Olá!
Estou tentando testar o filme plano Ilford HP5 (4x5), seguindo as instruções do Dr. Beyer (muito obrigado por disponibilizá-las!):
http://www.fotografie-in-schwarz-weiss.de/sw-fotografie/filme-eintesten/38-planfilmes-eintesten.html
Exposição com uma Fujinon - W 1:5.6/210, f=11, 1/4 de segundo através de um vidro fosco.
O revelamento foi feito em um tubo BTZS, HC-110 Dil. H. (1+63) a
@20 °C por 10 minutos
Mas o primeiro negativo de teste me deixa um pouco perplexo (ver abaixo no anexo):
1) Eu expus seguindo as instruções (correção de exposição de -5 stops na minha Profisix, medida através do vidro fosco)
No resultado, porém, apenas a zona 2,5 atinge uma densidade de 1,0 (off-set = -0,9 !)?
2) Os passos 16 e 16, que são duplicados na escala de 31 passos da Stouffer, são bem diferentes; isso pode ser visto a olho nu no negativo
Será que eu revelei por um tempo claramente insuficiente?! Se sim, qual seria um ponto de partida mais adequado: 15 minutos?
Muito obrigado,
Rolf
PS: já identifiquei uma possível fonte de erro e tentarei evitá-la na próxima tentativa: para o tubo BTZS, preciso de apenas 60 ml de revelador; a tabela de reveladores indica uma proporção de 1 ml para 5 ml de água; provavelmente seria melhor 2 ml para 118 ml de H₂O, pois assim não se comete erros tão facilmente.