GerdK
Olá, caros leitores,
A exposição acidentalmente causou a exposição de um APX 25 com uma correção de abertura de -1.
No caso de filmes corretamente expostos, até agora eu revelo a 20 °C e com rotação por 14 minutos em A49 (1+1) ou em RODINAL (1+25) por 6 minutos.
Agora, minha dúvida: devo prolongar o tempo de revelação pelo fator 1,333 ou é melhor usar a solução-mãe de A49 pelo mesmo tempo? É melhor revelar em RODINAL ou em A49 para aumentar a sensibilidade?
Obrigado pela leitura e pelas respostas
Gerd
MirkoBoeddecker
Olá, Gerd,
Na verdade, eu recomendaria que você não diluísse muito os dois reveladores.
Ou seja, R09 1+20 ou 1+40 e A49 na diluição padrão.
Embora a capacidade de compensação aumente com diluições mais altas, o aproveitamento da sensibilidade pode diminuir.
Mas como você já tem um tempo de revelação bem ajustado para o A49 1+1, eu recomendaria usar a diluição de 1,3333; assim, nada pode dar errado.
Ambos os reveladores aproveitam bem a sensibilidade.
No R09, o APX fica mais suave; no A49, com grão fino (na medida em que isso for desejado ou necessário).
Atenciosamente,
Mirko
MatthiasStark
Olá, Gerd,
Depois do revelamento, eu acrescentaria ainda um banho de bicarbonato de sódio a 1% ou um banho de bórax a 2-5%.
Com esse “revelamento em dois banhos”, você consegue extrair um pouco mais das áreas de sombra que ficaram muito claras. Eu já salvei filmes com exposição insuficiente dessa maneira. Pela minha experiência, isso proporciona um aumento de sensibilidade de uns bons 1/3 de stop, e faz diferença se faltar 1 stop ou 2/3 de stop.
Com o tempo de revelação um pouco mais prolongado, você obtém, naturalmente, um melhor aproveitamento da sensibilidade.
Atenciosamente,
Matthias
GerdK
Obrigado, M&M,
pelas dicas de vocês, embora eu só tenha lido a do Matthias agora, mas o revelamento já foi feito ontem. Eu só queria compartilhar minha experiência:
Então, revelei em rotação a 21 °C em A49 (1+1) por 18 minutos e 40 segundos. Os negativos estão com a aparência de sempre. Ou seja, a 20 °C eu teria que prolongar o tempo (talvez 20 minutos, mais ou menos).
Só poderei verificar se a iluminação ficou mais intensa e se as sombras ficaram mais parecidas quando ampliar as fotos. Mas isso ainda vai demorar um pouco.
Tchau, Gerd