Gast
Olá,
quando se trata de filmes coloridos antigos, o Sovcolor da Svema deve ser ideal; recentemente, fotografei em preto e branco com a Svema.
No fórum da Phototec, alguém também perguntou sobre filmes coloridos antigos e mencionou esse (mas, na verdade, é um filme cinematográfico, como descobri em uma lista), então vocês poderiam mandar fazer alguns em carretéis e vendê-los. Eu também precisaria de um filme colorido antigo desses e não acho que seja o único.
Esses tipos da Agfa/Orwocolor têm um charme muito especial.
Roland
MirkoBoeddecker
Roland,
Você precisa distinguir entre filmes em preto e branco e filmes coloridos.
Teoricamente, os filmes em preto e branco podem ser revelados em qualquer revelador.
Há alguns anos, todos os filmes coloridos são padronizados para o processo C-41.
Todos os filmes coloridos produzidos e vendidos atualmente têm qualidade mais ou menos equivalente. Não é que não haja diferenças, mas elas não são tão significativas quanto entre o C-41 e o ORWOCOLOR.
Como também na Rússia há minilabs C-41 por toda parte, a Tasma certamente não utilizará mais um processo próprio, mas — assim como a Foma, a efke ou a Forte — bobinará material bruto da Fuji ou da Agfa e o comercializará sob a marca Tasma.
Portanto, não faz sentido reimportar esses filmes coloridos.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Sr. Boeddecker,
Não quero ficar aqui discutindo como um certo F., mas a Svema pelo menos produz filmes em cinemacolor; posso comprovar isso duas vezes.
http://filmmaker.iatp.org.ua/svema_e.htm
http://www.privatisation.kiev.ua/Priv_Deu/...erichtKW132.htm
no segundo link (um relatório econômico do governo ucraniano), diz-se (está em alemão)
"Os principais produtos e serviços no primeiro semestre de 2002: filmes para cinema e fotografia – 8.668 mil metros lineares, dos quais filmes fotográficos em preto e branco – 8.633 mil metros lineares, [color="red"]filme colorido – 35 mil metros corridos[/colo, filme cinematográfico e fotográfico para amadores – 1.163 mil metros corridos, filme para radiografias – 4.991 mil metros corridos, filme magnético – 4.459 mil metros corridos.”
e o primeiro link mostra um resumo que comprova isso; não quero dizer bobagens aqui, só me aprofundei tanto no assunto Svema porque precisava de tempos para meus filmes de férias na Crimeia e acabei gostando de pesquisar.
Roland
Gast
Olá,
Infelizmente, não sei russo; caso contrário, já teria entrado em contato há muito tempo, mas se você não acredita nisso, pode verificar por conta própria.
E (o que é mais animador) aproveite bem a sua estadia na Croácia.
Roland
Gast
Roland, tenha cuidado com essas declarações insubordinadas, senão o repetidor de plantão vai colar aqui metade da lista telefônica de Nova York como contra-argumento.
MirkoBoeddecker
Roland,
talvez eu tenha te entendido mal.
Achei que você estivesse procurando aquele visual retrô de um antigo filme colorido ORWO. Você não vai conseguir isso com um filme C-41 moderno — mesmo que tenha sido produzido pela Svema. Se não for um filme C-41 moderno, você não poderá mandá-lo revelar (o que também o torna extremamente difícil de comercializar).
Na verdade, era isso que eu queria dizer.
Não falo com a Svema há dois anos, mas acho que não se trata de material de produção própria.
Especialmente no caso de filmes cinematográficos, o custo de embalagem é muito alto devido à precisão necessária na perfuração.
Portanto, se a Svema vende material colorido, é muito provável que se trate de matéria-prima auto-perfurada proveniente de uma das grandes fábricas ocidentais.
Mas não tenho certeza disso. Para ter certeza, eu precisaria verificar.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Olá,
Não seria má ideia verificar isso, assim teríamos certeza.
Roland
MirkoBoeddecker
Roland,
vale a pena?
Você já viu algum material que tivesse um toque especial?
Em princípio, estamos sempre abertos a esse tipo de coisa.
