MirkoBoeddecker
Olá, pessoal,
Temos a oportunidade de adquirir filtros IR da ADOX a preços acessíveis para o filme ADOX 820 IR (ainda não está pronto).
Pensamos em apenas um “comprimento de onda” de 650 nm ou 680 nm, mas em quantidades tão grandes que o preço de venda ficaria abaixo de 29 euros.
Há interesse nisso?
Até agora, infelizmente, muitas “tentativas de entrada no mundo do IR” fracassaram devido ao preço desanimador do filtro, de 45 euros.
Gostaríamos de saber, apenas por uma questão de tática de mercado.
Mirko
micha
Que tipo de qualidade comparável vocês teriam em mente? Vocês também colocam um filme em rolo?
Gast
Por esse preço e com rosca de 58 mm, com certeza. Acho também que os fotógrafos digitais, em particular, vão ter um grande interesse nisso, já que dá para fazer coisas incríveis com infravermelho usando, por exemplo, uma Sony 717; só que os filtros são difíceis de encontrar...
Atenciosamente
Gast
Olá, Mirko, fiquei curioso: o ADOX IR 820 anunciado é apenas um Maco IR 820c com um novo visual ou há alguma diferença química/técnica? Será que também estará disponível em versão para rolo de filme? Isso seria um sinal positivo para os amantes da fotografia analógica em preto e branco, que estão passando por um momento difícil...
Atenciosamente, Adoxus
Gast
Mirko, os filtros de 650 nm ou 680 nm ainda não são filtros infravermelhos “de verdade”, mas sim filtros vermelhos bastante escuros que deixam passar uma boa parte da luz visível — ou será que eu confundi alguma coisa?
uworischki
Concordo com quem está interessado na de 58 mm.
MirkoBoeddecker
OK, entendido.
Estamos planejando duas versões: uma leve (650) e uma com nitidez (730).
Qualidade: excelente, com revestimento MC em ambos os lados!!
Caso contrário, não lançaríamos tudo isso sob a marca ADOX :-))
IR820: o MACO era um efke com outra aparência. Não o contrário.
Mais detalhes depois, quando chegar a hora.
Atenciosamente,
Mirko
CPD
Olá,
Eu também estaria interessado em filtros IR de “730 nm”, mas com diâmetros um pouco maiores (por exemplo, filtros de encaixe para a lente Habla Distagon 2.8/50; não me lembro do diâmetro de cabeça).
Quais tamanhos estão sendo considerados?
Atenciosamente, CP
Gast
Olá, Mirko,
Estou interessado nos filtros, mas prefiro discos sem moldura de 100x100, pois sempre me incomodou ter que lidar com os diferentes diâmetros dos filtros. Eles se encaixariam perfeitamente na Lee e também no obturador da Sinar. Com rosca, não.
Atenciosamente
Martin
Gast
Olá, Mirko,
Já há alguma novidade sobre os filtros?
Quando eles estarão à venda?
Qual será o tamanho?
E, por último, qual será o preço?
Estou pensando em finalmente comprar um e, se os seus chegarem em breve, eu simplesmente os incluiria no meu próximo pedido de papel e filme (provavelmente antes do Natal).
Até mais, Micha
Dennis
Olá!
O que aconteceu com a promoção dos filtros IR? Estou interessado.
Atenciosamente, Dennis
MirkoBoeddecker
Infelizmente, foi uma engano.
O fabricante do Extremo Oriente achava que podia fabricar filtros infravermelhos, mas, na verdade, queria nos empurrar filtros vermelhos.
Às vezes, parece que há problemas de comunicação mais profundos, mesmo quando eles acenam com a cabeça e dizem “yes infrared” :-(
Desculpe,
Mirko
mau
Estou interessado na versão bonita (diâmetro de 58 mm)
HerbertHanauer
Olá, Mirko,
se vocês já estão lançando um novo filme IR, por que não lançar algo semelhante ao extinto Konica IR 750? Ele faz muita falta. Ninguém precisa, de jeito nenhum, de mais um Maco/Efke 820 na embalagem da ADOX. A sensibilização incomum do Konica (ortocromático com sensibilidade IR adicional, se bem entendi) já proporcionava, mesmo com um filtro R 25, um verdadeiro efeito Wood, sombras bem definidas e uma excelente gradação de cinza. Assim, a gente poderia poupar todo esse trabalho com os filtros IR especiais; quase todo mundo tem um R 25 (vermelho claro). Ele não custa mais do que qualquer outro filtro colorido.
