Gast
Olá, fãs da Forte do FI,
Depois das más notícias da Ilford, agora vem isso também: a Forte está chegando ao fim?
Não tenho muita afinidade com os filmes da Forte, mas os papéis fotográficos húngaros (aqui, especialmente o Fortezo de graduação fixa...) são, para mim e para a minha visão fotográfica, em todos os aspectos “de ponta” e, no momento, não têm alternativa.
A falência da Forte é só um boato ou há realmente alguma verdade nisso?
Inicialmente preocupado,
Fortissimo possibile
MirkoBoeddecker
Atualmente, não se pode descartar a possibilidade de ocorrerem atrasos temporários nas entregas por parte de nenhum fabricante (exceto a Kodak).
Isso se deve, por um lado, às turbulências em torno da Ilford e, por outro, à rápida contração do mercado.
Nem sempre o quadro jurídico permite que uma empresa se adapte com a rapidez necessária à redução da demanda mundial.
O que exatamente está acontecendo na Hungria e qual caminho a Forte encontrará para sair desse “dilema” ainda não está claro neste momento.
Eles simplesmente não podem demitir ninguém, mas também não há mais trabalho para todos os 350 funcionários.
Ninguém tem culpa disso, é apenas o curso dos tempos, mas se uma empresa não pode demitir ninguém que não possa mais empregar, então ela acaba falindo ou o Estado intervém com subsídios.
E então, por um certo tempo, não haverá material.
Já sabíamos há algum tempo que, em algum momento, a situação ficaria difícil e, por isso, “estocamos” os tamanhos mais importantes em grandes quantidades.
Infelizmente, não pudemos fazer isso de forma mais abrangente (falta de dinheiro e falta de espaço na câmara frigorífica).
Não podíamos fazer mais do que isso e também fomos surpreendidos por essa parada repentina da produção.
Teremos que superar isso nas próximas semanas.
Depois disso, se tudo correr bem, teremos o novo papel no suporte branco brilhante, mas um pouco mais fino (veja o novo catálogo).
Nada foi alterado na emulsão, mas o suporte de 320 g saiu de linha.
Atenciosamente,
Mirko
EAK-Kremer
Mas o papel de 320 g saiu de linha.
Olá!
Para mim, como artista fotográfico, isso é uma catástrofe!
Existem outros fabricantes confiáveis de papéis baritados “pesados” com emulsão clássica, cujos papéis não dão trabalho quando secam ao ar livre?
MirkoBoeddecker
A Forte não é a fabricante desse suporte de barita.
Teoricamente, qualquer fabricante pode aplicar a emulsão em qualquer suporte.
Sobre a mudança para o novo suporte, já houve uma discussão aqui no fórum há alguns meses.
Não foi uma decisão nossa nem da Forte reduzir o suporte de barita de 320 para 300 gramas.
A UE proibiu o processo de branqueamento e o fabricante do suporte teve que descontinuar toda a linha de produtos.
Não há volume de vendas suficiente para uma nova máquina.
A única máquina que pôde ser adaptada só suporta até 300 g.
MAS, por favor, não pintem o diabo na parede sem terem experimentado o novo suporte.
A diferença só se nota na comparação direta, ao passar a mão pela terceira vez.
320 para 300 gramas. Não 320 para 180!!
E, além disso, tem três pontos positivos:
1) O papel de tom frio agora também será impresso no suporte pesado
2) Graças ao moderno processo de branqueamento, o suporte é mais branco, tornando a imagem mais brilhante sem o uso de branqueadores ópticos adicionais.
3) O novo processo de branqueamento é ecologicamente correto e, portanto, promissor para o futuro.
Não notei nenhuma diferença na secagem!
Por quanto tempo você costuma molhar?
Atenciosamente,
Mirko
EAK-Kremer
Não foi uma decisão nossa nem da Forte reduzir o peso do papel baritado de 320 para 300 gramas.
De 320 para 300 gramas. Não de 320 para 180!!
Por quanto tempo você costuma deixar de molho?
Atenciosamente,
Mirko
Bem, eu, pessimista como sou, presumi que a Forte já não fornecesse mais nada. Se são 320 ou 300 gramas, não me importa, desde que não deforme durante a secagem ao ar.
Eu enxáguo em água morna usando o “método do garimpeiro”, ou seja, coloco água e agito, repito isso umas 5 ou 6 vezes. Como geralmente faço uma breve retocada com alvejante (e depois, claro, enxáguo de novo), o feltro fica muito desgastado se a enxaguada for muito longa; as rodas inchadas ficam incontroláveis. Portanto, enxágue sempre o mais rapidamente possível. Tenho impressões em papel baritado do final dos anos 70 (papel Agfa) que ainda não apresentam nenhum sinal de envelhecimento ou manchas. Por isso, presumo que meu método de enxágue seja bom. O importante é que a água esteja morna (20-24 °C) e não fria.
