klausentreiben
Olá, depois de anos sem praticar, voltei a me dedicar ao revelamento de filmes em preto e branco, então meus conhecimentos ainda são básicos.
Meu problema é que realizo a exposição apenas de 1 a 4 rolos por ano. Isso é muito pouco, então temo que a solução química do revelador fique imprópria para uso e eu acabe perdendo um rolo ao tentar ajustá-la.
Que tipo de revelador vocês recomendariam para esse problema? Atualmente, uso Ilford Delta 100/400 e gostaria de ter flexibilidade na escolha do filme. O revelamento deve ser simples, sem grandes ajustes. Gostaria de usar o revelador como um revelador de uso único. Terei, no máximo, 2 rolos na lata e jogarei fora o produto químico imediatamente. Existe algo mais ecológico?
O que já li em fóruns até agora:
reveladores em pó
, por exemplo, ATOMAL, duram uma eternidade fechados, mas isso não me adianta, pois a solução preparada deve ser utilizada dentro de 6 semanas.
Não é recomendado preparar quantidades parciais devido à separação de fases. Isso está confirmado? É possível preparar parcialmente componentes líquidos, por exemplo, Moersch Finol? Mas qual é a validade desses frascos abertos?
Concentrados líquidos em pequenas quantidades:
aqui encontrei as menores quantidades utilizáveis com boa validade.
Tetenal Ultrafin T Plus
500 mL, validade: fechado 2 anos, aberto 6 meses, preparado 2 meses, vai dar para pouco menos de 8 filmes. Ou seja, 2 euros por filme.
Tetenal Neofin Blau, 6 ampolas
, cada uma com 2 anos de validade, para exatamente 6 filmes. A solução mais segura: 2,4 euros por filme, mas uma alternativa real em comparação com o laboratório amador.
Tetenal Ultrafin Liquid
250 mL, sem informações sobre a validade?
Alguém poderia me explicar de forma clara a diferença entre as 3 marcas da Tetenal? Devo usar um revelador específico para cristais T?
RODINAL ou ADONAL 100 ml
. Este seria o revelador com a maior validade, mesmo depois de anos,
mesmo com o frasco aberto. Mas não há informações concretas. Alguém pode confirmar isso?
A menor quantidade em 100 ml dá para 2,6 litros de solução de trabalho. Isso daria, na minha caixa de revelação, 8 filmes a 0,65 euros cada. Mesmo que ele estrague, o prejuízo não é grande, mas e quanto à qualidade? O ADONAL ainda é adequado para os filmes modernos de cristal T, como o Ilford Delta 100 ou Delta 400?
Olá, depois de anos sem praticar, estou voltando a revelar filmes P&B, então meus conhecimentos são rudimentares.
Meu problema é que realizo a exposição apenas 1 a 4 vezes por ano. Isso é muito pouco, de modo que temo que a solução química do revelador fique imprópria para uso e eu perca um filme ao tentar descobrir isso.
Que solução/revelador vocês recomendam para esse problema?
O que já li em fóruns até agora:
reveladores em pó
, como o ATOMAL, duram para sempre se não forem abertos, mas isso não adianta nada, pois a solução preparada deve ser usada dentro de 6 semanas.
Não é recomendado preparar quantidades parciais devido à separação de fases.
Os componentes líquidos, por exemplo, Moersch Finol, podem ser preparados parcialmente? Qual é o prazo de validade de frascos abertos?
Concentrados líquidos em pequenas quantidades:
aqui encontrei as menores quantidades utilizáveis com boa durabilidade.
Tetenal Ultrafin T Plus
500 mL, prazos de validade: fechado 2 anos, aberto 6 meses, preparado 2 meses, dará para pouco menos de 8 filmes. Ou seja, 2 euros por filme.
Tetenal Neofin Blau, 6 ampolas
, cada uma com 2 anos de validade, para exatamente 6 filmes. A opção mais segura e cara, 2,4 euros por filme, mas uma alternativa real em comparação com um laboratório de baixa qualidade.
Tetenal Ultrafin Liquid
250 mL, sem informações sobre a validade?
Alguém pode me explicar de forma conclusiva a diferença entre as 3 marcas da Tetenal?
RODINAL ou ADOX ADONAL 100 ml
. Este seria o revelador com a maior validade, mesmo após anos,
mesmo com a garrafa aberta. Mas não há informações concretas. Alguém pode confirmar isso?
A menor quantidade, em 100 ml, dá para 2,6 litros de solução de trabalho. Isso daria, na minha caixa de revelação, 8 filmes a 0,65 euro cada.
O ADONAL ainda serve para os filmes modernos de cristal T, como o Ilford Delta 100 ou Delta 400?
O que vocês recomendam?
Urnes
Você pode tentar com o ATOMAL A49. Nele, os Deltas funcionam muito bem.
Você vai misturar, imagino. Então, vai precisar de cerca de 500 ml para uma lata.
