Gast
Olá,
Eu uso um Meopta Axomat 5 com a lente Anarat 4,5/50. Estou pensando em comprar uma lente melhor, por exemplo, uma Rodenstock Rodagon 2,8/50. Gostaria de fazer duas perguntas a esse respeito:
1.) Posso esperar uma melhora significativa na qualidade das imagens ampliadas com uma lente melhor? Sinceramente, não entendo nada de lentes de ampliadores, mas a Anaret tem apenas 4 lâminas de diafragma, ou seja, uma abertura quadrada, o que me surpreendeu um pouco. Embora esteja, em princípio, satisfeito com as ampliações, não tenho como comparar.
2.) A Rodagon se encaixa no Axomat? Sei que os ampliadores Meopta mais antigos não têm rosca M39, mas acho que o meu tem; o diâmetro da placa na qual a lente é aparafusada é de 39 mm. Então, na verdade, não deveria ser um problema, certo?
Desde já, muito obrigado!
Arthur
Gast
Arthur,
Pergunta nº 1: Há cerca de 20 anos, mudei de uma lente Meopta (não me lembro qual, mas a abertura e a distância focal eram semelhantes) para a Schneider Componon-S. Este último tem uma transmissão de contraste _visivelmente_ melhor, ou seja, eu responderia “sim” à sua pergunta (a Rodagon também é uma lente de primeira linha).
Pergunta #2: 39 mm é, de fato, a rosca padrão.
Atenciosamente
Ferdinand
MirkoBoeddecker
Arthur,
No nosso catálogo, abordamos esse assunto de forma relativamente detalhada.
Resumindo: uma lente do tipo Tessar, como a Anaret, Rogonar, Componar etc., é mais nítida do que uma Meogon, Rodagon ou Componon de 6 elementos, mas a de 6 elementos tem maior brilho e, a partir de 10x, é linear nas bordas.
Portanto, o que importa principalmente é o tamanho da ampliação que você deseja.
Dá certo.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Ferdinand, Mirko!
Embora com um pouco de atraso, gostaria de agradecer pelas respostas de vocês! Acabei de comprar uma Rodagon 50 f/2,8 no eBay. Ficou mais barato do que eu imaginava, então, mesmo que eu não note diferença, não perdi nada — pelo menos, a focagem fica mais fácil por causa da abertura maior. Assim que eu testá-la (ainda está a caminho pelo correio), vou compartilhar aqui minhas experiências!
Até mais e, mais uma vez, obrigado,
Arthur