Gast
Olá,
Gostaria de fotografar amanhã com esse filme em uma igreja (infelizmente, ela é muito escura e, compreensivelmente, não é permitido usar flash; além disso, eu também não acharia isso muito legal) durante um batismo.
Que revelador vocês me recomendariam especificamente para esse filme?
Ainda estou em dúvida entre o Calbe A49, o Ultrafin Plus ou, talvez, o Ilford ID11.
Mas talvez exista uma combinação totalmente diferente? O que vocês acham?
Atenciosamente, Heinz
MirkoBoeddecker
Heinz,
O A49 já foi o vencedor do teste de filmes Neopan na revista Foto Hobby&Labor. Sensibilidade máxima e excelente desempenho.
Se os grãos não forem um critério prioritário: revelação em dois banhos com Emofin ou MZB para lidar com os altos contrastes (luz lateral).
Ultrafin Plus e ID 11: alternativas tradicionais e confiáveis, mas sem se destacar de forma alguma. Tendem a funcionar tão bem quanto o Emofin ou o MZB, mas não com o mesmo desempenho no controle de contraste.
Se a nitidez for um fator importante (e, portanto, o grão seja secundário): RODINAL, F09, Paterson FX39. Esses reveladores produzem um efeito de bordas nítidas no Neopan e aumentam a nitidez. Os tons também ficam muito bons. Equilíbrio: um pouco melhor do que com o A49, mas não tão alto quanto no revelamento 2Bad.
Tem que ser um filme de 1600 ASA?
Às vezes, um filme de 400 ASA com um stop de luz a mais e bem revelado é a melhor escolha...
Com minha M6 e abertura 2, consigo me virar bem em ambientes internos durante o dia.
E onde não há luz alguma, não sai foto...
Espero não ter contribuído muito para a “confusão” geral.
Atenciosamente,
Mirko
skahde
Olá, Heinz,
Já faz alguns anos desde a última vez que usei o Neopan 1600. Mas o que funcionou muito bem foi o Microphen sem diluir. A propósito, eu não o exporia a 1600, mas sim a 800 ASA, se possível.
Atenciosamente,
Stefan
Gast
Olá, Heinz,
Na minha opinião, o NP 1600 em A49 1:1 é o melhor que você pode escolher nessa classe de sensibilidade.
Atenciosamente, Axel
Gast
Isso foi rápido, ótimo
Não estou nem um pouco confuso, pelo contrário — obrigado pelas informações detalhadas —
Por precaução, vou usar a A49 primeiro, para garantir que nada dê errado; depois, vou testar também o revelador 2bad.
SamuliSchielke
Qual é o tempo de revelação recomendado para o Neopan 1600 em A49? (Não, isso não consta na tabela de revelação padrão.) Na última tentativa, revelei o filme em excesso (tonalidade de cinza prejudicada, tonalidade azulada, véu cinza — embora o filme também estivesse vencido), e antes de continuar experimentando, gostaria de receber um bom conselho.
Samuli
Gast
1:1 = 13 min., 1600 ASA
1:1 = 11,5 min., 1250 ASA (fica melhor).
Não uso puro.
Axel
SamuliSchielke
Obrigado!
Samuli