Peckham
Olá a todos,
O assunto da contaminação dos negativos já foi abordado aqui anteriormente. Eu também já tentei várias coisas, incluindo benzina de limpeza e isopropanol. Mas a cola não sai.
O que aconteceu? De alguma forma, deve ter caído um pouco de água nos negativos dentro de suas capas de papel pergaminho, enquanto eu estava no escuro. Acho que percebi isso muito tarde, quando tudo já estava seco novamente. Não foi mais possível retirar os negativos da capa; tive que rasgá-la. Com isso, o papel pergamin ficou colado nos negativos em tiras finas e alongadas. E lá continua, bem resistente. Alguém tem alguma sugestão?
Muito obrigado desde já,
Peter Eck
MirkoBoeddecker
Mais água!
Peckham
OK. Então, talvez seja melhor deixar de molho por mais tempo?
MirkoBoeddecker
Deixe agir até que o produto seja levado pela água e, em seguida, seque com cuidado. Se necessário, enxágue com água destilada ou use ADOFLO para evitar manchas de calcário.
Bonderer
Além das capas de PP, eu recomendaria usar capas de PP testadas, nas quais também é possível fazer contatos sem problemas.
Ao longo de 40 anos, troquei completamente as capas de pergaminho várias vezes porque elas ficavam amareladas. Dada a quantidade que se acumulou, foi um trabalho enorme. Talvez uma das razões tenha sido o fato de eu ter sido um fumante inveterado, mas os fatores ambientais certamente também contribuíram. Acho, porém, que os negativos ficam simplesmente mais bem protegidos nas capas de PP.
E também é mais fácil encontrá-los e revelar.
A pergunta inicial já foi respondida, mas isso é apenas um complemento.