Na segunda-feira vou ligar para alguém que talvez saiba.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Olá,
Da Svema, só conheço o SW, mas recentemente apareceu algo no fórum da Phototec:
(Esse Werner Schmidt não é o Werner deste fórum; eu sei disso porque conheço o Werner deste fórum pessoalmente, então você não precisa perguntar a ele sobre isso)
Olá, amigos da fotografia,
Ultimamente, tenho visto muitos Agfacolordias antigos e gostaria de reproduzir essa reprodução de cores. Na verdade, ela está bem errada, mas gosto bastante dessa reprodução de cores um pouco sonhadora.
Pesquisando na internet, descobri que o material Sovcolor da CBEMA deve chegar bem perto disso; recentemente, também foi exibido na MDR um documentário russo sobre a Chechênia que tinha essa aparência.
No entanto, não acredito que seja possível chegar lá. Será que alguém no fórum tem alguma ideia de como conseguir essas cores “antiquadas”, como nas décadas de 1950, talvez por meio de revelador, filtros especiais, exposição etc.?
Muito obrigado,
Werner Schmidt
Roland
Gast
Olá,
Um filme assim seria realmente muito interessante; imagino que ficaria ótimo em película estreita, o que traria imagens nostálgicas.
Obrigado, Roland, pelas informações sobre a Svema, mas será que devo experimentar o filme em preto e branco deles agora ou não?
Paul
Gast
Olá,
O Sovcolor da Svema ainda está disponível ou foi descontinuado?
Roland
Gast
Olá,
A Sovcolor da Svema ainda existe ou foi descontinuada?
Roland
Roland,
No início/meados de 2002, entrei em contato com alguém que morava em Sumi na época — lá também fica a fábrica da Svema. Segundo o Vadim, a produção tinha diminuído bastante naquela época e estava restrita ao preto e branco; ele conseguiu, com muita dificuldade, juntar alguns restos em 16 mm.
Os russos, ucranianos e armênios agora usam produtos ocidentais na área de filmes coloridos — nosso ajudante armênio, Giro, fotografou com uma Zenit ET de 1985 em perfeitas condições, e sua esposa (e nossa cozinheira), Gayane, distribuiu fotos de família em uma noite. Elas datavam de até cerca de 1998 (ou seja, de tempos mais turbulentos) e foram, sem exceção, reveladas em Fuji Crystal Archive (e eram bem sem graça — o mesmo efeito dos filmes de Natal alemães — 5 árvores de Natal de 5 anos diferentes em um único rolo ;-).
Vale ressaltar — no meio do nada armênio, em um vilarejo nas montanhas no extremo sul. E a família estava longe de ser abastada; Giro ganhava a vida como diarista, além de ter uma pequena propriedade agrícola.
Mirko, o endereço mencionado em
http://filmmaker.iatp.org.ua/svema_e.htm está correto, ele coincide com o que Vadim citou na época.
Sumi fica a meio caminho entre Kharkov (de onde vêm os FEDs e alguns Antonovs) e Kursk (no lado russo da fronteira). Eu poderia perguntar a alguém em Kharkov como está a situação atual.
Uma peculiaridade interessante da Svema é que, para cada emulsão, um tempo de revelação de referência é impresso na embalagem. E eu tenho aqui um TMAX-Svema original de 1992. Design de embalagem elegante — construtivista —, com o qual outros fabricantes poderiam aprender muito.
Atenciosamente,
Roman
Gast
Roman,
Você está totalmente certo sobre as caixas, eu também as acho maravilhosas.
Quanto ao seu Svema T-max, suponho que se tratava de material Kodak rebobinado (já que a concorrência, a Kodak, não poderia vender lá de qualquer forma), cujas dimensões, de acordo com a data de validade, ainda seriam da época da URSS; talvez o material próprio (KB) não fosse suficiente para todas as finalidades.
Eu já contei minhas experiências com o FN 64 no fórum da Phototec; aliás, na Ucrânia, pelo menos na loja de fotografia onde comprei, só havia FN 64; também deveria haver Foto 100, Foto 400 e Foto 200 (mas estavam esgotados).
