GerdK
Olá, caros leitores,
Até agora, para o revelamento de negativos coloridos no processo C41, eu utilizava o “Negacolor”, da empresa holandesa Amaloco. Não tenho nada a reclamar da qualidade dos filmes revelados. A durabilidade dos concentrados também é muito boa.
Mas: quando quero revelar um filme, preciso preparar a solução de trabalho para seis filmes, pois as instruções indicam que não é possível retirar quantidades parciais do frasco de concentrado de revelador (50 ml). É claro que não posso transferir o revelador restante para um frasco cheio até a borda. Obviamente, eu levaria 2,5 meses para revelar 6 filmes negativos coloridos — eu fotografo principalmente em p/b e slides coloridos — e, antes disso, o revelador já estaria estragado, especialmente no verão. Por outro lado, posso guardar o revelador usado em garrafas de vidro de 100 ml cheias até a borda, que possuem uma vedação cônica de plástico na tampa (hermética), por meio ano, sem que ele apresente qualquer alteração.
Agora, minhas duas perguntas:
1) Posso concluir que o revelador novo dura o mesmo tempo nas garrafas de vidro descritas acima? Se sim, onde se encontravam/encontram essas garrafas?
2) Alguém conhece um kit de revelação para o processo C-41 em que seja possível retirar porções para apenas um filme sem afetar a validade do concentrado restante? Também ficaria grato por qualquer indicação de um kit de revelador em pó (C-41) que contenha sachês pré-porcionados para um filme.
Obrigado, Gerd
Gast
Olá, GerdK,
sem querer criticar a FOTOIMPEX: existe outro fornecedor que comercializa um kit químico C-41 em que o revelador também vem em frascos de 50 ml e pode ser usado explicitamente para processamento parcial. É claro que também há embalagens maiores, e tanto o revelador quanto o blix podem ser encomendados separadamente. Acho que já li que o produto é de fabricação holandesa e é distribuído exclusivamente na Alemanha por esse fornecedor.
Eu uso esse produto para o meu revelamento C-41. O uso em pequenas quantidades é possível sem problemas, posso confirmar.
Atenciosamente,
Michael Laun
fotohuisrovo
Acho que você está se referindo ao processo Mononegacolor C41 da Amaloco.
Ele está disponível em embalagens para filmes K50 1×6 e K54 4×6.
O revelador C41 no monoconcentrado vem em frascos de 50 ml.
Não é impossível fazer uma preparação parcial se você quiser revelar menos filmes de uma vez. Apenas a capacidade será menor.
É claro que é possível dividir a solução de trabalho de 500 ml diretamente em 2 x 250 ml e revelar 3 rolos de 135-36 KB. Os 250 ml não utilizados podem ser guardados por até 10 semanas em um frasco de 250 ml cheio até a borda.
A solução de trabalho Monoblix pode ser utilizada por até 12 semanas.
Atenciosamente,
Fotohuis RoVo
Robert Vonk
GerdK
Obrigado, Robert e Michael,
pelas dicas de vocês. Vou tentar usar as garrafas de 250 ml. Depois conto como foi, mas “depois” significa mais de meio ano.
Até mais, Gerd