MirkoBoeddecker
Portanto, nesse aspecto, não há motivo para temer diferenças entre o suporte antigo e o novo.
Caso a Forte — contra todas as expectativas — venha a interromper a produção, naturalmente ofereceremos papéis baritados semelhantes com gramaturas de 240 ou 300 gramas, que também não se deformam durante a secagem.
Isso também acontece com o Foma Baryt?
No entanto, apesar das alegações em contrário de um concorrente, tudo indica que, na Hungria, a produção será retomada muito em breve (ou seja, em poucos meses a mercadoria deve chegar novamente e, não se esqueça: fazemos entregas diariamente. O estoque está cheio!!).
Em poucos dias, esperamos ter informações mais concretas.
Mirko
Gast
Olá, Mirko,
isso significa que, no futuro, vocês poderão fornecer, com certeza, papéis baritados no estilo “Polywarmton”?
E quanto aos filmes Classicpan, que também são da Forte? Eu mesmo uso, além do Efke, o CP 200 até 8x10 polegadas com revelador piro. Seria ótimo se ele continuasse disponível no futuro. Os grandes fotógrafos de grande formato dos EUA também gostam dessa combinação. Deveria haver volume/interesse de compra suficiente para manter o material, não é?
O que a Efke está fazendo, aliás? Espero que, pelo menos lá, não haja dificuldades financeiras.
Atenciosamente
Jürgen
Gast
Olá,
“Caso a Forte não possa mais fornecer, será oferecida uma alternativa”
O que seria considerado como alternativa? A Efke voltaria a produzir (a maior demanda talvez justificasse isso), ou vocês já conversaram com a Kentmere, a Slavich e a Fohar?
Afinal, não dá para acreditar seriamente que a Foma ofereça mais papéis, a menos que não queira correr um risco incontrolável.
Aliás, não há nada contra um aumento moderado de preço, se isso garantir a continuidade do fornecimento.
Roland
MirkoBoeddecker
Por que vocês sempre acham que a Efke não produz mais filmes?
De onde viriam, então, os filmes planos de 50 ASA (que nunca existiram antes!) e todos os filmes da Efke?
Polywarmtone: Conforme descrito acima, posso confirmar isso. Com certeza.
O resultado 100% idêntico só é possível com técnicos da Forte, usando a emulsão da Forte na máquina da Forte.
Aumentos de preços estão por toda parte. Só os suportes já dispararam 80%.
Os preços dos últimos 5 anos só foram possíveis porque os fabricantes se arruinaram mutuamente na esperança de se tornarem o único sobrevivente e, no final, lucrarem com isso. Onde isso nos levou, já dá para ver agora.
A fórmula “barato = mais faturamento” simplesmente não funciona a longo prazo (a menos que o filme já incluísse os muitos motivos adicionais que ainda precisam ser descobertos :-))
Foma: vamos esperar para ver. Uma ou outra fórmula também está adormecida em armários tchecos...
Mirko
Gast
Você me entendeu mal: não é que a Efke tenha parado de produzir filmes, mas, pelo menos no momento, eles não estão produzindo papéis fotográficos com regularidade.
Foi exatamente a isso que me referi com a minha formulação.
MirkoBoeddecker
Se a Forte realmente não puder mais fornecer, teremos que considerar várias alternativas.
A Efke seria uma delas.
Mas, por enquanto, é melhor esperarmos um pouco mais, em vez de tomarmos decisões precipitadas.
Sobre a Efke e a produção irregular de papéis fotográficos: quando chegamos e dizemos que queremos papel fotográfico, todos ligam as máquinas. É sempre uma questão de quantidade. O que não dá certo é manter pequenas quantidades de papéis Efke totalmente em estoque, além de tudo o mais.
Mirko
MirkoBoeddecker
Acabei de falar ao telefone com a Forte.
Talvez recebamos mercadoria novamente em 2 ou 3 meses.
Até lá, teremos que nos virar de alguma forma.
Por isso, estamos lançando agora um papel baritado de 240 g baseado no antigo Vario Classic de 180 g.
Ainda não sei como ficarão os preços no futuro.
Como a Forte não entrou em problemas de liquidez sem motivo, todos os participantes do mercado esperam, no momento, aumentos moderados nos preços.
Apesar de ter um suporte mais resistente, este Vario Classic tem, de qualquer forma, o mesmo preço que os antigos produtos da Forte.
Mirko
MirkoBoeddecker
Notícias: Pelo que parece, vamos receber todo o material restante disponível na Forte em bobinas de fábrica.