Como disse, o Svema tem belos tons de cinza semelhantes aos filmes Agfa do pré-guerra e uma margem de exposição muito ampla (quase todas as ampliações ficam boas logo de cara), mas é muito granulado (talvez tenha sido agitado demais na alfândega ou mal armazenado?) e um pouco mal processado (possivelmente por acaso).
Acho que você queria ver fotos na Phototec; não tenho um site, mas encontrei algumas (as minhas ficaram menos nítidas, pois eram de 64 GOST e aqui o filme é de 32 GOST)
http://www.007-berlin.de/de/menu/1201-ausstellung-kont01.htm
Gast
Roland,
Você encontrou fotos realmente impressionantes; elas são um verdadeiro testemunho da época e, além disso, estão muito bem feitas. Na minha opinião, essa reprodução relativamente escura, com sombras profundas, não se deve apenas ao material utilizado, mas tem o objetivo de transmitir a atmosfera do momento.
Werner
RomanJRohleder
Roland,
Nos produtos soviéticos, muitas vezes encontrei uma alta qualidade de design… Rodchenko chamava isso, se bem me lembro, de “arte produtiva” ou algo parecido — o conceito de “design sem utilidade prática” era mal visto nas décadas de 1920 e 1930, então dedicavam-se ao que hoje chamamos simplesmente de “design” — móveis, porcelana, mas também layout. Coisas de bom gosto, inclusive na arquitetura; infelizmente, uma quantidade enorme de criatividade (e mais) se perdeu a partir de 1932 — o “estilo confeiteiro” stalinista se impôs e, por uns bons 20 anos, nada de concreto mais foi criado — por quase 10 anos, o grande Palácio da Cultura em Moscou foi o único concurso em andamento na cidade... nada mais! A Igreja do Salvador foi demolida, o salão acabou não sendo construído e, sobre as fundações, foi erguida uma piscina... a igreja está de pé novamente.
Voltando ao assunto. ;-)
Não, não acho que tivessem embalado rolos da Kodak ali — seria inacessível. Também não vou desembalar o meu nem expô-lo, ele vai ficar assim na gaveta... mas posso dar uma cutucada no generoso doador para saber o que a exposição nas bordas diz e quais são as características do filme.... O Martin comprou “por engano” quase 100 unidades por 1 euro.
Sobre as características da imagem que você mencionou – Willi Beutler aborda em “Meine Dunkelkammerpraxis” o efeito da ampla margem de exposição – clássico “camada espessa”. E o grão também deve poder ser domado – por meio da exposição correta, por exemplo. <g> Beutler também dá dicas de revelação... os problemas, assim como suas soluções, devem ser aplicáveis, e o livro, de qualquer forma, não pode faltar na estante de qualquer revelador amador que se preze.
_Também_ por causa dos exemplos de imagens. Um pouco antiquado, mas clássico e irrepetível.
Justamente no domingo vi algumas fotos bonitas da época pré-guerra — Paul Wolf (antigo guru da Leica), na Moellerhalle da Völklinger Hütte.
http://www.voelklinger-huette.org/site.php...ak_at&pm_id=115
Ele teve alguns problemas com a nitidez, mas as fotos, no geral, são muito boas... as cópias expostas, porém, são impressões em grande formato.
Como se manifesta o acabamento “moderado”?
Sobre a “galeria de exemplos” – Gnar, tinha mesmo que ser material do Cáucaso? Para lá! AGORA! :-)
Atenciosamente,
Roman
Gast
Roman,
tem que ser um produto do Cáucaso; não consegui encontrar outras fotos, apenas imagens de constelações, mas essas não servem para avaliar o produto.
Qualidade mediana significa que havia marcas de lixamento e arranhões no verso do suporte, mas tão finos que não apareciam de forma alguma nas fotos, o que foi realmente lamentável; além disso, em alguns pontos do filme havia pequenos buracos na emulsão (talvez por acaso, já tive isso uma vez com um filme Ilford), certamente o filme foi revestido corretamente, mas suspeito que as máquinas de bobinagem tenham danificado a emulsão; bastaria que elas trouxessem um comprador aqui no Ocidente para que entrasse uma boa quantia de dinheiro para a restauração das máquinas.
