Niall
Quem fabrica os papéis Fomopan!!! São fabricados pela FOTOIMPEX!!
E quais reveladores são adequados para esses papéis!!!
Niall
Gast
Gast
Talvez a pergunta que eu devesse ter feito fosse: você já usou esse papel? E quais desenvolvedores você já usou e gostou?
E quais desenvolvedores você não gostou!!!
E você, Sr. Boedekker, já usou esse papel?
E quais desenvolvedores você gostou de usar com ele!!
Niall
Niall
Talvez a pergunta que eu devesse ter feito fosse: você já usou esse papel? E quais desenvolvedores você já usou e gostou?
E quais desenvolvedores você não gostou!!!
E você, Sr. Boedekker, já usou esse papel?
E quais desenvolvedores você gostou de usar com ele!!
Niall
Gast
Oi, Niall,
Já usei bastante os papéis Foma — eis o que descobri:
Papel Fomaspeed Variant RC: ótimo para pré-visualização de fotos, trabalho rápido, quando você tem muito o que fazer; preto neutro com Tetenal Eukobrom, ligeiramente quente, verde-oliva com Agfa Neutol WA; pretos sólidos e bons (não tão bons quanto o Agfa MCP — mas nenhum papel é tão bom quanto esse), luzes abertas brilhantes (melhores do que o Ilford Multigrade); sem problemas de blooming (ao contrário do Kodak Polymax); mais rápido que o ClassicArts/Forte Polywarmton (requer menos exposição); reage bem aos toners (melhor que o Multigrade e o Polymax, mas não tão bem quanto o Polywarmtone). Verso do papel muito fino — ruim para distribuir as fotos, bom para colá-las em álbuns.
Fomatone MG (tanto FB quanto RC): simplesmente maravilhoso; quase neutro em Eukobrom (um pouco como o Agfa MCC/MCP), definitivamente quente com um tom verde-oliva em Neutol WA; a maior parte do que foi dito sobre o Variant também se aplica ao Fomatone MG, exceto que este é ainda mais quente (embora não tão quente quanto o Polywarmtone). Também prefiro a versão FB à da ClassicArts/Forte — esta última tem uma base de papel muito mais grossa, que às vezes já vem curvada/deformada ao sair da embalagem e é um saco de secar na horizontal — o Fomatone é muito mais fácil de lidar quando se trata de planicidade.
Gosto particularmente deste papel para impressão litográfica — é muito fácil obter resultados ÓTIMOS e coloridos com ele — desde tons alaranjados nos realces, passando por tons esverdeados na faixa intermediária, até pretos sólidos nas sombras — meu papel litográfico favorito.
Gast
Caro Niall,
Eu usei papéis Foma com A49, Bromophen e NEUTOL; eles proporcionam bons resultados. Gosto especialmente do Fomabrom, que é um papel de fibra com gradação de tom neutro, semelhante ao antigo ORWO UNIVERSAL B ou ao Kentmere Bromide. Os outros papéis não me agradam tanto, pois não uso muito papel plástico e quase nunca papel multigrade, já que as luzes ficam melhores com papéis de gradação.
Infelizmente, o Fomabrom não oferece mais gradação suave, por isso uso frequentemente o Kentmere Bromide ou o Wephota Universal B.
Werner