chriwurz
[COLOR=blue][COLOR=blue]Acabei estragando minha base para negativos Axomat sem vidro (de metal) ao tentar lixá-la para o formato completo, pois gostaria que minhas cópias em 35 mm tivessem uma borda preta.
Deu muito trabalho, mas o resultado foi muito insatisfatório, pois o alinhamento do negativo piorou tanto que não é mais possível focar em toda a área da imagem (provavelmente tirei material demais).
Alguém pode me dar dicas sobre como lixar a base de negativos de plástico? Qual a melhor ferramenta para isso? Como ajustar as rodas para que os negativos não fiquem arranhados?
E, acima de tudo: alguém já conseguiu aumentar a máscara sem comprometer o alinhamento do negativo de 35 mm?
Já encontrei uma ou duas postagens sobre o tema “formato completo/limar a base do negativo” neste fórum, mas elas tratavam de negativos 6x6 e do OPEMUS.
Quem tiver algo a dizer sobre isso: muito obrigado desde já pelo seu esforço!
Christian
MirkoBoeddecker
Christian,
O motivo pelo qual as plataformas de metal se danificam é porque elas têm rodas de metal muito finas e porque há ainda essa corrediça na parte de baixo.
Mas nós também deixamos isso bem claro no catálogo: só se deve lixar a plataforma de plástico :)
Ela é muito mais simples de usar. São duas peças de plástico que se encaixam uma na outra e onde nada pode entortar.
Além disso, o plástico é preto e as bordas não refletem. Lixar é brincadeira de criança — se for preciso, dá até para usar uma lixa de unha (mas demora...).
No caso do metal, além do problema de nivelamento, você ainda tem os reflexos (pinte novamente com tinta preta fosca) e, possivelmente, bordas ásperas que podem riscar o filme (lixe finamente).
Atenciosamente,
Mirko
MKL
Por que, afinal, lixar a moldura?
Isso pode ser feito com a Zäfl Versamask ou com qualquer moldura em V. Basta cortar um pedaço de papelão, metal ou placa de madeira com as dimensões da imagem, descontando a espessura da borda (por exemplo, área da imagem 24x30, borda desejada de 5 mm: papelão 23x29), colocá-lo sobre o papel e pré-expor a borda.
Atenciosamente,
Michael
Gast
Sim, mas isso não permite que você amplie o negativo até a primeira margem (ou seja, 100%).
Atenciosamente,
Ferdinand
MirkoBoeddecker
...e certamente há também uma pequena diferença de preço entre a Versamask e a plataforma de plástico para o Axomat....
chriwurz
Mirko, Michael, Ferdinand,
muito obrigado pelas vossas contribuições!
Quanto à tua referência ao catálogo, Mirko: só conheço o catálogo, assim como a tua empresa, desde ontem (quanto mais leio o catálogo e o fórum, mais sinto que até agora me escaparam algumas coisas). O contratempo com o palco de metal já tinha acontecido.
Cumprimentos
Christian