canned
Olá, pessoal do fórum,
Alguém sabe explicar por que, logo no revelamento positivo (kit Tetenal RA-4 em Fuji Crystal Archive), aparecem no papel transições de cor que vão do marrom-avermelhado ao amarelo? Estou ficando desesperado.
Essas transições às vezes são difusas, outras vezes terminam abruptamente, como se tivessem sido traçadas com uma régua. Os gradientes também aparecem nas áreas não expostas do papel (por exemplo, na borda coberta do papel), mas sempre partindo de uma ou mais bordas do papel, de fora para dentro. Pelo que observei, os gradientes já aparecem no revelador. Tentei sem a lâmpada Duka e com o mostrador do temporizador coberto, mas cheguei ao mesmo resultado.
Ficaria muito grato por qualquer dica.
Atenciosamente e obrigado,
canned
MirkoBoeddecker
Você já testou sua câmara de mistura?
Exposição de teste sem negativo?
MirkoBoeddecker
...presumo também que você esteja trabalhando com apenas um papel de cada vez na revelação química — que tenha verificado o tempo e a temperatura — que o revelador esteja fresco — que o papel tenha sido armazenado em local frio, a menos de 13 graus — que o tempo de exposição seja superior a 10 segundos e que não haja entrada de luz externa...
canned
Olá, Mirko, obrigado pela sua resposta.
Vou tentar fazer a exposição de teste ainda hoje...
Sobre:
Apenas um papel de cada vez no banho químico – SIM
Você verificou o tempo e a temperatura – SIM, temperatura de cerca de 20 °C, tempo de 45 a 90 segundos.
O revelador está fresco – COMO SE FAZ PARA TESTAR SE O REVELADOR AINDA ESTÁ BOM? SEGUNDO A TETENAL, DEVERIAM SURGIR MARCAS AZUL-ESCHUARAS NO PAPEL. MAS O REVELADOR JÁ FICOU AZUL. TEM APROXIMADAMENTE 10 DIAS, EU O RECOLOQUEI NA GARRAFA TODOS OS DIAS; SEGUNDO O FABRICANTE, DEVERIA SER SUFICIENTE PARA APROXIMADAMENTE 2 M², DOS QUAIS JÁ FUI USAR METADE.
O papel foi armazenado a uma temperatura inferior a 13 graus — O PAPEL É NOVO, ARMAZENADO À TEMPERATURA AMBIENTE EM UMA CAIXA DE FOTOS (FORA DO LABORATÓRIO)
Saudações e obrigado,
canned
MirkoBoeddecker
O que realmente descarta um problema químico ou de envelhecimento do papel é o fato de você dizer que são listras que parecem ter sido traçadas com uma régua.
Isso só se explica, no máximo, por duas folhas sobrepostas no fixador de clareamento ou no revelador.
Mas ainda tenho um mau pressentimento... a entrada de luz na embalagem.
Talvez tenha sido deixada acidentalmente entreaberta...
Gast
Olá,
Tive problemas semelhantes nas minhas primeiras e, até agora, únicas tentativas de ampliação.
Manchas azuladas nas margens, como se tivessem sido cobertas por outro papel. Já as áreas não manchadas apresentam um tom mais amarelado.
Acho que elas só surgiram ao longo das horas e dias seguintes.
No entanto, não tenho motivos para reclamar, pois fiz a ampliação em papel Maco Baryth fosco antigo (da caixa de “sucata”) e usei produtos químicos que não preparei eu mesmo. Além disso, só deu para molhar por cerca de duas horas.
Os outros papéis (Ilford PE brilhante da mesma caixa) ficaram bons, embora dois deles (o mesmo papel, só que maior) tenham ficado totalmente rosados, o que pode ter sido causado pelo papel absorvente usado.
O que mais eu poderia fazer, além de usar papel novo, produtos químicos novos e enxaguar por mais tempo?
E como devo guardar o papel? Não dá para guardar à temperatura ambiente de 20 °C? A geladeira provavelmente não é adequada. E no porão, bem, é melhor que esteja seco.
Jakob
MirkoBoeddecker
Jacob,
O colega lá de cima trabalha com um processo colorido.
Você deve estar se referindo ao P&B, certo??
Tons rosados ou descoloração após alguns dias geralmente significam que o fixador estava velho.
Vocês precisam realmente prestar mais atenção aos produtos químicos que usam!!
Escrevi algo específico sobre esse assunto no novo catálogo...
