Gast
Olá,
ontem tive a oportunidade de fotografar guaxinins no recinto deles (o que não é nada fácil com esses bichos atrevidos java script:emoticon(':)') java script:emoticon(';)') Infelizmente, acabei usando um filme “errado”: APX400, com o seletor ISO ajustado para 100 ASA java script:emoticon(':D') java script:emoticon(':D'), ou seja, uma superexposição de 4 stops.
Alguém tem dicas ou experiência sobre como o filme deve ser revelado? Repetir a sessão com um tempo como o de ontem provavelmente será difícil este ano.
Reveladores provisórios no momento: A49 e Ultrafin.
Atenciosamente,
Sven
MirkoBoeddecker
Sven,
Primeiro, pode ficar tranquilo. 400 para 100 são apenas 2 pontos de exposição, e não 4 (100-200-400).
O APX 400 aguenta bem 2 pontos de exposição. Reduza o tempo de revelação para cerca da metade e tudo ficará bem.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Olá, Mirko,
Claro, são apenas 2 f-stops! Parece que estou um pouco confuso.
A redução do tempo de revelação para um quarto me deixou um pouco nervoso.
Muito obrigado pela resposta rápida e um abraço para Berlim!
MKL
Olá, Sventurius,
Não entre em pânico! Além disso, são apenas 2 stops. O APX400 é muito tolerante e aguenta cerca de 7 a 8 stops de contraste do motivo (embora seja um pouco difícil na hora de revelar). Com a superexposição, você basicamente apenas elevou a densidade geral — o negativo fica mais denso no geral. Com um contraste normal de 5 a 6 stops, você não precisa necessariamente ajustar o revelamento. No caso dos seus guaxinins, o contraste do motivo deve ser ainda menor e a definição das sombras é importante. Com uma subrevelação massiva, como sugerido pelo Mirko, os contrastes do motivo se comprimem fortemente e a imagem provavelmente ficará com muito pouco contraste. Com o A49, eu revelaria apenas um pouco menos (talvez 1 nível, ou seja: /1,33) e deve dar certo.
Atenciosamente,
Michael