Gast
Olá,
Tenho uma pequena dúvida sobre o controle de contraste na Fomatone Classic MG,
já tentei me informar melhor no site da Foma,
mas isso só serviu para me deixar ainda mais confuso. Para facilitar a compreensão,
eu uso uma cabeça de cor Kaiser até 130M para o controle de gradação
(análoga à Dunco, Durst...). Ora, na ficha técnica do Fomatone,
está indicado quais valores de cor devem ser usados para cada gradação, e esses são
completamente diferentes dos do papel Ilford Multigrade (o que eu ainda consigo entender).
Infelizmente, porém, não são indicados fatores de prolongamento para a exposição.
No entanto, em outra tabela da ficha técnica consta que o
conjunto de filtros Ilford Multigrade também pode ser usado para a exposição, de forma análoga ao
sistema Ilford (o que não pode ser verdade, se os valores de amarelo e magenta
para a mesma gradação são diferentes). Além disso, há o problema de
que, na Foma, o grau 3 é o normal, enquanto na Ilford, seguindo o sistema anglo-saxão,
é o grau 2. Desculpem a pergunta, mas estou completamente confuso.
Minha pergunta agora é simplesmente: como vocês lidam com isso? Valores Foma (se sim,
quais fatores de diluição?) ou de forma análoga à Ilford?
Atenciosamente, Benjamin
Gast
Olá, Benjamin,
nesse caso, é melhor experimentar do que ficar só na teoria. Os valores dos filtros Y/M não são iguais em NENHUM papel; além disso, as especificações de gradação dos fabricantes não passam de estimativas aproximadas. Mesmo assim, todos os papéis podem ser processados com o conjunto de filtros da Ilford. Não importa se você ampliou um negativo com gradação 1 em Kodak ou com gradação 3 em Multigrade (o que é que é normal?). Em casos isolados, pode acontecer que você não consiga atingir as gradações extremas (00 ou 5) com um determinado conjunto de filtros, mas esses negativos não são nada de especial de qualquer maneira.
Ferdinand