bsm Olá, Estou tendo o seguinte problema com o revelamento de um Efke KB25 e do Tetenal Neofin Blau. Todas as etapas foram realizadas a 20 °C com soluções recém-preparadas. 7,5 minutos com intervalos de 3 segundos, tudo com água destilada, incluindo os últimos 2 minutos de enxágue final. Em termos de densidade e contraste, o filme está bom, mas tenho pequenas manchas circulares mais claras, com cerca de 1/4 mm, por todo o filme. Alguma ideia do que pode ter dado errado??? Obrigado Boris
MirkoBoeddecker Boris, Você bateu com força no tanque depois de abastecer? Parece que tem bolhas de ar. Mirko
bsm Boris, Você bateu com força no tanque depois de encher? Parece que tem bolhas de ar. MirkoOlá! Não tenho certeza, porque fiz isso em intervalos de 3 segundos. Mas acho que, depois de encher, bati a lata na mesa. Mas pode ser. Atenciosamente Boris
Phillip Eu também tive exatamente esse problema com a combinação de Efke 25 e Neofin Blau. Eu sempre abro a lata com força e nunca tive esse tipo de problema antes. Não consigo explicar isso de outra forma a não ser por bolhas de ar — talvez o Efke seja mais sensível a isso do que outros materiais, mas é só um palpite meu. Dizem que ajuda ferver a água de diluição antes. Phillip
FoxTalbot Sim, também acho que o Efke é mais sensível do que outros filmes, especialmente desde que passou a ter um novo suporte; acho que é aí que está o problema.
skahde Outro clássico: bolhas de gás causadas por um banho de parada ácido. Se o Neofin Blau tem apenas metade da relação com a fórmula original de Butler, como sempre se diz, ele contém, afinal, algum carbonato como álcali. Quando a emulsão saturada de revelador entra em um banho de parada muito concentrado, formam-se bolhas de CO₂ na emulsão, que deixam, em alguns casos, buracos. Tente parar com três trocas de água (é o que eu faço agora, só paro o papel) e veja se o problema desaparece. Atenciosamente, Stefan