Tivemos que assumir certos compromissos e desembolsar uma boa quantia, mas o que não se faz por uma clientela fiel.
No entanto, como se trata de mercadoria não processada, ainda vai demorar um pouco até que possamos transformá-la em filmes e formatos de papel.
Portanto, quem estiver trabalhando atualmente com uma série de Polywarmton, Polykaltton, Classicpan 400 KB ou filmes planos, por favor, faça sua reserva agora mesmo.
Por ordem de chegada.
Depois disso, não haverá nada disponível da Forte por pelo menos dois meses.
Infelizmente, não conseguimos mais “arranjar” rolos de Classicpan e filmes planos 200 ASA, pois o estoque de matéria-prima estava completamente vazio.
Para Polykaltton Baryt e RC, temos um substituto: ADOX Fine Print Vario Classic 240g.
A primeira remessa chega na próxima semana.
Mirko
Gast
Depois disso, não haverá nada disponível da Forte por pelo menos dois meses.
Olá, Mirko,
Há um mês, foi dito que não haveria nada vindo da Hungria por pelo menos dois meses. Acabei de receber meu pedido, infelizmente sem o PW RC em 24x30 e o PW FB em 30x40, que são, na verdade, os tipos e formatos de papel que mais uso. :(
Quando falei por telefone com um funcionário da expedição na semana passada, tinha acabado de chegar um palete, mas, pelo que parece: infelizmente sem os artigos que eu queria. Já há alguma novidade? Já dá para saber quando a Forte (se é que vai, espero que sim) voltará a ter disponibilidade de entrega?
Cumprimentos,
Joost
MirkoBoeddecker
No momento, a única certeza é o que temos em nossas prateleiras.
O Polywarmtone é o que mais está em falta, pois não há nenhum material comparável no mercado mundial (exceto, de certa forma, o Ilford Multigrade Warmtone, que podemos fornecer, mas o preço é um problema e acaba de subir novamente...).
Por enquanto, só chegarão os filmes planos 400 ASA, quando estiverem cortados.
Mas ainda temos – inclusive do Polywarmton.
Talvez você possa cortar um formato maior ou reduzir o tamanho (essa última foi uma piada)?
O cara da falência, claro, não tem a menor ideia do que é o ramo da fotografia.
Isso ainda vai demorar com as decisões e, a partir daí, leva pelo menos duas semanas até que a matéria-prima possa ser colocada na frente e mais dois meses até que a primeira mercadoria pronta saia seca e embalada pela parte de trás.
Sensibilizar e revelar não é tão fácil assim.
Mirko
Gast
Olá, Mirko,
No fórum da concorrência de Hatten, alguém escreveu que a Forte provavelmente não fabricará mais papéis no futuro, apenas comercializará produtos adquiridos de terceiros. Você pode confirmar essa má notícia ou ainda não há nada definido?
No momento, meu estoque de Polywarmton PE em 24x30 acabou. Eu usava isso para minhas provas de trabalho e para as impressões que não precisavam necessariamente ser em papel baritado. O que você pode recomendar como substituto? Minhas preferências são: suporte branco claro (deve ser mais claro que o Polywarmton), tom quente suave, pretos profundos e luzes e sombras bem definidas. Prefiro não usar papel de tom quente esverdeado (acho que acabei de descrever bem as características do Polywarmtone ;-) ). O que posso usar? Talvez eu também possa mudar para outro revelador (até agora tenho trabalhado com Eukobrom).
A propósito, como está a situação do revelador Classic PNB? Recentemente, comprei um frasco para testar. Ele também é da Forte e talvez em breve não esteja mais disponível?
Atenciosamente,
Joost
Gast
Joost,
experimenta o Agfa MCP/MCC — corresponde à tua descrição, só que é bem mais caro...
Roman
MatthiasStark
Olá,
O Agfa MCP é realmente um papel de excelente qualidade, mas eu não o classificaria como um papel de tom quente. Eu diria
que ele é mais neutro.
Atenciosamente,
Matthias
Gast
É verdade, claro que não é tão quente quanto o Polywarmton — mas experimente usá-lo no Neutol WA com uma diluição maior (1+14 ou algo assim); assim, ele fica um pouco menos “neutro”. Além disso, ele reage bem ao Selentoner (embora seja menos colorido que o Polywarmton).
O Fomatone MG seria, naturalmente, outra alternativa.
MirkoBoeddecker
Sobre a Forte:
Até o momento, nada foi decidido — o administrador da falência ainda nem chegou.
Estamos tentando convencê-lo a retomar imediatamente a produção para os pedidos já existentes e, em seguida, discutir o plano de recuperação enquanto as operações continuam em andamento.
Essa é a situação atual até hoje.
Mirko