Niall
Oi,
Acabei de ler que a Kodak está perdendo valor na bolsa de valores,
e, de fato, algumas lojas já não vendem produtos da Kodak, tudo porque a empresa se prendeu ao filme “à moda antiga” e não entrou na era digital!!!
Quanto tempo você acha que a maneira antiga de revelar e processar
vai durar!!!
Além disso, você já pensou em criar uma seção de galeria neste site onde os membros possam exibir algumas de suas fotos, ou talvez organizar um concurso ou algo assim!!!!
Niall
Gast
Niall,
O Sr. Boeddecker é de Berlim Oriental; talvez ele não fale inglês porque, na RDA, a segunda língua ensinada na escola era o russo.
Vou tentar traduzir para o alemão (em discurso indireto):
Sr. Boeddecker,
Niall diz que leu que a Kodak está perdendo participação de mercado (não tenho certeza se ele não se referia também ao preço das ações) e que, atualmente, algumas lojas já não vendem mais produtos da Kodak porque a empresa continua comercializando filmes antiquados e não está entrando na era digital.
Além disso, ele pergunta a você por quanto tempo, na sua opinião, o método antigo de processamento e revelação clássicos ainda vai perdurar.
Além disso, ele gostaria de saber se o senhor já pensou em oferecer uma galeria de fotos no seu site, onde os membros pudessem publicar suas fotos, ou até mesmo realizar um concurso de fotografia.
PS: Não me responsabilizo pela exatidão da minha tradução (mas acho que isso nem é necessário), por favor, envie críticas assim que for necessário.
MirkoBoeddecker
Niall,
este fórum não se destina a conversas particulares comigo.
A forma de um tópico ou pergunta deve ser sempre universal e dirigida a todos os leitores.
Não responderei a nenhuma pergunta dirigida diretamente a mim.
Talvez você queira considerar republicar isso de uma forma mais universal, dirigindo-se a todos os participantes do fórum?
Espero que você compreenda isso — é uma regra geral.
Imagine se eu começasse a responder a solicitações individuais em um fórum público — poderíamos encerrar o fórum como tal.
Atenciosamente,
Mirko
Niall
Desculpe pelo mal-entendido!
Vou postar a pergunta novamente de uma forma mais geral!!!
Espero que você dê sua opinião sobre as duas perguntas, assim como outras pessoas!!!
De qualquer forma, obrigado por responder à postagem!!!
Niall
MirkoBoeddecker
Niall,
hoje é domingo e eu tenho um tempinho :P
Em relação à sua pergunta, há centenas de tópicos em grupos de notícias em alemão que tratam desse assunto — assim como em grupos em inglês.
As pessoas tendem a esperar o pior e já falam que a fotografia analógica está morta.
Mas, se você observar com atenção, essas pessoas geralmente não são fotógrafos nem estão realmente envolvidas no setor — são, na verdade, fanáticos por câmeras digitais que gritam em fóruns públicos na internet.
Revistas de verdade ou autores bem informados geralmente chegam à conclusão de que o mercado analógico se consolidará em um determinado tamanho e permanecerá como um mercado de interesse especial, enquanto os mercados de massa estão migrando para o digital.
Assim, podemos esperar uma diminuição na disponibilidade de produtos coloridos para amadores muito em breve.
Esse mercado representa cerca de 80-90% de todo o mercado analógico e, como está encolhendo rapidamente, todas as empresas como a Kodak e a Agfa enfrentam enormes problemas.
Se o mercado de p/b diminuísse, essas empresas seriam afetadas apenas de forma mínima ou nem mesmo seriam afetadas.
É por isso que gostaria de dividir minha resposta em três seções.
1) Câmeras
2) Produtos amadores coloridos
3) Filmes e papéis em preto e branco
Obviamente, a FOTOIMPEX está interessada principalmente no ponto 3.
