chriwurz
Olá,
Até agora, tenho usado uma lâmpada Opal de 75 W na minha Axomat 5. Com formatos maiores, os tempos de exposição ficam bem longos, e estou pensando em colocar uma lâmpada de 150 W.
Minha dúvida é: presumo que a lâmpada de 150 W não seja apenas mais clara, mas também emita mais calor. Devo temer uma perda de qualidade por causa do excesso de calor nos negativos de filme? Por quanto tempo, no máximo, devo deixar a lâmpada de 150 W acesa para não danificar os negativos?
Desde já, muito obrigado a todos que responderem!
Christian
MirkoBoeddecker
Christian,
muita gente faz isso. Não prejudica o negativo — a menos que a exposição seja realmente longa; nesse caso, a imagem pode perder a nitidez.
Mas como a lâmpada mais potente requer menos tempo de exposição, não deve haver problemas.
O que pode acontecer, porém, é que a caixa fique muito quente.
Portanto, tenha cuidado e tenha sempre um fusível sobressalente à mão. Se a lâmpada estourar, às vezes o fusível quebra.
Atenciosamente,
Mirko
MirkoBoeddecker
Só agora é que percebi que se trata de um Axomat 5.
O modelo 5 deveria estar homologado para 150 watts — dá uma olhada na placa de identificação.
Os modelos 2 e 3 são apenas para 75 watts.
Teoricamente, o modelo 5 (se tiver sido comprado completo) também deveria ter um vidro de proteção contra calor como padrão.
Isso protege o negativo.
Gast
Se você conectar um regulador de intensidade à sua lâmpada de 150 W (eles estão disponíveis na forma de simples tomadas com regulador), poderá limitar a geração de calor bastante elevada durante o longo processo de ajuste. A potência máxima é, na verdade, necessária apenas para a focagem e a exposição.
Gast
Olá, Christian!
Uso o Axomat 5 há seis anos com 150 W.
É verdade que o ampliador esquenta. No entanto, só depois de uns cinco minutos é que ele fica tão quente que a gente não consegue mais encostar a mão nele.
Mas nunca tive problemas com o negativo. Ele também não esquenta muito. (Por precaução, dá uma olhada se o vidro de proteção térmica (entre o condensador e a lâmpada opalina) está no lugar certo).
Pega o de 150 W mesmo.
Tenha um ótimo dia.
Kay