GerdK Olá, Mirko, Tenho um Opemus 6a com o cabeçote de mistura de cores Color 3 que comprei de vocês. O cabeçote vem com uma lâmpada halógena de 100 W. Muitas vezes, nas ampliações em preto e branco, fico abaixo de 3 s, e nas ampliações coloridas chego perto dos 5 segundos (já com o diafragma reduzido para 8 em 18x24 cm). Nesses casos, é sempre necessário usar o diafragma de densidade. Mas eu preciso dele para compensar o tempo no papel de contraste variável. Agora, minha pergunta: vocês têm uma lâmpada mais fraca que seja adequada para o Opemus 6a (P&B e cor) e, claro, que não tenha “tom de cor”? É que eu gostaria de chegar a cerca de 5 s no P&B e a cerca de 10 s na cor. Obrigado, Gerd
MirkoBoeddecker Gerd, Por que você não usa a câmara de mistura 6x6 para o formato 35 mm e a câmara de mistura 6x9 para o formato 6x6? Não dá para usar outra lâmpada por causa da tonalidade de cor. Também temos filtros de plástico cinza neutro que podem ser montados sob a lente — em caso de necessidade. Eu sempre trabalho com a câmara de mistura 6x6 e a lente de 80 mm para o formato 35 mm — mas também tenho uma Magnifax, na qual ainda há “espaço” para o extensor. Atenciosamente, Mirko
Gast Olá, basta reduzir a abertura para f/11 ou f/16; isso praticamente não faz diferença na qualidade; ou faça uma diluição maior no revelador; ou use um tipo de papel menos sensível. Werner
cfb_de Olá, Werner, <GEBETSMÜHLE>Alterar o revelador não adianta nada. Os papéis fotográficos precisam ser revelados até o fim, caso contrário, não se alcança a densidade máxima.</GEBETSMÜHLE> Meu dispositivo para Meochrom/Opemus-5 também deve funcionar com os modelos mais novos: basta colocar um regulador de intensidade na linha e ajustá-lo de acordo com os níveis de exposição. Ok, a temperatura de cor da lâmpada muda um pouco, mas isso pode ser compensado com a filtragem de gradação. Basta ter duas ou três tabelas no laboratório. Atenciosamente, Franz
GerdK Gerd, Por que não usas a câmara de mistura 6x6 para o KB e a câmara de mistura 6x9 para o 6x6? ...Obrigado, Mirko, Werner e Franz, gosto mais da solução mais simples e vou experimentá-la. Tenham um ótimo dia, todos vocês Gerd :lol: