Gast Oi, Mirko, O que você recomenda para o EFKE KB25 a 25 ASA com flash de estúdio???? A49 ou HRX2?? Obrigado Robert Robert Van Brustum[EMAIL] robert@vanbrustum.be[/EMAIL]
MirkoBoeddecker Robert, O HRX2 ainda não está no mercado. Tudo o que sabemos é o que ouvimos da Spur. No nosso estande na Photokina, ele apresentará fotos e estará pronto para responder perguntas. O antigo HRX não era perfeito para o Efke. Era um revelador perfeito para o HP5 e filmes semelhantes. O novo é melhor, mas provavelmente ainda é mais um revelador para o HP5. Ainda não tive a oportunidade de experimentar este revelador. Portanto, o A49 continua sendo, neste momento, o meu revelador preferido. Os tempos em nosso cronograma são um pouco curtos demais, pois muitas pessoas revelaram o filme em excesso. Se você tiver configurações perfeitas em seu estúdio, pode usar 5 minutos em vez de 3, mas o melhor é fazer um teste primeiro. Também posso recomendar o R09, pois ele produz imagens mais nítidas e brilhantes (embora com mais granulação também). Atenciosamente, Mirko
Gast Obrigado, Mirko, Eu uso o KB25 (a 25 ASA) principalmente em estúdio com luz de flash. Meus tempos de revelação A49 1+1: - 2 rolos em 500 ml: 7,15 min - 1 rolo em 300 ml: 6,45 min Dessa forma, consigo fazer superimpressões em papéis de fibra, como Fomatone Classic, Ilford WA, Classic, no grau 2-2,5, com revelador Moersch Warm. Recentemente, obtive ótimos resultados com KB25 a 50 ASA, com luz natural (ao ar livre), Neofin Blau, 2 rolos em 15 ml de produto + 485 ml de água – 9 min. de agitação: 3 seg./min. Tentei revelar um rolo em estúdio com Neofin Blau, mas o resultado foi muito decepcionante: tons de cinza desbotados como tons de pele. Sempre coloco o filme em banho de água por 1 minuto antes do revelamento. Isso parece razoável para você? Obrigado pela ajuda Robert
Gast "Os tempos indicados em nosso cronograma são um pouco curtos demais, porque muitas pessoas estavam revelando o filme por tempo excessivo." Com isso, vocês estão praticamente incentivando os usuários a revelarem o filme por tempo excessivo! Olá, Mirko, Entendi isso direito? Vocês “controlam” a forma de trabalho dos usuários tentando corrigir um erro de aplicação frequente (revelação excessiva) com informações incorretas (tempos muito curtos na tabela)? Ou estou completamente errado? Não concordo com esse método. É verdade que, pessoalmente, trabalho principalmente com A49 em 1+2, por isso as vossas indicações para 1+0 * fator xy são, de qualquer forma, apenas valores iniciais para eu próprio experimentar. No entanto, deveriam indicar tempos que conduzam a resultados úteis quando forem RESPEITADOS. Não indicações que conduzam a resultados úteis quando forem IGNORADOS. Eu já sei que não existem tempos de revelação universalmente válidos. MAS – “Too short” é uma afirmação clara: “muito curto”. Portanto, segundo meu entendimento da linguagem, fora do aceitável. Atenciosamente, com o pedido de esclarecimento! Christian