Arranje um frasco de vidro marrom tipo Schott ou um frasco para produtos químicos com vedação de teflon. Ela fecha hermeticamente. O melhor é usar uma garrafa de meio litro. Depois, prepara 1 litro. Usa 500 ml na hora e coloca o restante na garrafa. Deve durar uns bons 6 meses. Ou mais. Desde que não fique marrom, eu uso a mistura por mais tempo.
Atenciosamente, Sven.
Wolf_XL
... só entre nós — se, com 1 a 4 filmes por ano, o custo de revelação por filme faz diferença — por que não procura outro hobby...?
klausentreiben
Obrigado, Urnes, pela resposta construtiva.
O ATOMAL não deveria/precisaria ser diluído também na proporção de, no mínimo, 1 para 2? Tenho notado que os resultados ficam melhores assim.
Como sou ecologista, sou a favor de aproveitar totalmente os recursos; além disso, sinto pena de jogar fora produtos químicos não utilizados, mas que já expiraram.
Meu tanque de revelação recomenda 325 ml para um rolo e 570 ml se eu colocar dois rolos; depois disso, eu teria que jogar fora por falta de espaço de armazenamento. Seguindo o seu método, você só consegue revelar 2 rolos; com 3 litros, eu conseguiria revelar quase 10 rolos.
Urnes
Não. Você pode trabalhar com solução-mãe. A menos que precise de diluição ou de preparação da solução-mãe.
Despejar o revelador, desde que oxidado, não é grave. Mas o fixador realmente dura até 4 semanas e a prata é tóxica.
Agora pense em quantas fotos você realmente imprime de um rolo e quantas foram desnecessárias. Quanto papel você precisa jogar no lixo até que a cópia fique boa, etc.
Uma alternativa seria desenhar. 1 lápis e 1 folha de papel.
Atenciosamente, Sven.
Wolf_XL
...considere o Neofin Blau — é o que mais se aproxima do perfil desejado.
klausentreiben
...considerar o Neofin Blau — é o que mais se aproxima do perfil desejado.
Foi o que eu considerei recentemente também! Como cada frasco tem 50 ml, dá até 6 x 700 ml.
O que você acha da sugestão: Ultrafin T Plus em 500 ml, junto com uma garrafa de vidro e
gás para selar o oxigênio por cima; isso deve manter a validade nos 2 anos originais, mesmo com retiradas parciais.
No entanto, não conheço as diferenças nas características dos dois produtos.
No caso do ultrafin, por exemplo, diz-se que é “equilibrante”; o que isso significa em comparação com o Neofin Blau?
O Neofin é de um tipo mais antigo porque a descrição não menciona a tipologia dos cristais T?
klausentreiben
Li que o Ultrafin T Plus é indicado para grãos muito finos. Isso faz diferença significativa em um filme de 100 ASA?
Neofin Blau proporciona maior nitidez. À custa de…
Wolf_XL
...a partir daqui fica complicado — encontrar um revelador o mais econômico possível para o volume de trabalho pessoal é uma coisa; mas se esse revelador também combina com o filme preferido é outra. Sem falar, claro, do gosto pessoal... Infelizmente, as características de um revelador anunciadas nas fichas técnicas nem sempre se aplicam a todos os filmes. Rodinal ou HC-110, por exemplo, atenderiam perfeitamente às suas exigências em termos de durabilidade — mas, pela minha experiência, são mais uma segunda opção para filmes de grão T, como o Delta. Embora, por outro lado, haja usuários que vejam isso de maneira totalmente diferente...?
€
Você não terá outra escolha a não ser testar você mesmo as combinações de filme/revelador que tem em mente e então decidir.
grommi
"Existe algo mais ecológico do que isso?"
€
Claro: Caffenol. Como revelador de uso único, basta jogá-lo no ralo após o uso. Café instantâneo, carbonato de sódio, vitamina C em pó e, eventualmente, sal iodado podem ser encontrados em qualquer supermercado bem abastecido. Cerca de 40 centavos por revelação de 35 mm, sempre preparado na hora, nada estragado -> caffenol.blogspot.com
€
Mais uma dica: não faça alarde pseudocientífico por causa de uma coisa simples, mas trabalhe com cuidado.
RalfMichael
Olá, Klausentreiben,
Nos anos 70, quando era estudante, costumava revelar com RODINAL por uma questão de economia. No ano passado (ou no final de 2016), encontrei na cave uma garrafa fechada de RODINAL e uma garrafa com 2/3 do conteúdo, após 40 anos guardadas. Não só com a garrafa original fechada, mas também com a garrafa de concentrado aberta, ainda foi possível revelar filmes sem problemas (!). Na diluição de 1:25, o RODINAL era bastante bom e de grão fino,
infelizmente, por mesquinhez, costumávamos diluir em 1:100 naquela época; não faça isso, pois fica com grão mais grosso e de pior qualidade. Afinal, naquela época, para filmes importantes, eu também já usei Ilford ID 11 e Microphen.
Às vezes também usei Neofin Rot ou azul, que já era bom, mas nunca o de grão fino; no entanto, não sei se hoje em dia eles ainda são assim.
O revelador equivalente ao RODINAL está disponível na FOTOIMPEX, mas ainda não o testei.