Atenciosamente,
Herbert
MirkoBoeddecker
Herbert,
não se trata de lançar mais um efke/maco no mercado, mas sim de manter o efke 820 vivo.
A Maco está, na verdade, deixando-o de lado e concentrando-se na Agfa. Uma empresa que, devido ao seu enorme porte, não precisa desse negócio e certamente não continua produzindo P&B por causa disso. O efke, por outro lado, deve sobreviver — esse é o nosso objetivo declarado.
Além disso, queremos melhorar o IR820 e estamos realizando os primeiros testes.
Também estamos considerando uma ligeira redução da sensibilização em favor de maior sensibilidade e melhor estabilidade de armazenamento.
A propósito, você já experimentou o Classicpan 400?
Com filtro vermelho, ele também apresenta efeitos semelhantes aos do Konica, só que não tão intensos.
Atenciosamente,
Mirko
Dennis
Olá, Mirko!
Em primeiro lugar, muito obrigado pela resposta!
Acho bem legal que “aqui o próprio chefe escreva”. :D
A propósito, também quero dar um grande elogio ao meu homônimo Lutz
da loja Impex de vocês, que entende do assunto e, além disso,
parece ser uma pessoa muito simpática!
Não se trata de lançar mais um Efke/Maco no mercado, mas de manter o Efke 820 vivo
Isso parece empolgante. Também estou interessado na continuidade do Efke IR820 além da MACO
. Mas, para obter belos slides em preto e branco, seria ótimo
se vocês não tivessem a ideia de eliminar o suporte transparente,
mesmo que o filme pudesse então ser colocado na câmera à luz do diapositivo.
Uma ligeira redução da sensibilização em favor de maior sensibilidade e melhor estabilidade de armazenamento também está sendo considerada
Reduzir a sensibilização? O
IR820c como “MACO” não me pareceu tão sensível ao infravermelho assim. Mais como um filme fraco, cerca de 100 vezes mais lento
que o Kodak HIE em comparação com o filtro de 780 nm.
Se já vão lançar um novo filme IR, por que não algo semelhante ao extinto Konica IR 750? Ele faz mesmo falta
Eu concordo plenamente com o Herbert. O Konica foi o melhor material de IR que já
encontrei até agora, devido à sua resolução inigualável por outros materiais e justamente
por causa da lacuna de sensibilização na faixa do vermelho, que tornava a fotografia IR tããão fácil,
com um efeito Wood marcante, bastando um filtro vermelho na frente da lente.
Se algum dia voltasse a existir algo assim, com suporte transparente... Sonho
Muito cumprimentos
Dennis
Gast
Mirko,
Discordo: o rolo Klare Traeger tem que sair. Se vocês conseguirem isso, o filme Efke (em geral) pode até custar 10 a 20 centavos a mais, por mim tudo bem.
Roland
Dennis
:D
O suporte transparente tem que sair
Não, tem que ficar, sem dúvida, senão não tem
nenhum valor para mim. Como fotógrafo de infravermelho, a
bolsa extra sempre vem junto...
Atenciosamente, Dennis
Gast
Dennis,
também dá para projetar um filme cinza sem que ninguém perceba, já que ele é cinza mesmo.
Mas a proteção contra halos de luz é muito prejudicada pelo material transparente do suporte; mal consigo fotografar uma janela por dentro sem que haja reflexos, ou peças cromadas em fotos com flash.
O IR pode ficar como está, por mim tudo bem; talvez, assim como a ADOX fazia na época, eles lancem um filme transparente com a sigla “U” (de reversível) e proteção especial contra halos, e os outros normais.
Roland
RomanJRohleder
Uma AHU também pode ser muito eficaz em um suporte transparente — veja como a Foma protege o R100 com uma emulsão de prata por baixo.
O R100 é sensibilizado até cerca de 710 nm e, infelizmente, também não está disponível no formato 120. .-(