canned
Olá,
Quais são os componentes essenciais/adicionais de um ampliador de laboratório fotográfico? Como posso identificar os sinais de qualidade?
Sou iniciante e gostaria de poder fazer minhas próprias cópias até aproximadamente 40x60.
Atenciosamente e obrigado pelas dicas,
Canned
Urnes
Olá, Canned,
acho que, antes de mais nada, você precisa ter clareza sobre o que deseja ampliar. Cores ou preto e branco? E qual formato de filme você usa ou pretende usar, ou seja, 35 mm, médio formato ou grande formato. Se você quer fazer cópias de até 40x60 cm, isso já limita a escolha, pois você precisa de uma coluna bem longa na qual a cabeça de ampliação seja fixada. Além disso, é claro que também é preciso saber se deve ser um equipamento novo ou usado.
Em geral, o ampliador consiste em um cabeçote de ampliação montado de forma móvel em uma coluna, a partir do qual o negativo é projetado na mesa de trabalho.
Atenciosamente, Sven.
canned
Obrigado pela sua resposta.
Pretendo trabalhar com filmagens de 35 mm e formato médio, tanto em cores quanto em preto e branco, até o formato 6x6.
De quais componentes é composto o ampliador? Cabeçote, lente...
Atenciosamente e obrigado!
Canned
cfb_de
Olá, canned,
por que não dar uma passada na biblioteca municipal ou na livraria? Caso contrário, sua pergunta aqui vai fazer com que todos aqui tenham que transcrever um livro inteiro. É interessante, mas acho que quase ninguém tem vontade de fazer isso.
Um ampliador é composto (de baixo para cima) pelas seguintes peças: base, coluna com ajuste de altura, suporte para a cabeça de ampliação, cabeça de ampliação com placa de lente, lente e mesa de imagem (às vezes também sistema de condensador), sistema de iluminação (seja uma lâmpada opalina com, eventualmente, gaveta de filtros embaixo, ou cabeça de mistura de cores, cabeça multigrade, fonte de luz fria, cada uma com esfera de Ulbricht, sistema de condensador ou caixa de mistura). Depois, basta colocar uma lâmpada e conectar um cabo. É isso.