Gast
:ph34r: Olá,
antes de mais nada, boa noite! Sou novo aqui, mas já dei uma olhada antes para ver se alguém já tinha tido o mesmo problema. Não encontrei nada. Na loja de fotografia em preto e branco de confiança, me indicaram este fórum. (Obrigado!)
Então, revelei dois rolos de Fomapan R 100 seguidos com o revelador Fomapan (exatamente conforme as instruções, preparado para um rolo; achei que nada iria estragar nesse curto espaço de tempo) – no primeiro rolo, também não tive problemas com a exposição intermediária (como descrito em outros lugares). Ou seja, o filme 1 ficou maravilhoso (talvez um pouquinho escuro demais, mas tá bom assim). :D
No filme dois, houve um problema no ponto da exposição intermediária (o que, segundo essa postagem no fórum, não parece ser um problema): minha segunda caixa Triplex antiga não tem mais o grampo, de modo que o filme, junto com o rolo de plástico, fica bem frágil de manusear. Resumindo, em vez de 2x30s, certamente houve 1x240s de luz (lâmpadas halógenas, ~50W, a cerca de 2,5m de distância) incidindo sobre o filme. Aconteceu o que tinha que acontecer: no final, o filme ficou preto. No entanto: nas emulsões, há dois tons: marrom e preto. Castanho no início do filme e nas imagens. Preto na borda do filme e entre as imagens. Quando olho para o filme através da folha de træ com uma fonte de luz na minha direção, tudo parece quase perfeito. Só que não dá para ver através dela. A emulsão que deveria ter sido removida ou ficar transparente não foi removida. Esta agora reflete a luz incidente e permite-me observar os meus diapositivos no “modo de iluminação incidente”. Ah, sim, quem sofre com o dano não encontra palavras para descrever... <_<
Um funcionário da FOTOIMPEX disse que o banho de clarificação com permanganato de potássio provavelmente já não estava em condições, seja por causa do tempo ou do uso. Isso pode muito bem ser verdade, pois ele já não tinha a cor púrpura, mas apresentava um tom acastanhado logo após o primeiro filme...
Agora, a minha pergunta: no estado atual (afinal, o filme já está fixado e há muito tempo seco), ainda há alguma chance de remover a emulsão indesejada? (de forma que o conteúdo do filme não seja afetado; parece haver duas emulsões distintas e bem definidas no suporte) Se sim, como? Agradeço qualquer dica! (Estou disposto a cortar o filme e vou reservar alguns pedaços para testar)
Atenciosamente, Jense
PS: Eu teria postado isso no primeiro fórum, mas vi aqui duas postagens sobre o Fomapan R 100... Então, segui o rebanho.
MirkoBoeddecker
Jense,
vou mover o seu tópico para o fórum geral — lá ele ficará melhor.
Só posso concordar com o que meu colega já respondeu: o banho de branqueamento já não serve mais.
O banho de branqueamento só deve ser preparado bem na hora de usar. É por isso que ele vem embalado em tantos saquinhos pequenos.
Você pode tentar fazer um branqueamento posterior. Repita todas as etapas do processo de branqueamento, começando do início, usando um pedaço de tecido para teste.
Talvez dê certo. Mas é só um palpite e ainda não foi testado.
Atenciosamente,
Mirko