Os frascos de Rodinal mencionados são frascos de vidro de 125 ml.
A Ilford já teve um revelador de uso único semelhante chamado Ilfosol, com o qual não obtive resultados tão bons.
€
Aliás, estou na mesma situação que você: de 1970 até cerca de 1986, revelei cerca de 220 rolos de filme negativo P&B (120, 135 e 127); hoje, talvez apenas mais 5 por ano, mas continuo com esse hobby e não deixe que ninguém te convença a desistir. Eu também ainda fotografo analógico, mas, desde os anos 80, principalmente em cores.
Atenciosamente, Ralf
klausentreiben
Você pode tentar com o ATOMAL A49. Nele, os Deltas funcionam muito bem.
Você vai misturar, imagino. Então, vai precisar de cerca de 500 ml para uma lata.
Arranje um frasco de vidro marrom tipo Schott ou um frasco para produtos químicos com vedação de teflon. Ela fecha hermeticamente. O melhor é usar uma garrafa de meio litro. Depois, prepara 1 litro. Usa 500 ml diretamente e coloca o restante na garrafa. Isso deve durar uns bons 6 meses. Ou mais. Desde que não fique marrom, eu uso a solução por mais tempo.
Atenciosamente, Sven.
Informações da Adox sobre o ATOMAL:
“Para a preparação de 1 litro de solução de trabalho (solução-mãe). A solução-mãe pode ser diluída ainda mais para usar o ADOX ATOMAL 49 como revelador de uso único. Isso facilita o controle da temperatura. Além disso, os fatores de diluição são eliminados, o que torna os resultados de um revelamento 1+1 ou 1+2 constantemente reproduzíveis. Uma vez preparada, a ATOMAL 49 conserva-se em garrafas de vidro bem cheias por cerca de 6 semanas. Com um litro de solução-mãe, é possível revelar 10 filmes.”
?
Concluo, portanto, que a solução-mãe deve ser submetida a diluição quando usada como revelador de uso único, no mínimo 1:1. Isso resulta em 2 litros de solução de trabalho, que é descartada após uma única utilização. Dá para revelar aproximadamente 5 filmes. Estou entendendo isso corretamente?
?
Se você usar diretamente a solução de trabalho, há alguma indicação (resumida) de tempo para isso? Não seria necessário respeitar com ainda mais precisão a temperatura, o tempo e a frequência de troca?
?
Seria prático, então, primeiro encher garrafas de vidro de 200 ml com a solução-mãe em porções e, na hora de usar, realizar a diluição na proporção de 1:1, 400 ml, e usar isso para 1 filme. O resultado seria, então, o rendimento de 10 filmes.
Ulf-Benno
Caros amigos da fotografia,
?
Gostaria de esclarecer alguns mitos aqui, antes que mais alguém perca a vontade de revelar. O Delta 400 fica ótimo com o ATOMAL A49. No entanto, já me aconteceu de um rolo ficar muito claro, pois o revelador já havia sido usado várias vezes e o tempo de revelação acabou sendo muito curto. Por isso, recomendo sempre usar revelador novo.
?
O revelador deve ser sempre preparado com água fervida e guardado em garrafas de vidro transparente. As tampas de metal com borracha das garrafas de suco são perfeitamente suficientes. O revelador retém um pouco de oxigênio e a tampa é sugada para dentro, indicando que está vedada. Se, mesmo assim, o revelador estragar, ele ficará preto. Por isso, por favor, não use garrafas escuras. Como proteção contra a luz para o armazenamento, recomendo caixas de papelão. Uma leve coloração amarelada é inofensiva. O revelador amarelo-escuro deve ser testado antes do uso e, na maioria das vezes, ainda está em ótimo estado.
A validade, mesmo da garrafa meio cheia, é de pelo menos 5 anos! Provavelmente bem mais.
?
Para revelar com economia e alta qualidade, recomendo 100 ml de solução-mãe para cada filme 35mm (135-36), mas pelo menos 70 ml. A diluição é feita de acordo com o tamanho da lata e o tempo de revelação é prolongado. Não poderia ser mais simples.
?
Exemplo: a lata Plastimat precisa de 300 ml para um rolo: portanto, diluição 1+2, fator de prolongamento multiplicado por 3
Para 2 rolos, 500 ml: diluição 1+1,5, fator de prolongamento multiplicado por 2,5
?
A lata Zeis-Ikon de 370 ml para um rolo: diluição 1+2,7, fator de prolongamento multiplicado por 3,7
?
A desvantagem é o trabalho de girar ou inclinar a lata. Ela deve ser movimentada constantemente!
Como auxílio ao movimento, recomendo o banhinho de bolhas para os pés.
?
Assim, obtêm-se revelações realmente muito uniformes e de alta qualidade, com o consumo mais econômico possível.
?
Ulf-Benno
?
?
?
?
?
Wolf_XL
Você conhece o mantra dos laborantes?!?? B)
?
Nunca, mas nunca, coloque produtos químicos em garrafas de bebida...?? :rolleyes: