Gast
E aí, pessoal,
pra começar, já posso dizer que tenho uma lâmpada Opal com condensador.
Estou procurando uma fonte de luz pontual de verdade para a minha Durst 138.
O motivo são os grãos na impressão, que conferem a ela uma qualidade única.
No momento, tenho uma configuração de teste com LEDs Limiled Luxeon V em azul-real e verde (através dos condensadores Durst), sendo que o azul já oferece resultados excelentes (essa questão da qualidade única não é, portanto, um delírio do tipo “é o que eu imagino”, mas sim comprovável). Por exemplo, uma ampliação de cerca de 20x com Minox em 18x24 finalmente não resulta mais em uma "lama com nitidez sem grãos" da Effke 25 A49, mas sim em quase um efeito de trama).
O problema é que isso só funciona com o azul, ou seja, de forma intensa, já que os LEDs verdes ficam na parte externa e são muito mais escuros (ou menos eficazes, cerca de 6 stops, apesar da proporção de 2 para 1).
Portanto, estou procurando uma fonte de luz que seja igualmente pequena (área luminosa de no máximo 2x2 mm), mas que também forneça verde suficiente (se for preciso, basta filtrar novamente), pois já me acostumei tanto com os papéis de contraste variável que não quero mais abrir mão deles.
Também aceito experiências com soluções DIY.
Atenciosamente
Martin
dl8ram
Olá, Max,
caso você ainda esteja esperando por uma resposta.
A Osram oferece LEDs que combinam as três cores primárias em um único invólucro.
Ao ajustar a intensidade, é possível percorrer todo o espectro de cores.
Atenciosamente,
Alois
Wolfgg
Alguém já calculou o trabalho e os custos envolvidos na remoção das lâmpadas de descarga de gás dos faróis dos carros?
Atenciosamente, Wolfgang
Claudius
Com os LEDs tricolores mencionados por Max, não é possível percorrer todo o espectro, mas apenas criar diferentes proporções de mistura a partir de três cores de banda bastante estreita.
Embora isso engane o olho humano, que simplesmente não consegue distinguir uma “cor mista” de uma cor verdadeira, para o papel fotográfico a situação é bem diferente.
dl8ram
Olá,
Ainda não experimentei. Só estou repetindo o que me disseram na Osram Semi.
Atenciosamente,
Alois
Claudius
Então, ou te contaram bobagem ou se expressaram de forma muito ambígua.
Os diodos emissores de luz são fontes de luz monocromáticas de banda estreita e não sintonizáveis; os diodos emissores de luz RGB são compostos por três deles. Assim, é possível obter todas as cores mistas possíveis, mas o espectro permanece inalterado, consistindo em três bandas com, no máximo, amplitude variável.
A luz emitida por diodos emissores de luz “brancos”, aliás, consiste apenas em duas bandas: azul e amarela (não a cor misturada, mas sim a cor espectral).
dl8ram
Oi, Claudius,
Quando você está certo, você está certo!
Atenciosamente, Alois
MirkoBoeddecker
Martin,
Está à venda no eBay uma fonte de luz pontual Beseler.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Encontrado,
Obrigado pela dica, Mirko.
Atenciosamente
Martin
MirkoBoeddecker
Martin,
o que eu esqueci de dizer: pergunte ao vendedor sobre a lâmpada e descubra se ela ainda está disponível.
Essas fontes de luz são de antes da nossa época e muitas coisas dos anos 70 e 80 já não funcionam hoje porque as lâmpadas não estão mais à venda.
Atenciosamente,
Mirko