2 horas de lavagem com água, por si só, está OK — não deve ter sido por causa disso.
O que você quer dizer com “papel de preenchimento”?
Atenciosamente,
Mirko
cfb_de
Mirko,
Deixar o papel baritado em água por duas horas? Aí as solas dos meus sapatos vão se soltar e os pedaços de papel vão voar na minha cara. Prefiro fixar bem firme (banho duplo) e fazer a lavagem rapidamente (várias vezes com pouca água, como a lavagem da Ilford para filmes).
Quanto mais tempo o material fica na água, mais difícil fica a planicidade na secagem. Além disso, não gosto quando as bordas “retas” do pano de feltro de papel, que ficou de molho por horas, ganham vida própria.
Trato meu velho Orwo-Baryt da seguinte forma: Dois minutos em Eukobrom, dois minutos com ácido cítrico a 2,5% (solução descartável/de uso único) para parar a reação, quatro minutos (1 minuto no primeiro banho, o restante no segundo) em Amaloco Fix 1+7. Em seguida, enxágue: três vezes por um minuto cada, girando o papel, duas vezes por quatro minutos em água corrente (0,7 l/min). Secagem.
As impressões tratadas dessa forma sobrevivem a uma exposição de quatorze horas sob o bom e velho sol russo. Além disso, segundo testes químicos, elas são consideradas devidamente lavadas. Consequentemente, o material é “apto para arquivamento”, com tempos de processamento curtos e consumo relativamente baixo de água. E ainda é fácil de se conseguir (método da fita adesiva, prensa).
Faço o mesmo com o barita mais recente (Foma, Agfa).
Atenciosamente,
Franz
canned
Obrigado pela resposta.
Pelo que parece, meu problema foi causado pelo papel amassado (por ser de rolo), que ficou irregular no revelador. :ph34r:
Desde que passei a prestar mais atenção nisso, consegui reduzir significativamente as manchas. Elas ainda não desapareceram totalmente, mas como o laboratório é muito escuro, não consigo verificar muito bem se toda a superfície do papel foi realmente coberta pelo revelador -> daí provavelmente os gradientes de cor, que em alguns pontos parecem ter sido traçados com uma régua.
Como vocês lidam com o papel enrolado na bandeja? Usam pesos, ímãs?
Continuo testando.
Atenciosamente,
Canned
Gast
Olá, Mirko,
Sim, estou falando de preto e branco
Espero que minha pergunta ainda assim faça sentido
Então, essa questão do fixador pode até ser
Mas ele foi preparado pelo meu antecessor no dia anterior
Diretamente do galão de estoque e ele
não processou uma quantidade enorme de papel.
Reitero que as fotos em barita
mudaram de amarelo para azulado e que isso só
aconteceu sob a incidência da luz.
Um tipo (Ilford Gloss PE) ficou vermelho, outro
(também Ilford Gloss PE) ficou ótimo.
E isso com o mesmo processo de revelação.
Por papel absorvente, entendo aquele que sempre há um
nos cadernos escolares para absorver o excesso de tinta.
Eles geralmente são de cor rosa a vermelha.
Acho que também se pode chamar de papel absorvente.
A questão dos produtos químicos é realmente um problema, pois a maioria
não quer confiar no antecessor. Por isso, consome-se
demasiados produtos químicos.
A propósito, ela é fornecida pela nossa “associação” e isso deve
continuar assim!
Talvez eu ofereça algumas amostras para teste,
para que possamos trabalhar de forma mais econômica.
Obrigado por todas as respostas
Jakob
Gast
Olá, Franz,
Tenho mais uma pergunta sobre a lavagem de cópias em papel barita. O que você faz com as cópias entre a fixação e a lavagem? Com o papel PE, acostumei-me a simplesmente deixar as cópias de molho na água até terminar e, depois, lavá-las todas novamente com água limpa. Mas isso pode demorar até uma hora. Você lava suas impressões em papel baritado uma a uma logo após a fixação?
Atenciosamente, Sven.
Gast
Olá, Sven,
Normalmente, revelo o Baryt um por um: a partir de 30x40, só consigo fazer isso no tambor, e eu só tenho um :-) Os mais pequenos (ou seja, 18x24) são submetidos à exposição com Trialux e depois colocados em uma bacia, até ter uns dois ou três lá dentro. Depois, vou lá fora para a lavagem “de verdade”.
Atenciosamente,
Franz