canned
Olá,
Quais são os componentes essenciais/adicionais de um ampliador de laboratório fotográfico? Como posso identificar os sinais de qualidade?
Sou iniciante e gostaria de poder fazer minhas próprias cópias até aproximadamente 40x60.
Atenciosamente e obrigado pelas dicas,
Canned
Urnes
Olá, Canned,
acho que, antes de mais nada, você precisa ter clareza sobre o que deseja ampliar. Cores ou preto e branco? E qual formato de filme você usa ou pretende usar, ou seja, 35 mm, médio formato ou grande formato. Se você quer fazer cópias de até 40x60 cm, isso já limita a escolha, pois você precisa de uma coluna bem longa na qual a cabeça de ampliação seja fixada. Além disso, é claro que também é preciso saber se deve ser um equipamento novo ou usado.
Em geral, o ampliador consiste em um cabeçote de ampliação montado de forma móvel em uma coluna, a partir do qual o negativo é projetado na mesa de trabalho.
Atenciosamente, Sven.
canned
Obrigado pela sua resposta.
Pretendo trabalhar com filmagens de 35 mm e formato médio, tanto em cores quanto em preto e branco, até o formato 6x6.
De quais componentes é composto o ampliador? Cabeçote, lente...
Atenciosamente e obrigado!
Canned
cfb_de
Olá, canned,
por que não dar uma passada na biblioteca municipal ou na livraria? Caso contrário, sua pergunta aqui vai fazer com que todos aqui tenham que transcrever um livro inteiro. É interessante, mas acho que quase ninguém tem vontade de fazer isso.
Um ampliador é composto (de baixo para cima) pelas seguintes peças: base, coluna com ajuste de altura, suporte para a cabeça de ampliação, cabeça de ampliação com placa de lente, lente e mesa de imagem (às vezes também sistema de condensador), sistema de iluminação (seja uma lâmpada opalina com, eventualmente, gaveta de filtros embaixo, ou cabeça de mistura de cores, cabeça multigrade, fonte de luz fria, cada uma com esfera de Ulbricht, sistema de condensador ou caixa de mistura). Depois, basta colocar uma lâmpada e conectar um cabo. É isso.
Os aparelhos diferem na qualidade de acabamento, eventualmente no sistema de acompanhamento da imagem, na escala máxima de ampliação, no fabricante, no conceito de sala, no material (Meopta = chapa metálica, Kaiser = plástico), eventualmente na eletrônica presente na cabeça, no preço e na estabilidade. Em geral, em uma loja de eletrodomésticos comum, deve ser possível encontrar um ampliador adequado às suas necessidades, por exemplo, da Durst, por cerca de 100 a 400 marcos de reposição. Os aparelhos frequentemente oferecidos da série “Laborator” da Durst devem ser considerados com certa cautela: eles devem estar realmente completos. São aparelhos de chão e, portanto, só fazem sentido em um laboratório fixo com espaço suficiente (também para cima!).
Se você disser de onde é, talvez alguém se disponha a mostrar todo o processo para você. Talvez seja o melhor.
Atenciosamente,
Franz
canned
Olá, Franz, muito obrigado pela sua resposta detalhada. Bem, no momento, o que me interessa é ter uma visão geral e alguns pontos-chave que me ajudem a continuar a pesquisa.
Por exemplo:
O que é um sistema de condensador e para que serve? É um acessório necessário?
O que é uma caixa de mistura e para que serve?
O que é uma cabeça multigraduada?
O que devo levar em consideração na escolha da lente? Qualquer lente se adapta a qualquer ampliador? Quais são as normas/padrões existentes?
Atenciosamente,
Canned
(A propósito, moro em Dresden.)
CarstenM
Olá, canned,
O Franz está certo ao sugerir uma biblioteca municipal ou uma livraria.
Mas a internet também oferece algumas informações.
Por exemplo, em:
www.fotolaborinfo.de
e na seção
“Curso de fotografia” na internet,
em “Laboratório” / “O ampliador”,
você encontrará todas as noções básicas sobre ampliação.
Se ainda assim surgirem dúvidas, com certeza poderemos te ajudar aqui.
Atenciosamente,
Carsten
GerdK
Olá, Franz, muito obrigado pela sua resposta detalhada. Bem, o que eu procuro, por enquanto, é uma visão geral e algumas palavras-chave que me ajudem a continuar a pesquisa.
Olá, Canned,
a biblioteca e as funções de busca deste fórum e do site www.google.de são excelentes recursos para obter uma visão geral e "palavras-chave".
Da mesma forma, recomenda-se dar uma passada em um clube de fotografia quando se trata de questões práticas.
Atenciosamente,
Gerd