Niall
Oi,
Você já usou os rolos Neopan Acros 100 e Neopan 400?
Qual é a sensibilidade (EI) que você usa e por quanto tempo você os revela?
Tirei um rolo de 400 com um filtro vermelho na lente em um dia nublado, com a sensibilidade de 400!!
Revelei em Rodinol 1+25, mas as fotos ficaram muito cinzentas e granuladas!!!
Niall
Roman
Oi,
Não usei o NP400 com RODINAL 1+25, mas costumava ser meu filme padrão com RODINAL 1+50 — eu classificava o Neopan 400 como 250 e revelava em RODINAL 1+50, a 20 °C, com inversões constantes de 30 segundos, seguidas de 2 inversões no início de cada minuto, durante 9 minutos.
Como você mediu — através do filtro da sua câmera ou com um fotômetro portátil? Não é uma boa ideia medir através de um filtro vermelho, pois a sensibilidade à luz vermelha de muitos medidores integrados à câmera não corresponde à do filme P&B — é melhor usar primeiro um medidor portátil ou um medidor sem o filtro instalado e, em seguida, inserir o fator de correção para o filtro vermelho (dependendo da intensidade do vermelho, o fator costuma ser de cerca de 8x — ou seja, você precisa abrir 3 stops).
Qual efeito você queria obter com o filtro vermelho, para começar?
Roman
Niall
Bem, pra falar a verdade, não sei por que coloquei o filtro vermelho, só pra ver que efeito daria, acho, já que sou novato nisso!!!
Tenho uma Dynax 5, então só ajustei a compensação com o botão
da câmera pra que aparecesse ZERO no visor interno da câmera!!!
Você é o mesmo cara com uma foto sua negativa no fórum!!!!
Niall
Roman
Bem, esse é só um “amigo especial” meu, que acha que está sendo engraçado...
Roman
Niall
Ah, entendi!!! Agora eu rio?? É só me dizer quando eu devo rir!!!
Afinal, para que serve um filtro vermelho!!
Niall
Gast
É óbvio que um filtro vermelho não serve pra nada quando se fotografa em preto e branco!! :angry: Tenta usar com filme colorido!!! :) Você vai ficar de queixo caído!!!! :D
Niall
Acho que alguém me disse que era adequado para P&B!!
OK! Ferdinand OU Roman (Você precisa sair mais!!!)
E como fica com filme colorido!!!!!
Niall :angry:
Roman
Oi, Niall,
O Ferdinand está tirando sarro de você! O filtro vermelho não serve para nada em fotos coloridas — tudo fica com um tom avermelhado...
Em P&B, o filtro vermelho é usado:
-) para filmes infravermelhos (como o Kodak HIE) para bloquear a luz visível e deixar passar apenas a extremidade vermelha do espectro — produzindo as típicas fotos infravermelhas fantasmagóricas, com folhagem branca brilhante (“efeito Wood”) e céus escuros.
-) para filmes P&B comuns: para aumentar o contraste e escurecer o céu, a fim de obter uma espécie de efeito “luz da lua”, resultando em fotos com aparência muito artificial, quase gráfica.
Não acho isso muito útil para fotografia de paisagem, pois um filtro vermelho não apenas escurece o azul (céu), mas também o verde (folhagem), o que resulta em uma definição de sombras muito ruim. Pessoalmente, não gosto nem um pouco do filtro vermelho; ele pode ser útil para fotografar arquitetura (moderna), produzindo resultados abstratos, artificiais e com aspecto gráfico.
Para mim, o filtro mais útil para paisagens, mas também para retratos e fotografia em geral, é o filtro amarelo-esverdeado: ele escurece levemente o céu azul, dando melhor definição às nuvens, e clareia levemente a folhagem, fazendo com que pareça mais bem definida; o filtro mais extremo que uso é o laranja, que fica meio a meio entre o amarelo e o vermelho — maior contraste, mas sem parecer muito artificial...
Roman