hyoro
Devo dizer: ainda não tentei isso...
Mas ontem, na loja de fotografia, percebi o seguinte: quanto maior a distância entre a cabeça do ampliador e o papel, mais
perto preciso colocar a lente do negativo para focar. No entanto, no meu Opemus mais antigo, mesmo em ampliações de grandes recortes na mesa de trabalho, o fole já fica totalmente comprimido. Como posso, então, obter formatos ainda maiores (projeção no chão e na parede) se — logicamente? — não consigo focar mais? Isso se deve ao meu ampliador, que provavelmente foi projetado mais para MF, ou isso seria possível, por exemplo, com uma distância focal diferente?
Atenciosamente,
Henning
Urnes
Olá, Henning,
É verdade: se você quiser fazer cópias maiores em formato KB e, até agora, tem trabalhado com uma lente de 80 mm, precisará de uma lente de 50 mm, que, no meu Magnifax, é montada girando a placa da lente para ficar mais próxima do negativo. Existem também as chamadas lentes WA da Schneider e da Rodenstock (para KB são de 40 mm), que permitem imagens ainda maiores.
Atenciosamente, Sven.
Roman
Olá!
O usuário anterior já deu a entender isso indiretamente: ao usar uma lente de 50 mm, a placa da lente deve ser posicionada no ampliador de forma que a curvatura fique voltada para cima/para dentro/em direção ao negativo; pode ter certeza de que ainda será possível focar mesmo quando a cabeça do ampliador já tiver chegado ao fim da coluna; com uma de 80 mm (na qual a placa deve ficar com a curvatura voltada para baixo, em direção à base), você não terá esses problemas de qualquer maneira; só que, com a coluna totalmente estendida, só é possível obter imagens menores em comparação com a de 50 mm...
hyoro
Hum... bem, em primeiro lugar, tenho uma Rodagon de 50 mm e, em segundo lugar, a placa também é curvada na direção do fole; foi exatamente por isso que comprei a versão personalizada da FOTOIMPEX :-)
Talvez o fole seja, de fato, um pouco “menos curto” do que em um ampliador de 35 mm puro...
Ou, e a pergunta é para o Mirko, a sua placa é, por motivos técnicos, um pouquinho menos curvada do que a original?
Uma distância focal maior resulta, creio eu, em imagens menores. Ou seja, com uma 80 mm eu poderia fazer apenas ampliações minúsculas na placa de base, mas no chão ou na parede elas ficariam grandes — ou será que eu entendi errado? (Uma distância focal ainda mais curta não exigiria um encurtamento ainda maior do fole?)
Então, uma lente de 80 mm resolveria o meu “problema”?
Obrigado e cumprimentos,
Henning
Gast
Oi, Henning,
pode ser que o problema não seja tão grave quanto parece.
Basicamente, isso se deve à lei da imagem. Por isso, quanto maior for a ampliação, menor será o ajuste necessário na lente. Na verdade, a Opemus deveria conseguir focar quase no infinito; só então o fole deveria estar no limite. Escalas acima de 1:10 (onde até mesmo uma distância de 50 cm entre a lente e a imagem corresponde a uma distância focal de 50 mm) exigem apenas uma alteração mínima do curso do fole. Então, experimente primeiro.
Basicamente, uma lente de 80 mm naturalmente oferece mais espaço; você também pode montá-la com a curvatura da placa voltada para dentro. As distâncias (lente/imagem) naturalmente aumentam em 8/5.
Atenciosamente
Martin
hyoro
@max: Sim, isso parece plausível!
No entanto: se eu quase não preciso mais ajustar a focagem, isso também significa que eu quase não CONSIGO mais fazê-lo (!), já que o mecanismo da minha Opemus não funciona exatamente com “suavidade de manteiga”. Eu já estou pedalando “até o fim” para acertar o ponto um pouco antes (às vezes fico com marcas de pressão nas mãos depois). Dá para deixar a transmissão por fricção mais suave com lubrificante?
Agradeço a todos pelos conselhos!
Atenciosamente,
Henning
kessler
Olá, Henning,
Comprei o botão de foco fino para a Opemus. Aqui na FOTOIMPEX ele não custa os olhos da cara e realmente facilita o foco. Lubrificar com silicone? Isso deixou o mecanismo bem mais suave. Só é preciso tomar cuidado para não espalhar o silicone por aí, pois é bem difícil de remover de superfícies ásperas.
Atenciosamente,
Martin
hyoro
Olá!
Concluindo: hoje fiz o teste prático – e NÃO funciona!
Coloquei o ampliador em cima de uma cadeira, virei a coluna e projetei um diapositivo sobre uma folha branca no chão. Com o “limite superior”, o plano de foco fica, com a abertura máxima, a cerca de 10-15 cm acima do chão! Agora, poderia-se argumentar com a profundidade de campo... bem.
A placa é, portanto, significativamente rasa demais para essa finalidade – mas não é possível construí-la mais profunda por motivos técnicos (a Rodagon se encaixa lá com perfeição), então não quero que se interprete isso como uma crítica à FOTOIMPEX! – ou o fole do Opemus atinge seus limites com essas dimensões – pode ser, mas não posso avaliar por falta de comparação.
Portanto, a única opção que resta é: uma lente diferente (mais fina que a Rodagon) que caiba na placa original ou uma distância focal maior com o correspondente aumento das distâncias.
Ou então, e isso está começando a me ocorrer aos poucos, um novo ampliador a médio prazo $-(
Muito obrigado a todos que contribuíram para o esclarecimento – e talvez isso tenha “ajudado” mais alguém.
Atenciosamente,
Henning