Gast
Olá,
alguém poderia me ajudar com o seguinte problema:
Quando observo com atenção minhas ampliações em preto e branco (geralmente no formato 24x30 cm), percebo que na borda direita, principalmente no canto superior direito, aparecem áreas desfocadas, em alguns casos de tal forma que os grãos, bem visíveis no centro da imagem, quase não se percebem mais na borda. Na borda esquerda da imagem, o problema raramente ocorre. A falta de nitidez também ocorre quando faço uma ampliação de um recorte de partes da imagem mais centrais.
Amplio negativos KB com um Axomat 5; a lente é uma Rodagon 2,8/50.
Esse é um fenômeno que sempre se deve aceitar em uma mesa de negativos sem vidro, como a do Axomat? Além de um alinhamento não totalmente perfeito do negativo, há outras causas possíveis para a desfoque? O que poderia ajudar?
Muito obrigado desde já por suas respostas
Christian
Gast
Christian,
é muito provável que o problema esteja no alinhamento do seu ampliador. Infelizmente, a solução está longe de ser simples. O método descrito por T. Wollstein com níveis de bolha (www.sw-magazin.de) serve, na melhor das hipóteses, para um ajuste aproximado ou nem isso, por várias razões (dependendo se o seu aparelho possui bordas adequadas para apoiar o nível de bolha).
O segundo melhor método é o chamado “método do espelho”, frequentemente descrito em www.phototec.de.
O melhor ajuste, sem dúvida, é feito com o aparelho da Versalab, que infelizmente só está disponível nos EUA. Também há informações mais detalhadas sobre isso no site da Phototec.
Por isso, não vou repetir aqui os detalhes.
Atenciosamente
Ferdinand
MKL
Eu também aposto no alinhamento. A maneira mais fácil de alinhar o ampliador é usando um negativo de teste. Tenho um da Hama que mostra um círculo com microestruturas em todos os cantos. Funciona muito bem.
Atenciosamente,
Michael
Gast
Michael,
Não posso concordar com você. Um negativo de teste permite verificar se o problema está no alinhamento, mas não onde exatamente está o erro. Como se sabe, três planos devem estar absolutamente paralelos (plano de base, lente e negativo). Com o negativo de teste, começa uma série interminável de tentativas e erros.
Atenciosamente
Ferdinand
Gast
Olá,
Com qual abertura você realiza a exposição?
Consigo a melhor nitidez com minha Rodagon na abertura 5,6. Na internet (pesquisando no Google), li uma vez que alguém só conseguiu nitidez total na abertura 8.
Será que existem diferenças de qualidade entre as Rodagons?
Atenciosamente, Sven
MirkoBoeddecker
Christian,
Tenta verificar o seguinte:
1) O teu Axomat possui uma função de correção de distorção Scheimpflug na parte inferior do suporte da lente?
Se sim, ela está na posição zero?
Se não: deveria haver uma porca ali para fixar tudo — ela ainda está bem apertada?
2) A tua lente está, por acaso, torcida ao ser encaixada na rosca da placa?
3) A placa está firme e corretamente encaixada nos três pontos de apoio?
4) Em qual abertura você está ajustando a abertura do diafragma?
5) Será que falta uma das duas molas na parte superior que pressionam a mesa de imagem para baixo, ou será que uma delas está muito fraca?
6) A sua mesa está paralela ou torta?
Em geral: em uma plataforma sem vidro, teoricamente podem ocorrer imagens desfocadas do centro para as bordas, mas, nesse caso, elas deveriam ocorrer do centro para todas as bordas e não apenas para uma.
Caso contrário, isso indica mais provavelmente um desajuste ou um problema na lente.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Muito obrigado pelas sugestões de vocês! Aprendi bastante com isso (por exemplo, que é preciso reajustar o ampliador de vez em quando) e a lista de verificação do Mirko me motivou a dar uma olhada mais de perto em alguns cantinhos do ampliador — até então, eu nem tinha me interessado muito por todos esses parafusos… No momento, não posso verificar o resultado das minhas ajustes, já que minha Duka não está montada, mas como o Scheimpflug (com o qual nunca trabalho) não estava totalmente alinhado em “0”, como pude constatar, presumo que o problema estivesse aí. A Rodagon, de qualquer forma, está bem, eu acho. Trabalho principalmente com abertura 5,6.
Ferdinand, a dica sobre o método do espelho foi muito valiosa para mim, com certeza vou experimentá-la.
Até agora, só participei deste fórum com perguntas, não com respostas. Espero que isso esteja tudo bem para vocês. Como ainda não tenho muita experiência com a Duka, também não tenho muito a compartilhar.
Atenciosamente de Graz/Áustria
Christian
Gast
Christian,
infelizmente, os pontos de encaixe de vários ampliadores não garantem um alinhamento perfeito. Pelo contrário, muitas vezes atrapalham quando é preciso fazer ajustes mínimos. Eu os removi do meu aparelho (Dunco).
Atenciosamente
Ferdinand
MKL
Olá, Ferdinand,
Eu também tenho o Dunco e, às vezes, essas conexões me incomodam. Onde exatamente você desmontou isso e qual é o tamanho dos seus espelhos para o ajuste? 10 x 15 cm me parece um pouco grande. No meu caso, a placa da lente balança um pouco quando mudo a direção do ajuste de foco. Existe algum truque para isso?
Atenciosamente,
Michael
Gast
Olá, Michael,
Se bem me lembro, os pinos que se encaixam no ponto zero têm rosca, ou seja, dá para simplesmente desaparafusá-los.
Não consegui me dar bem com o método do espelho no meu Dunco (por isso também escrevi “segundo melhor método”), pela simples razão de que não consigo ver como se deve posicionar o espelho superior (aquele com o orifício) no plano da objetiva. É claro que se pode criar planos auxiliares colocando uma régua de aço, etc., mas, na minha opinião, continua sendo uma questão incerta.
Por isso, desliguei temporariamente meu raciocínio lógico e encomendei o Versalab dos EUA (a desculpa foi a cotação favorável do dólar), o que não é um prazer barato, pois somam-se as taxas da UPS e o imposto sobre importação.
Talvez o Mirco possa fazer algo a respeito por meio de seu parceiro comercial nos EUA. O aparelho é realmente ótimo.
Atenciosamente
Ferdinand
skahde
"segundo melhor método"), pela simples razão de que não consigo imaginar como se poderia posicionar o espelho superior (aquele com o orifício) no plano da lente. Pode-se
Olá,
pode-se tentar (!) se a rosca do filtro da lente está suficientemente perpendicular ao eixo óptico da lente e encaixar o espelho nesse ponto. No meu EL-Nikkor, isso funcionou na época e o alinhamento obtido dessa forma proporcionou nitidez em todos os cantos. O Versalab tem uma clara vantagem aqui, mas vale a pena tentar, especialmente considerando o custo. ;-)
Atenciosamente,
Stefan
Gast
Stefan,
Ao alinhar o plano da lente com o Versalab, também é preciso usar a rosca do filtro para fixar a placa de vidro (que reflete o feixe de laser). O meu problema era mais conseguir fazer o ajuste propriamente dito enquanto segurava o espelho; são necessárias cerca de três tentativas. É claro que também dá para fazer assim: olhar, ajustar, olhar de novo, ajustar de novo, e assim por diante. Considerando o preço do Versalab, na verdade não é um salário por hora ruim. Só que eu sou um preguiçoso.
Atenciosamente
Ferdinand