O ponto 1 provavelmente se consolidará em torno da mais alta qualidade e das coisas que o digital não consegue fazer (por exemplo, grande formato ou panorâmico — tente dobrar um chip em 360 graus — etc.) e em um mercado formado por pessoas que simplesmente gostam da sensação e do clique de um bom aparelho analógico. Além disso, não se esqueça das vendas de equipamentos, que quase nunca são capturadas pelas estatísticas de número de câmeras vendidas. As câmeras analógicas são muito robustas e, geralmente, podem ter (dada uma certa qualidade) uma vida útil de 100 anos ou mais.
O número 2 provavelmente desaparecerá, exceto nas áreas em que o analógico tem uma vantagem sobre o digital (por exemplo, é quase sempre muito mais barato e, muitas vezes, até mais rápido).
O número 3 não foi muito afetado pelo digital, se considerarmos o mercado de artistas e amadores (excluindo filmes industriais, a indústria gráfica, raios X e qualquer outro uso comercial de filme).
Esse mercado tem sido um nicho desde o início dos anos 80 e, definitivamente, desde que todos os fotógrafos de imprensa deixaram de usar preto e branco quando os jornais começaram a imprimir em cores na década de 90.
Os entusiastas do analógico, na verdade, não tinham outra razão além da preferência pessoal para se envolverem com o preto e branco desde então — o que lhes dá nenhuma razão para parar de fazê-lo e migrar para o digital agora.
É uma experiência totalmente diferente usar um filme, expô-lo, ir para a câmara escura, ouvir a água correndo no escuro, sentir o cheiro do revelador e da gelatina, sentir o papel à base de fibra, percebendo o espírito de Adams e Weston enquanto você agita suas bandejas.
Você está, de fato, produzindo uma obra de arte. Você está usando todos os seus sentidos — tem controle sobre o processo, pode cometer erros — aprende com eles e, de repente, todo o processo faz sentido e pode ser captado pelo seu cérebro apenas observando o que acontece.
Esse não é o caso da fotografia digital. A fotografia digital não tem cheiro, é rápida e eficiente, e quem sabe o que fez a imagem aparecer do outro lado da câmera, na tela? Eletricidade? Areia de silício? Elvis?
Isso é ideal para pessoas que não se importam com todo o contexto e que ficam perfeitamente satisfeitas em obter uma foto espontânea em segundos.
Quem já passou por todo o processo de aprender a revelar seu próprio filme, montar uma câmara escura e começar a imprimir, finalmente segurando nas mãos a impressão molhada, mas perfeita (de uma foto que tirou há pelo menos 5 horas), simplesmente não consegue obter essa satisfação com qualquer imagem instantânea produzida em “frações de segundo” pelo processo digital.
A celebração da lentidão e de deixar a imaginação fluir — relaxe e pense na sua imagem, ela não estará pronta antes de 5 horas de qualquer maneira. Tudo isso é importante e o obriga a se concentrar e pensar antes de apertar o obturador.
Dito isso, eis a minha resposta à sua pergunta: “Enquanto houver pessoas por aí que queiram comprar filmes em preto e branco, papéis e produtos químicos, eles estarão disponíveis”.
O processo é tão simples que toda a produção em pequena escala poderia, teoricamente, ser feita em uma garagem (com certas limitações).
Não importa se as ações da Kodak caem ou sobem. Isso importa apenas para as decisões estratégicas da Kodak no planejamento da produção. O mesmo vale para a Agfa, a Fuji e a Ilford.
E nem mesmo é um mau sinal se essas empresas agora gastam a maior parte de seus recursos de pesquisa em jato de tinta. Elas precisam fazer isso. É um novo mercado onde ainda não são líderes. No preto e branco, elas são líderes de mercado e há pouco a fazer para manter essa posição. Portanto, qualquer líder empresarial inteligente investirá apenas os recursos necessários para manter essa posição e gastará o restante para se tornar o número um em um novo mercado de massa no futuro.
Todos esses chamados “indicadores” usados por quem quer convencer o mundo de que o analógico está morto não são realmente indicadores, se olharmos com atenção. São, antes, fatos que fazem sentido como reação às realidades atuais do mercado.
E sejamos honestos: quem se importa com impressões coloridas de 9x12 cm em lojas de conveniência por 9 centavos e câmeras “happy snap” de 39,59 euros?
