hyoro
Olá de novo!
Ao dar uma olhada no fórum, encontrei algumas postagens sobre uma questão que já vem me intrigando há algum tempo:
Onde colocar os filtros de película? (Quando não se tem uma gaveta de filtros no Opemus...)
Alguém já teve experiência prática com filtros colocados sobre o condensador, como o Mirko recomendou em uma resposta?
Ou alguém já fez uma gaveta de filtros por conta própria? (Afinal, o compartimento da lâmpada fica no lugar onde normalmente ficaria a gaveta. Talvez seja possível aproveitar isso)
Em uma postagem, também foi observado que a remoção da caixa da lâmpada, devido à vibração, pode resultar em deslocamentos da imagem e, assim, impossibilitar exposições em escala de divisão.
Pela minha experiência, porém, o mesmo deveria valer ainda mais para os filtros de fixação “sob a lente”, já que a mecânica tem ainda mais folga nesse caso, não é? Então, o que fazer?
Agradeço qualquer dica sobre como conseguir uma conversão de contraste de forma sensata e prática.
Henning
HerbertHanauer
Olá, Henning,
por que não usa o conjunto de filtros Ilford para montagem na lente? Funciona muito bem; eu mesmo usei por muitos anos, pois tinha uma Opemus padrão (sem gaveta para filtros). Os filtros (de acetato) são encaixados individualmente no suporte de plástico e, por isso, são muito fáceis de trocar, sem causar vibrações. Além disso, duram muito mais tempo do que os filtros de encaixe, pois não desbotam tão rapidamente (menos calor e luz do que sob a lâmpada).
Atenciosamente,
Herbert
:ph34r:
hyoro
Eu também já pensei nisso. No entanto, pelo que sei, esse conjunto de filtros não é exatamente “barato” (já que, nesse caso, eu poderia até “arrematar” um ampliador com gaveta de filtros...) e eu já tenho filtros de encaixe.
Tenho um Opemus “Standard 2” (que era imbatível em termos de preço) e a “montagem sob a lente” também me parece um pouco instável nesse aparelho: até mesmo ao focar, a imagem costuma se deslocar alguns centímetros. Portanto, daria no mesmo: trabalhar apenas com uma gradação por imagem — acho que vou fazer isso por enquanto e, em vez de montar uma gaveta de filtros, comprar um aparelho de luxo com cabeça de alteração de contraste se for realmente necessário...
Atenciosamente,
Henning
MirkoBoeddecker
Henning,
se o fole do seu Opemus estiver escorregando para baixo:
Aperte mais a mola metálica na parte traseira (aperte mais os dois parafusos que prendem a mola de pressão).
Se não for possível apertar mais: basta virar a mola metálica cromada e não apertar totalmente de uma vez; assim, ela vai durar mais 25 anos.
Filtro: a caixa da lâmpada tem um encaixe de baioneta. Basta abrir e colocar o filtro sobre o condensador.
Você não precisa de gaveta para filtro!
Atenciosamente,
Mirko