Gast
Olá a todos,
Alguém tem experiência com o antigo cabeçote de mistura de cores Meochrom (branco) para o Opemus 5? Gostaria de usá-lo para cópias em papel multigrade. Existem tabelas com as configurações de filtro em abundância, mas algumas chegam até o valor “200”, enquanto a escala do Meochrom aparentemente vai apenas até “150”.
Isso funciona mesmo assim, inclusive para gradações 4-5, ou é uma alternativa menos boa do que os filtros inseríveis?
Bernd
Gast
Olá!
Não tenho o Meochrom, mas sim o Color 3, que vai até 200 — mas mesmo assim, em alguns tipos de papel, o grau 5 não é alcançável; por isso, mantive meus filtros MG e, quando necessário, coloco o de grau 5 na frente da lente...
Roman
Gast
Se o seu ampliador (Vergrobrerer) tiver uma gaveta para filtros, você
pode colocar filtros extras nessa gaveta!
Como fica acima da lente, a qualidade não precisa ser tão precisa quanto
a dos filtros que ficam abaixo da lente!
Niall
Gast
Niall,
assim que você substituir a cabeça do condensador (que possui uma gaveta) pela cabeça de cor, a gaveta do filtro desaparece (nos modelos Meopta, ela está integrada à cabeça do condensador).
Os únicos ampliadores que possuem simultaneamente uma cabeça de cor e uma gaveta são os Kaiser VCP (pelo menos não conheço nenhum outro).
Roman
Gast
Olá, Roman,
Não posso deixar isso passar assim: meu Opemus-5 tem o Meochrom instalado. E, com ele, o condensador e a gaveta de filtros permanecem intactos. A iluminação é feita por meio de uma esfera de Ulbricht sobre o condensador.
O Kaiser não está sozinho :-)
Atenciosamente,
Franz (que não consegue acessar o site do trabalho)
Gast
Sério? Eu confundi meu Opemus 6 com o Op. 5, que é bem parecido... Como a gente pode se enganar!
De qualquer forma, o Color 3 não se encaixa no condensador do Op. 6.
Gast
Receio ter que discordar de você, Roman. Eu tenho
a Axomat 4A e uma Opemus 5, e ambas têm a gaveta de filtros!!
Ela fica logo acima do condensador!!
Quando você retira o compartimento de luz, a gaveta de filtros permanece junto com o condensador!
Como eu disse, tenho o Axomat 4A com a cabeça colorida Meopta!!
É realmente muito bom!
E tira ótimas fotos!!
Niall
cfb_de
Oi, Niall,
O Opemus-5 e o Opemus-6 têm designs diferentes. É por isso que os modelos modernos Color-3 e Color-4 não se encaixam nesses modelos mais antigos. Se você adicionar uma cabeça de cor ao Opemus-5 (aquela antiga da Meochrom), você manterá tanto o condensador quanto a gaveta de filtros. Com o Opemus-6 é diferente.
Nesse caso, você perderá tanto o condensador quanto a gaveta de filtros e os substituirá pela cabeça colorida e caixas de isopor para obter luz indireta.
Guardei meu antigo Opemus-5 (comprado do Mirko ;-) e adquiri uma cabeça colorida Meochrom para ele (muito obrigado ao Manfred do eBay/fóruns da Phototec). Acabei de adicionar um pouco de metal a ele (transformando-o em uma espécie de “tripé invertido”) para obter estabilidade. Agora, posso usar tanto a gaveta de filtros quanto a cabeça de cor. O antigo Meochrom não atinge o grad. 5 sozinho. Preciso de filtragem adicional e, portanto, de uma gaveta de filtros (ou do meu bom e velho “método de se livrar do filtro vermelho” para colocá-los sob a lente.
Atenciosamente,
Franz
Gast
...Quanto você pagou pela cabeça colorida!!
E você usa o grau 5 com frequência!!!
Niall
cfb_de
Gast
...Eu também comprei o meu no eBay!!
Comprei-o junto com o Opemus 2 Standard por 40 euros!!
Depois comprei um Axomat 4A por 10 euros,
e coloquei o cabeçote colorido nele!
Quase comprei um do Mirko, mas acabei encontrando no eBay por um preço menor!!
Niall