baratas.
Atenciosamente,
Matthias
hyoro
@Ferdinand: Tenho capas de acetato principalmente porque assim consigo avaliar bem os negativos a olho nu (não faço contatos) e também porque posso me “embriagar” com as fotos não impressas usando uma lupa, ou seja, ficar ansioso pelas impressões futuras. Por isso, só consideraria capas de pergaminho se houvesse problemas com as capas “herméticas” (por exemplo, umidade…)
Os ADOFILES são até mais baratos “aqui” do que as capas de acetato! Mas como estavam esgotados, e como eu não tinha preferências, acabei optando pelas capas de acetato. Da próxima vez, provavelmente vou escolher as capas de PP.
Mas será que elas são realmente tão transparentes quanto as de acetato? -- Eu sempre as vejo com um leve efeito estriado...
Atenciosamente,
Henning
MatthiasStark
Olá,
Infelizmente, as capas de PP não são tão transparentes quanto as de acetato. Mas são transparentes o suficiente para permitir uma avaliação. Por outro lado, como já mencionei, são muito mais resistentes e, portanto, protegem melhor o filme.
Atenciosamente,
Matthias