Elas representam a maior parte do mercado e provavelmente desaparecerão mais cedo ou mais tarde.
Há, porém, um impacto importante no mercado que também afetará o preto e branco (já mencionei isso várias vezes neste fórum em alemão): os volumes de produção de produtos químicos brutos e matérias-primas.
Como alguns desses produtos químicos e matérias-primas são usados tanto para o preto e branco quanto para a cor, a queda no mercado de filmes para impressão colorida levará a aumentos de preço e à perda de disponibilidade de certas matérias-primas.
Assim, alguns produtos de alta tecnologia que envolvem fórmulas muito puras e complexas desaparecerão.
Além disso, o papel RC pode eventualmente ficar mais caro do que o papel à base de fibra (devido a um aumento no preço da matéria-prima).
Mas acho que todos esses aumentos de preço estão dentro de uma faixa que não dá motivo para ninguém deixar de usá-los. O digital provavelmente permanecerá mais caro o tempo todo, pois é um processo muito mais complexo e oneroso em geral, e não há fatos concretos que justifiquem que a impressão analógica venha a ser mais cara do que a digital, desde que os papéis para jato de tinta não comecem a usar uma base que simplesmente não possa ser revestida com nitrato de prata e gelatina (atualmente é a mesma coisa, só que o papel para jato de tinta tem alguns ingredientes especiais no revestimento e — obviamente — não é sensibilizado).
Se empresas pequenas e flexíveis como a efke e a forte conseguirem sobreviver aos próximos 5 anos de dumping de preços por parte da Agfa e da Kodak, elas terão um futuro muito próspero pela frente, depois que as grandes empresas decidirem se retirar, pois um mercado de 900 milhões de dólares por ano em todo o mundo é insignificante para elas.
Elas serão as fornecedoras de produtos em preto e branco no futuro. Se não conseguirem sobreviver, novas fábricas serão construídas. Onde quer que haja demanda, alguém fará o possível para suprir essa necessidade.
Atenciosamente,
Mirko
Galeria: é necessário muito espaço no servidor OU a qualidade da imagem será de tal natureza que não poderá ser considerada séria :-((
Gast
Mirko,
bela “palavra de domingo” e, acima de tudo, timing perfeito (obrigação de fazer login). Se o “Fleedwood” soubesse disso...
Por que não se pode simplesmente resumir “isso” da seguinte forma:
Quem gosta de computadores, ou seja, quem adora transferir o máximo possível de todas as áreas da sua vida para lá, deve seguir o caminho “digital”;
Quem evita computadores — *sempre que possível* — (como eu), permanece analógico.
Tudo o mais sobre esse assunto (melhor dizendo: tudo o que li até agora) não é conclusivo, e você acabou de fornecer uma nova prova disso:
“e todo o processo faz sentido e pode ser captado pelo seu cérebro apenas observando o que acontece.”
Ninguém pode afirmar compreender o processo EXATO da exposição/revelação da imagem, muito menos apenas olhando. Ou por que temos no fórum concorrente cerca de 60.000 postagens sobre esse assunto?
Ferdinand
Gast
Niall,
desculpe por escrever em alemão aqui, mas minha postagem não tem a ver com a sua pergunta. Concordo com o Mirko, ele está certo, como sempre.
Boas fotos,
Ferdinand
Niall
Obrigado, Mirko, pela sua resposta tão completa ao que
considero uma pergunta muito relevante!!!
Pensei em perguntar a alguém que conhece bem o ramo,
sobre esse assunto!!!
Sim, concordo com você, gosto de tentar revelar minhas próprias fotos em preto e branco!!
Só recentemente voltei a fazer isso e ainda estou tendo dificuldade para entender
como fazer isso!!
Há algo de muito mágico em ver a foto surgindo
no papel e no controle que se tem sobre todo o processo!!!
Só espero que essa forma de arte em particular não desapareça amanhã!!
Mas, pensando bem, diziam que os jornais seriam coisa do passado
quando os computadores chegassem!!!!
Niall