Mas o que realmente me agradou na Svema foram os cartuchos de filme 35 mm, pois são reutilizáveis e equipados com uma tampa de rosca.
Acho que vou comprar uma quantidade maior de Svema e fazer testes de revelação e exposições exaustivos com ela.
Roland
MirkoBoeddecker
Roland,
Na época da RDA, a Svema era o que todos temiam.
“Você esqueceu o filme colorido” também era cantado na Rússia com a versão em preto e branco.
A Svema só era usada em casos extremamente excepcionais, e sempre se retiravam alguns rolos antes para verificar se havia emulsão neles.
Os pontos brancos são resultado de um mau revestimento e também fazem parte das características da Svema.
As cassetes de plástico só podem ser rebobinadas totalmente à mão e, além disso, atraem poeira. Se a gente não tomar cuidado, elas se abrem e o filme vai para o lixo.
Quando se rebobina manualmente, sempre surgem manchas e arranhões (ops, cadê minhas luvas brancas? Ah, deixa pra lá; Haaatschieee – ai, meu Deus... :-) – é assim mesmo.
Essas foram todas as razões pelas quais não nos comprometemos com a Svema em 1992.
Os últimos filmes PHOTO64 que tive em mãos eram de 2002 e aparentemente estavam OK.
Se o material realmente melhorou, poderíamos tentar comprar o material bruto e mandar processar mecanicamente em outro lugar.
Vou dar uma olhada nas próximas semanas e depois testamos.
Atenciosamente,
Mirko
Se não me engano, o site retrophotographic.com tem alguns Svemas disponíveis.
Acho que vi alguns lá.
MirkoBoeddecker
Esqueci de mencionar: los cartuchos de plástico son fabricados en España y pueden ser adquiridos con nosotros como cartuchos de plástico AP. Son hasta más baratos que los cartuchos de metal.
Mirko
Gast
Olá,
Os cartuchos Svema não são da Espanha; na parte de baixo está escrito “135”, o que é em cirílico, e eu diria que se trata da norma DIN 135, referindo-se ao formato do filme. Um ucraniano que falava alemão e também era fotógrafo me disse, na Crimeia, que a Svema utilizava instalações fabris da Agfa que foram parcialmente desmontadas após a Segunda Guerra Mundial.
Mirko, a Retrophotographic tem filmes russos Tasma; pelo que sei, eles não são idênticos aos da Svema. Além disso, deveria ser possível chegar a um acordo com a Svema quanto à qualidade; com a Efke isso também funciona, mesmo que alguém aqui insista em afirmar o contrário.
Como já disse, o filme era bom demais para mim em formato 35 mm, mas fiquei realmente satisfeito com minhas fotos em 6x9.
Além disso, ouvi dizer que o problema com o avanço do filme nas Kiews se resolve sozinho quando se usa o Svema RF.
Roland
RomanJRohleder
Mirko,
Roland,
na época da RDA, a Svema era o que todos temiam.
“Você esqueceu o filme colorido” também era cantado na Rússia com preto e branco. (...)
Atenciosamente,
Mirko
LOL. Embora até mesmo o Roessing tenha mencionado os filmes em “Entwickeln”, da Fotokinoverlag. :-)
Se você está apenas procurando uma fonte rápida e descomplicada de filmes de teste — a alex-photo ou a asr-photo costumam vender alguns no eBay dos EUA.
Acabei de dar uma olhada, ele tem Foto65 e Foto100 à venda, mas o preço não é nada atraente... mas são produtos novos, com validade em agosto de 2004 e 2005. A produção continua, portanto.
http://cgi.ebay.de/ws/eBayISAPI.dll?ViewIt...item=2969737432
(Perdoem-me pelo link... ;-)
Prefiro os teus cartuchos AP; os de metal já estão um pouco danificados e a pintura está lascada — em outros, isso já causou arranhões. E que bom que o site da AP está online de novo... <g>
Tudo de bom,
Roman
PS: a propósito, o FX-R é ótimo... 25 segundos de tempo de clarificação com R50 e 1+4, sem cheiro ruim... Obrigado pela ajuda. :-)